Marin Alsop deixa direção artística do Festival de Campos do Jordão. Arthur Nestrovski assume, com Claudio Cruz na direção pedagógica.


Uma das últimas ações de Andrea Matarazzo como Secretário de Estado da Cultura foi a mudança do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão da Santa Marcelina Cultura para a Fundação Osesp. Com o anúncio da mudança veio também a informação de que Marin Alsop, regente titular da Osesp, seria a diretora artística do Festival [leia aqui].

Agora, menos de três meses antes do início do evento, sem que tenha ocorrido sequer a seleção dos bolsistas, outro anúncio da Osesp muda completamente a configuração da direção, artística, executiva e pedagógica.
Marin Alsop e seu regente associado, Celso Antunes, não serão mais os diretores da edição 2012. No lugar deles, Arthur Nestrovski assume a direção artística do Festival, tendo na direção executiva o atual diretor executivo da Osesp, Marcelo Lopes, e na direção pedagógica o spalla da orquestra, Cláudio Cruz – que comandou a orquestra do Festival no ano passado.
Marin Alsop ficará como consultora e regerá a orquestra dos bolsistas, assumindo os ensaios na última semana do festival.
Leia abaixo a nota oficial da Osesp.
“Conduzir uma iniciativa do porte e ambição do Festival Internacional de Campos do Jordão é parte da vocação e da missão da Fundação Osesp como promotora do desenvolvimento da música e de seu diálogo com a sociedade. Ambas instituições guardam profunda sinergia de atividades e objetivos.

Os recursos artísticos da Osesp sempre foram, e ainda mais agora, fonte da excelência do Festival. No tocante à organização da edição de 2012,  a Direção Pedagógica ficará a cargo do Maestro Cláudio Cruz. Há 26 anos na Osesp (21 como Spalla) sua formação musical e profissional está intimamente ligada ao Festival de Campos do Jordão, do qual já participou como músico, professor e regente. Cláudio liderará um dos principais módulos do festival que neste ano terá um foco maior nas atividades de ensino.

A Regente Principal da Osesp, Marin Alsop, atuará, como já vem fazendo, como Consultora Artística, auxiliando no planejamento, na indicação de convidados (professores e artistas); também ministrará cursos de regência e palestras e regerá a Orquestra Acadêmica na última semana, nos concertos de encerramento.

A partir desta edição, também se colocam à disposição do Festival os recursos administrativos da Fundação Osesp, de forma a uma perfeita integração dos dois projetos, como ademais já acontecera nas primeiras décadas do Festival, sob a direção do Maestro Eleazar de Carvalho, cujo centenário será também celebrado este ano .
Por extensão de suas atividades atuais, a Direção Artística do Festival ficará a cargo de Arthur Nestrovski e a Direção Executiva a cargo de Marcelo Lopes, ambos ocupantes dos cargos homólogos na Fundação Osesp.

A Direção do Festival informa que, seguindo seu planejamento e cronograma de atividades, as informações sobre inscrição para bolsistas estará disponível a partir de 19/04 (próxima semana) no site
www.festivalcamposdojordao.org.br A programação geral com mais de 60 concertos, tanto em Campos do Jordão como na Sala São Paulo, será divulgada no final de Abril. O planejamento das atividades se encontra em ritmo normal e estamos seguros que o Festival, sob a gestão da Fundação Osesp, terá o mesmo sucesso já celebrado nas temporadas anuais da orquestra.”

Fonte: http://www.concerto.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas