DIVULGAÇÃO



Fausto – 10/12/2011

A clássica versão do compositor francês Charles Gounod para a lenda do doutor Fausto apresentada pelo Met nesta temporada traz um elenco de peso: no papel-título: o tenor alemão Jonas Kaufmann  (uma dos grandes vozes da cena lírica internacional nas palavras do maestro Cláudio Abbado), o baixo René Pape (dono de uma voz em um milhão, segundo a revista Opera News)  como Mefistófeles e a talentosa soprano russa Marina Poplavskaya no papel de Marguerite (Angela Gheorghiu, escalada num primeiro momento, alegou “razões artísticas” ao cancelar sua partipação).

 “Estou trabalhando com alguns dos melhores cantores do mundo e isso é tremendamente estimulante”, observa o diretor Des McAnuff, duas vezes premiado com o Tony, o Oscar do teatro americano.

Composta entre 1856 e 1859 (e modificada várias vezes pelo próprio Gounod), a ópera  foi transportada pelo diretor para a primeira metade do século XX.  Para McAnnuf, a obra ainda é pertinente e por isso ele quis usá-la como “uma janela para nosso tempo e nossas vidas”.

Ao longo de cinco atos, Gounod narra a trajetória de Fausto, que sela um pacto com  Mefistófeles em troca de gratificação sexual. Inspirada no romance homônimo de Goethe, a composição de Gounod é considerada uma das obras-primas da segunda metade do século XIX.
Fausto é uma coprodução entre o Met e a Ópera Nacional Inglesa. A montagem recebeu elogios da crítica londrina quando foi apresentada no ENO  na temporada passada.

Elenco
Jonas Kaufmann (Faust),
Marina Poplavskaya (Marguerite)
Michèle Losier (Siébel)
René Pape (Méphistophélès)
Russell Braun (Valentin)
Regência: Yannick Nézet-Séguin

Ficha técnica
Direção: Des McAnuff
Cenografia:  Robert Brill
Figurino: Paul Tazewell
Iluminação: Peter Mumford
Direção de vídeo:  Dustin O'Neill
Coreografia:  Kelly Devine

Duração : Três  horas e 30 minutos

Legenda da foto:   Coprodução com a Ópera Nacional Inglesa, Fausto tem  Jonas Kaufmann como protagonista

Comentários

Postagens mais visitadas