ÓPERAS PARA 2012 NO BRASIL


ópera-600-ok
Para orientação dos amantes do gênero e providências na busca e aquisição de ingressos.

No ano passado, tivemos muitos usuários do nosso site reclamando que os releases eram publicados muito em cima da hora e que, muitas vezes, quando acorriam a comprar ingressos, estes se achavam esgotados. Primeiro, lembrar que os releases publicados em cima da hora, o são por demora dos divulgadores e não atraso do nosso ou de outros sites.
Para facilitar a vida dos amantes de ópera, procuramos nos antecipar aos releases e colocamos, sobre o assunto, aquilo que conseguimos apurar, até com dificuldades por parte de nossos colaboradores Marco Antônio Setta, Leonardo Marques e o próprio que vos escreve.
Vejam o que conseguimos obter, lembrando que ainda faltam algumas que serão adicionadas a tempo e hora.


- Dias 22, 23, 24, 25, 27, 28, 31 de março e 01, 03, 05 e 07 de abril – encenada
Theatro Municipal de São Paulo
Ópera “La Traviata”, de Giuseppe verdi
Baseada no romance de Alexandre Dumas Filho, abre a temporada lírica oficial que promete pela riqueza de títulos e pela escolha de um cast renomado de cantores internacionais e brasileiros compondo assim a sua ficha técnica.  Regidos pelo maestro Abel Rocha, também o diretor artístico do nosso maior teatro de ópera, receberemos em São Paulo, três grandes nomes da cena lírica: o soprano russo Irina Dubrovskaya (dias 22 e 24/3 somente), pois ela tem outros compromissos no exterior, o que a impede de permanecer em São Paulo.
Será substituída pelas brasileiras Adriane Queiróz  (nos dias 23, 25 27, 28 e 31 de março); e Rosana Lamosa (dias 1, 3, 5 e 7 de Abril),  no papel de Violetta Vallery. Os seus partners são: o tenor Roberto di Biasio (dias 22, 24 e 27) e os tenores Marcelo Vanucci (23, 25, 28 e 31) e Fernando Portari (dias 1, 3, 5 e 7 de abril).
Giorgio Germont são os barítonos Paolo Coni, italiano, (dias 22, 24 e 27); Rodolfo Giulianni (dias 23, 25, 28 e 31) e finalmente Leonardo Neiva (dias 1, 3, 5 e 7 de Abril). Como diretor de cena está Daniele Abbado e cenografia e figurinos de Angelo Linzalata. Completam o elenco: Magda Painno (Flora Bervoix);  Eduardo Trindade (Gastone);  Luiz Orefice  (Barão Douphol);  Marcos Ribeiro (Dottore);  Sergio Righini (marquese);  Sandra Felix (Annina); Walter Fawcett (Giuseppe) e Leonardo Pace (criado de Flora). Orquestra Sinfônica  e Coral Lírico Municipal .

- Dia 03 de abril – em forma de concerto
FINEP
Ópera “Maria Tudor”, de Carlos Gomes
Direção de Lauro Gomes
- Dias 14, 15 e 17 de abril – em forma de concerto cênico
Theatro Municipal de São Paulo
Ópera “Idomeneo”, de Mozart
Em concerto cênico, com direção de Regina Galdino e regência de Rodolfo Fischer. Nos dias 14, 15 e 17, cantam Miguel Geraldi, Luísa Francesconi, Gabriella Pace e Cláudia Riccitelli entre outros.

- Dia 21 de abril – em forma de concerto
Vivo Rio
Ópera “Piedade”, de João Guilherme Ripper
Orquestra Petrobras Sinfônica
Regência: Isaac Karabtchevsky.
Direção Cênica: André Heller-Lopes
Solistas: Paula Almerares (soprano que ofereceu excelente desempenho no papel título de Lucia di Lammermoor no Rio de Janeiro); Marcos Paulo (tenor); Homero Velho (barítono).
Ópera encomendada pela OPES ao compositor João Guilherme Ripper, em homenagem aos 110 anos de lançamento do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha.  A apresentação será em forma de concerto cênico.  A trama deve tratar, provavelmente sobre a famosa tragédia da Piedade, quando Euclides da Cunha foi assassinado pelo amante de sua esposa, que revidou os tiros que levou do marido traído.

- Dias 20, 22 e 28 de abril – encenada
Teatro Amazonas
Ópera “Lulu”, de Alban Berg
Festival Amazonas de Ópera

- Dias 24, 27 e 29 de abril – encenada
Teatro Amazonas
Ópera “I puritani”, de Vicenzo Bellini
Festival Amazonas de Ópera

- Dias 6 e 12 de maio – encenada
Teatro Amazonas
Ópera “Tosca”, de Giacomo Puccini
Festival Amazonas de Ópera

- Dias 13, 15 e 17 de maio – encenada
Teatro Amazonas
Ópera “A flauta mágica”, de Mozart
Festival Amazonas de Ópera

- Dias 12, 14, 17, 19, 23 e 25 de agosto – encenada
Theatro Municipal de São Paulo
Ópera “O Crepúsculo dos Deuses”, de Wagner
Assim como bem merece, será apresentada, seguindo-se a “O Anel do Nibelungo”. Na sequência, teremos,  nos próximos dois anos – “ Siegfried” e “O ouro do Reno” do tão festejado compositor germânico. Luiz Malheiro dirigirá a ópera e André Heller – Lopes estará na direção de cena, formando a dupla da recentemente apresentada “As Walkirias”. Brunnhilde será o soprano dramático Eliane Coelho;  John Daszak  (Siegfried), com Leonardo Neiva, Homero Velho e Cláudia Riccitelli entre outros do cenário nacional. Coral Lírico Municipal dirigido por Mário Záccaro.

- Dias 15, 17, 19, 21 e 23 de setembro – encenada
Theatro Municipal de São Paulo
Ópera “Pelléas et Melisande”, de Claude Debussy
O centenário de morte do francês impressionista Claude Debussy, será festejado com esta ópera, trazendo a regência de Abel Rocha e a direção cênica de Iacov  Hilel. Cantam Rosana Lamosa, Fernando Portari, Kismara Pesatti e Sávio Sperândio.

- Dia 05 de outubro – concerto
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Trechos de óperas de Puccini e Massenet
Orquestra Petrobras Sinfônica
Regência: Silvio Viegas
Solistas a serem anunciados

Dias 13, 15, 17, 19, 21 e 22 de outubro – encenadas
Theatro Municipal de São Paulo
Óperas “Violanta”, de Erich Korngold, e “Uma tragédia florentina”, de A. von Zemlinsky
Um programa duplo:
“Violanta”, de Erich Korngold, regência de Osvaldo Ferreira e direção cênica  de Felipe Hirsch, com Eiko Senda, Rodrigo Esteves, Eric Herrero, Manuela Freua e Ednéia de Oliveira;
“Uma tragédia florentina”, de A. von Zemlinsky, que terá as interpretações de Celine Imbert, Douglas Hahn e Martin Muehle.

- Dias 23, 24, 26, 27, 29 e 30 de outubro – encenada
Theatro Municipal de São Paulo
Ópera “Macbeth”, de Giuseppe Verdi
Uma nova produção do Teatro Comunale de Bologna em parceria com o TMSP da ópera sanguinária, com elenco ainda a definir sob a regência de Abel Rocha e direção cênica de Robert Wilson.

- Dias 27, 29 e 31 de outubro – encenada
Praça das Artes – SP
Ópera “Orfeu ed Euridice”, de C. W. Gluck
Com direção musical de Nicolau de Figueiredo e concepção e direção cênica de Antônio Araújo. O mezzo soprano Kismara Pessatti é Orfeo e Gabriella Pace, a Eurídice. OSM e Coral Lírico Municipal.

- Dias 8, 9 e 10 de dezembro – encenada
Theatro Municipal de São Paulo
Ópera “O rouxinol”, de Igor Stravinsky
Encerrando a temporada do Theatro Municipal de SP, com Jamil Maluf à frente da Orquestra Experimental de Repertório e o Coral Paulistano. Lívia Sabag assina a direção cênica com cenários e figurinos de Fernando Anhê. Dos cantores do elenco figuram Olga Trifonova, Caroline de Comi, Eric Herrero, Daniela Carvalho, Sílvia Tessuto e Leonardo Pace, entre outros.

Contatos para compra de ingressos:
- Theatro Municipal de São Paulo
(11) 4003-2050  ou  http://www.ingressorapido.com.br/
Bilheteria do teatro é (11) 3397-0327.


Para orientação, faltam ainda as programações: Municipal do Rio (RJ), Palácio das Artes (BH), Núcleo Universitário de Ópera (SP), Festival de Belém (PA) e outros.
Pedimos que os leitores, se puderem, completem esta lista ou façam alguma correção ou acréscimo devido, através de email para antonio@movimento.com
Desde já, agradecemos.

Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

  1. Tirando La Traviata o municipal tá com uma temporada bem alternativa (o que é maravilhoso, ouvir Mozart, Stravinsky e Korngold...)só acho estranho a Brunilda da Eliane Coelho, gostei tanto da Janice Baird.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas