OS PALCOS DA MÚSICA ERUDITA, ARTIGO DE PATRICIA LUCIANE DE CARVALHO NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.
Aos interessados em música erudita nos tempos atuais, é necessário que se encontrem em grandes centros [normalmente capitais] ou que acessem canais de televisão [abertos ou fechados]. Esta constatação leva à conclusão de que o acesso a esse estilo musical [sinfonia, ópera, câmera, camerata e solo] encontra-se dificultado, em razão da pouca difusão. Inclusive, o acesso a material de apoio, como livro, revista, CD e DVD, também é dificultado [em que pese a aquisição pela internet], destacadamente porque a comercialização desses produtos acompanha as apresentações que ocorrem nos grandes centros.
Mesmo nos grandes centros, o acesso é dificultado pelos valores das apresentações, eis que predominantemente são onerosas, em que pese algumas exceções referentes às apresentações em espaços públicos, as quais objetivam a exposição aos futuros adeptos desta manifestação cultural [iniciação] ou aos que aproveitam, inerentemente, a gratuidade. Portanto, mesmo nas capitais o acesso predominante é elitizado, primeiro aos que compreendem esta versão cultural, e, segundo, de modo concomitante, aos que podem manter o necessário investimento, seja avulso ou por meio de assinatura.
Interessante observar, historicamente, que nem sempre o acesso foi elitizado. Na realidade, a fase embrionária da música erudita era popular, promovida pela igreja, como meio basilar de manifestação religiosa. E mais, a igreja promoveu os primeiros grandes compositores, musicistas e regentes da música erudita. Por exemplo, a música medieval com o canto gregoriano; a renascentista com os corais ou policorais, destacando-se os madrigais; e a barroca com as óperas de oratórios [histórias extraídas da Bíblia].
Nestas três fases históricas tem-se a música como base essencial do dia a dia das igrejas e especialmente nas comemorações de datas específicas como o dias santos, Páscoa e Natal. Dia a dia, era destinado à sociedade de modo gratuito. Gratuidade persistente, ainda que os nobres tivessem o direito de se sentarem, enquanto o povo se mantivesse à distância em pé nos fundos da igreja. Esta relação de ordem social, constatada é pelas cartas de Cláudio Monteverdi, quando vinculado à Igreja de San Marcos, em Veneza, ou Antonio Vivaldi, quando vinculado ao Ospedale della Pieta, na mesma cidade. Funções estas que eram exercidas de modo reiterado e remunerado pelos compositores e musicistas da época.
No âmbito da música erudita, através da música clássica, tem-se a transferência, até como rompimento com a tendência anterior, do incentivo e patrocínio da igreja para a nobreza, quando os artistas passam a prestar serviços a determinada família de nobres, de modo exclusivo, ou por encomenda [Haydn, Mozart e Beethoven]. Deste modo, as apresentações públicas e gratuitas cessam e reduzem-se, ficando restrita aos nobres, especificamente para casamentos, aniversários e recepções.
Outra situação que esclarece esta transferência é o quase abandono, pelos compositores da época, dos temas espirituais, voltando-se aos assuntos cotidianos e edílicos, em razão do sentido libertário da sociedade e da nova concepção social de que o homem torna-se o centro das atenções. Destaca-se a fase, da música erudita, romântica e moderna. Diante da nova concepção cultural, a igreja desmotivou-se a contratar e remunerar a música como elemento essencial de suas atividades religiosas. Compositores como Schumann, Liszt, Brahms, Stravinsky, Prokofiev, Debussy, Schoenberg e Ravel passam a ser contratados por teatros, gravadoras, rádios e estúdios cinematográficos.
Hoje, como forma de aumentar o público interessado em música erudita como manifestação cultural, independente de classe social, os grandes centros oferecem apresentações gratuitas ou a preços populares. Além disto, busca aproximar-se deste público por meio da instrução em música erudita. Instrução que envolve a compreensão sobre compositores, composições e instrumentos. Isto, porque reconhece-se que o “conhecer” é necessário à absorção como manifestação cultural e a divulgação deste estilo musical.
É interessante que os grandes centros, por meio de suas fundações, orquestras, câmeras e cameratas, coloquem-se, principalmente, perante estudantes do ensino fundamental e médio, para que estes, naturalmente, tornem-se ouvintes de música erudita, tornando-os o novo púbico consumidor.
Este consumo envolve o desenvolvimento artístico, intelectual, espiritual e social. Recomenda-se que esta sistemática seja adotada pelos programas brasileiros de música erudita, como o faz a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica do Paraná, exemplos de sucesso na aproximação com as diversas classes sociais.
Patrícia Luciane de Carvalho: Assinante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, é professora de Direito da Propriedade Intelectual.
FONTE: http://www.movimento.com/
Excelente: o Brasil precisa é de alta-cultura, urgente!
ResponderExcluirO PT® deu "corda" para a invenção e criação do Sertanejo Universitário, na década passada!
É o Brasil a partir do Ministério de Gilberto Gil que priorizou a Indústria Cultural baranga do Brasil... Ele não 'tava nem aí. Onde o "Sertanejo Universitário" passou a ter valor, -- gestão do PT®.
E as "máscaras" do nosso passado recente político?
Aqui em nosso Brasil vivemos conseqüência do nosso passado político recente (2 décadas).
Fome, falta de moraria, atraso, escolas ruins, falta de hospitais: concreto...
O resto são frasinhas:
Nada fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas.
O PT© pratica lavagem cerebral. Vejamos:
Trazendo a mente algo bem recente na política. Observe:
Com a "Copa das Copas®" do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.
Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
Eis:
Mas apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos desubstancializados. Sem corporeidade.
Aqui a superficialidade do PETISMO®:
Apenas signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda:
Nem tudo que é legal é honesto:
0. “Pronatec©”
1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
2. “Coração Valente©” (super fake)
3. “A Copa das Copas®”
4. “Fica Querida©”
5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
6. “Foi Golpe®”
7. “Fora Temer©”
8. “Ocupa Tudo®”
9. “Lula Livre®”
10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!].
11. “O Brasil Feliz de Novo®” (fake)
12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk]
13. “Ele não®”.
14. “Minha Casa, Minha Vida©”
15. “Saúde não tem preço®”
16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs].
17. “Bolsa Família®”
18. “LUZ para todos™”(kkk).
19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
20. “Água para todos©” (é mesmo?)
21. “Mais Médicos®”,
22. PT® = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
25. “Rede cegonha©”
26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.
PT© é vigarista e aderente ao charlatanismo.
Vive de ótimos e CALCULADOS mitos propagandísticos.
O PT© vive de lavagem-cerebral.
O tal de: “me engana que eu compro”. PT® e PCdoB® são o Kitsch políticos. Bregas e barangos. Nivelam tudo por baixo. A arte, a cultura e a educação. Sobretudo a educação dos curumins e gurias de todo o Brasil.