“PEÇA DE TACUCHIAN FAZ GRANDE SUCESSO NO TOM JOBIM” CRÍTICA DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.


É emocionantemente invejável a carreira de Ricardo Tacuchian,compositor brasileiro ousado,inovador,prolífico(!!) e aplaudido por público e crítica,o que o torna,ao lado de pouquíssimos,um dos melhores e mais  legítimos representantes da geração atual de compositores brasileiros em atividade.
Hoje 19 de abril veio a público pela primeira vez a peça “MATA ATLÂNTICA”,quarto movimento da Sinfonia das Florestas,para orquestra e soprano solista. Essa obra é,como as outras partes da Sinfonia, nova,bonita,permeada de harmonias,ritmos e ornamentos surpreendentemente  efetivos.Tudo na peça é coerente,inserido um trecho dentro do outro,o que a torna uniforme e filha de si mesma.Um “must” na atual conjuntura da música que se faz no Brasil.
O Maestro Roberto Minczuk, entusiasmado , deu o melhor de si ao reger e fazer nascer a “MATA ATLÂNTICA” de Ricardo Tacuchian,o que é muito e valorizou o nascimento.A solista soprano Daniella Carvalho esteve em nível razoável.
Antes,tivemos PASSIONE AMOROSE,curiosa peça de Giovanni Bottesini para dois contrabaixos e orquestra,na qual os contrabaixistas Andre Geiger e Rodrigo    Favaro acompanharam o nível geral do espetáculo,e atuaram esplendidamente.  
Tivemos ainda a sexta sinfonia de Tchaicowsky,que nas mãos de nossa excepcional OSB e seu regente titular Roberto Minczuk se tornou ainda mais patética,bela e melancólica. Minczuk foi o que sempre é: rítmico ,expressivo, musical,interessado, inimigo da mesmice , da incompetência e da  burrice.Como a de em tal evento não serem numerados os lugares. É de quem chegar primeiro.Como no tempo do Circo Olimecha e da Rádio Nacional. Que se dê rápido o troféu zero QI ao inventor da famigerada idéia. Sem lugar marcado,como na geral do Maracanã...
Em noite de triunfos,salientou-se a obra de Ricardo Tacuchian,que se vem  juntar ao notável e caudaloso acervo desse compositor.Quando poderemos ouví-la outra vez ao vivo em nossas salas de concerto ,com nossas grandes orquestras e nossos grandes regentes e lugar numerado?
WIR DANKEN DIR,GOTT,WIR DANKEN DIR (BWV 29)
MARCUS GÓES-ABRIL 2012

Comentários

Postagens mais visitadas