UM PUXÃO DE ORELHA EM TODOS OS CANTORES LÍRICOS DE SÃO PAULO - RENATO BRUSON NO PROJETO GRANDES VOZES/ THEATRO SÃO PEDRO.
Theatro São Pedro /SP
O barítono italiano Renato Bruson cantou diversas vezes em São Paulo, tive a oportunidade de vê-lo na ópera La Traviata de Verdi em 2001 no Theatro Municipal de São Paulo. Naquela oportunidade pude perceber o talento vocal desse grande cantor. Uma voz com belo fraseado e graves pujantes. Sempre quando assisto a La Traviata lembro de Renato Bruson, uma referência no papel de Giorgio Germont.
Renato Bruson
A apresentação do grande barítono no Projeto Grandes Vozes no Theatro São Pedro, no último dia 27 de Abril, só confirmou a impressão que tive em 2001. Bruson não é mais um menininho, já passa dos setenta anos e canta bem, sabem por quê ? Sua técnica é primorosa, entende do assunto como ninguém. Nunca cantou papéis que não se adequassem ao seu tipo de voz , soube se conservar e até os dias de hoje é convidado para cantar em diversos teatros do mundo.
Iniciou o recital com uma bela canção de Tosti , L'ultima Canzone, uma canção que lembra uma grande ária de ópera, emocionante do começo ao fim. Cantou ao lado de Mere Oliveira , Reverenza...buon giorno, buona donna... Alice è mia da ópera Falstaff , onde mostrou seu lado cômico. Após o intervalo tivemos Madamigella Valery....pura siccome un angelo...siate felice da ópera La Traviata uma de suas grandes especialidades, e fechou com uma das mais emotivas árias de Verdi, Di Provenza il mare, il suol da ópera La Traviata. Em todas as aparições Bruson mostrou uma voz uniforme, com graves excelentes e vigorosos . Um cantor a moda antiga, onde a voz era a excelência, a técnica preponderante e com o tempo aprendeu a interpretar os personagens, um barítono completo.
Um grande estilista da capital paulistana cedeu os vestidos para as cantoras, soube pelas redes sociais e foi anunciado antes da apresentação. Estilista nenhum faz alguém cantar bem, mas convenhamos, uma propaganda não faz mal a ninguém . Tati Helene entrou com o vestido cedido pelo tal estilista , eu achei sem graça, gosto é que nem nariz, cada um tem o seu. O soprano me surpreendeu, cantou Senza mamma da ópera Suor Angélica de Puccini e L`altra notte in fondo al mare da ópera Mefistofele de Boito. Sua voz mostrou excelente projeção, munida de um belo timbre e um lirismo sedutor. Seus agudos mostraram potência e realçaram todos os coloridos das árias. Sustentou as notas no limite na ária de Boito, não teve medo de correr esse risco , simplesmente arrebentou! Ao lado de Bruson fez bonito como Violetta, não é qualquer soprano que canta ao lado de Bruson.
Tati Helene
Mere Oliveira também usou o vestido do tal estilista, esse não tão feioso.Na difícil ária Acerba voluttà da ópera Adriana Lecouvreur de Cilea a moça encontrou dificuldades. Sua voz carece de técnica para árias complexas , que exigem grande interpretação dramática. Possui graves interessantes e agudos fracos. Seu melhor momento foi Reverenza...buon giorno, buona donna... Alice è mia da ópera Falstaff de Verdi ao lado de Bruson. Uma cantora que não empolgou.
Mere Oliveira
O tenor Rinaldo Leone esteve em grande noite. Na ária E lucevan le stelle da ópera Tosca de Puccini mostrou belos agudos , voz com belo timbre e técnica sólida. Ao lado de Bruson mostrou grande lirismo em Ah Mimi tu più non torni da ópera La Bohème de Puccini. O tenor me surpreendeu. Bravo Leoni!
Rinaldo Leone
Um puxão de orelha a todos os cantores líricos de São Paulo e adjacências. Na récita vi poucos cantores na platéia. Todos eles têm a obrigação de estar presentes e ver a técnica de um dos grandes barítonos. Aprenderiam muito se fizessem isso e não cometeriam muitas barbaridades que andam cometendo por aí.
Ali Hassan Ayache
O barítono italiano Renato Bruson cantou diversas vezes em São Paulo, tive a oportunidade de vê-lo na ópera La Traviata de Verdi em 2001 no Theatro Municipal de São Paulo. Naquela oportunidade pude perceber o talento vocal desse grande cantor. Uma voz com belo fraseado e graves pujantes. Sempre quando assisto a La Traviata lembro de Renato Bruson, uma referência no papel de Giorgio Germont.
Renato Bruson
A apresentação do grande barítono no Projeto Grandes Vozes no Theatro São Pedro, no último dia 27 de Abril, só confirmou a impressão que tive em 2001. Bruson não é mais um menininho, já passa dos setenta anos e canta bem, sabem por quê ? Sua técnica é primorosa, entende do assunto como ninguém. Nunca cantou papéis que não se adequassem ao seu tipo de voz , soube se conservar e até os dias de hoje é convidado para cantar em diversos teatros do mundo.
Iniciou o recital com uma bela canção de Tosti , L'ultima Canzone, uma canção que lembra uma grande ária de ópera, emocionante do começo ao fim. Cantou ao lado de Mere Oliveira , Reverenza...buon giorno, buona donna... Alice è mia da ópera Falstaff , onde mostrou seu lado cômico. Após o intervalo tivemos Madamigella Valery....pura siccome un angelo...siate felice da ópera La Traviata uma de suas grandes especialidades, e fechou com uma das mais emotivas árias de Verdi, Di Provenza il mare, il suol da ópera La Traviata. Em todas as aparições Bruson mostrou uma voz uniforme, com graves excelentes e vigorosos . Um cantor a moda antiga, onde a voz era a excelência, a técnica preponderante e com o tempo aprendeu a interpretar os personagens, um barítono completo.
Um grande estilista da capital paulistana cedeu os vestidos para as cantoras, soube pelas redes sociais e foi anunciado antes da apresentação. Estilista nenhum faz alguém cantar bem, mas convenhamos, uma propaganda não faz mal a ninguém . Tati Helene entrou com o vestido cedido pelo tal estilista , eu achei sem graça, gosto é que nem nariz, cada um tem o seu. O soprano me surpreendeu, cantou Senza mamma da ópera Suor Angélica de Puccini e L`altra notte in fondo al mare da ópera Mefistofele de Boito. Sua voz mostrou excelente projeção, munida de um belo timbre e um lirismo sedutor. Seus agudos mostraram potência e realçaram todos os coloridos das árias. Sustentou as notas no limite na ária de Boito, não teve medo de correr esse risco , simplesmente arrebentou! Ao lado de Bruson fez bonito como Violetta, não é qualquer soprano que canta ao lado de Bruson.
Tati Helene
Mere Oliveira também usou o vestido do tal estilista, esse não tão feioso.Na difícil ária Acerba voluttà da ópera Adriana Lecouvreur de Cilea a moça encontrou dificuldades. Sua voz carece de técnica para árias complexas , que exigem grande interpretação dramática. Possui graves interessantes e agudos fracos. Seu melhor momento foi Reverenza...buon giorno, buona donna... Alice è mia da ópera Falstaff de Verdi ao lado de Bruson. Uma cantora que não empolgou.
Mere Oliveira
O tenor Rinaldo Leone esteve em grande noite. Na ária E lucevan le stelle da ópera Tosca de Puccini mostrou belos agudos , voz com belo timbre e técnica sólida. Ao lado de Bruson mostrou grande lirismo em Ah Mimi tu più non torni da ópera La Bohème de Puccini. O tenor me surpreendeu. Bravo Leoni!
Rinaldo Leone
Um puxão de orelha a todos os cantores líricos de São Paulo e adjacências. Na récita vi poucos cantores na platéia. Todos eles têm a obrigação de estar presentes e ver a técnica de um dos grandes barítonos. Aprenderiam muito se fizessem isso e não cometeriam muitas barbaridades que andam cometendo por aí.
Ali Hassan Ayache
Ali,
ResponderExcluirTeu blog é uma aula de cultura!
Vou divulga-lo, se me permitir!
Abraços.
Claro, podes divulgar quanto quiser.
ResponderExcluirPrezado Aly Hassan. Concordo plenamente quanto ao maravlhoso Maestro Renato Bruson e á soprano Tati Heléne, porém, dizer que o tenor Rinaldo Leone tem uma técnica sólida e dizer que Mere Oliveira "carece de técnica", é ofensivo para quem conhece técnica vocal. Sou jornalista, mas estudei música e técnica vocal durante vários anos, viajo pelo mundo e assisti a espetáculos nas mais diversas casas de ópera e me parece que você quis encontrar alguém para negativar, e decidiu usá-la para isso. Assisti a um dia de master-class, coincidentemente no período em que ela cantava, aliás, já vi essa mezzo-soprano atuando outras vezes, e me parece que você não, no dia em que assisti ao master, ela repetiu, sem qualquer dificuldade técnica, a ária difícil a que você se referiu, e não teve sequer um problema técnico, sendo corrigida em questões interpretativas pelo professor Bruson, já o tenor, mal conseguia cantar as notas da região de conforto, e seus agudos eram sofridos, ouvi Bruson gritar-lhe, e também trocar o duo que cantariam porquê o tenor não conseguia cantá-lo. Enfim, me decepcionei em ver o quão superficiais podem ser suas críticas, e como jornalista e leitora gostaria de encontrar mais senso de justiça nas próximas. Estava presente ao concerto, e sim, ela empolgou a muitos de nós. Att. Julianna Malva
ResponderExcluirQuem critica tem ineveja! a critica serve pra que? é facil criticar os outros e nao se olhar no espelho nao é?
ExcluirE voces cantores, parem de se sentir ofendidos, tristes e depressos pelas boberas que os criticos escrevem!
Alias pra que PO&&A serve a critica?
Att. Luiz Augusto
Ali, nao sou contraria a voce em relacao aos cantores nao se interessarem a certos espetaculos, mas um individo como Bruson nao merece a classe artistica o prestigiando.
ResponderExcluirEu fiz em 2003 um masterclass com ele em Vicenza, e foi a pior experiencia da minha vida, ele foi mal educado com todos, inclusive comigo que na epoca sonhava em ser cantora lirica...
Soube tambem que ele destrui a voz de uma querida soprano brasileira que estava na escola do Scala.
Quem critica tem ineveja! a critica serve pra que? é facil criticar os outros e nao se olhar no espelho nao é?
ResponderExcluirE voces cantores, parem de se sentir ofendidos, tristes e depressos pelas boberas que os criticos escrevem!
Alias pra que PO&&A serve a critica?
Att. Luiz Augusto
Puxa, fico feliz e aliviada em ler os comentários . Estava achando que só eu tinha opinião inversa quanto à cantora Meire e ao cantor Rinaldo. Bem, Ali...me resta dizer que após VOCÊ aparecer cantando num palco e provar domínio de tecnica, então poderá dizer alguma coisa a respeito. Até lá, só me parece um bocado de 'chutes' ditos em palavras bonitas, para ter o que escrever. Mas é como dizem...quem não consegue FAZER... CRITICA quem consegue.
ResponderExcluirBom dia meus caros.
ResponderExcluirTodo profissional tem o seu dia infeliz,porém niguém gosta mesmo de crítica seja ela construtiva ou não.Opnião é como nariz,cada um tem o seu .Assim como diz o Sr.Ali.
Quando a crítica é dita com errada ou falsa, e passa a incomodar.Ela passa ser verídica,ou passamos ficar na dúvida se de fato ocorreu o que foi dito.Deus foi criticado e não agradou à todos,então...
Ao senhor Ali a minha admiração pela coragem.Bj
#ficaadica
Ao Sr #ficaadica
ExcluirO que voce quiz dizer com critica construtiva?
A critica vinda de uma pessoa que nao tem relacao com o artista, nunca é CONSTRUTIVA, ou seja: as criticas CONSTRUTIVAS servem somente quando as mesmas veem de pessoas que servem para a formacao desse artista e nao de terceiros! entao nao vem com essa historia de critica construtiva.... isso é bobeira!
A Critica faz mal sim ao artista. No momento em que o artista sobe no palco ele dá o maximo de si..entao sofre quando recebe comentarios destrutivos!
É bem verdadeiro esse ditado que papel aceita tudo! e todo mundo tem...
Paula Carvalho
Minha Cara Paula Carvalho.
ExcluirDeus não agradou à todos,quem somos nós mortais ter a pretenção de agradar á todos? e outra toda critica é CONSTRUTIVA sim.Mesmo que não seja nada agradável, ou como você mesmo diz "destrutiva".Um bom artista que se preza não leva ao pé da letra o que os críticos dizem, nem quando há elogios.O bom profissional busca excelência no que faz e isso não vem por osmose.
Com a crítica você pode somente rir, ou fazer uma analise se de fato houve os erros citados.O que não adianta é ficar se lamentando e deprimir,ou releva e confia nos anos afins de trabalho e profissão ou então busca uma análise.Já que a opnião alheia tem mais peso do que a segurança do que se propos a fazer.
#ficaadica.
Sr.Ali inteligentemente movinmenta seu blog estigando,criando polêmicas e desafetos.Como revistas populares de artistas de telisão.Esperto Sr.Ali!
*Diga de passagem é o que mais as editotas vendem.
Corrigindo * de televisão
ExcluirDiga de passagem é o que mais as EDITORAS vedem
ExcluirA vai! nao sabia que os criticos adoram polemicas e fazem isso por ibope! convenhamos e sejamos francos, em muitos Paises os criticos eram pagos pelos empresarios dos artistas pois assim falavam bem de uns e mal de outros!
ExcluirMas nao muito distante dessa realidade, na epoca da Maria Callas a critica do New York Times destruia a grande soprano, descobriu-se naquela epoca a maneira de criar-se o IBOPE "Sujo" mas de grande repercussao.
Por isso a critica nao vale nada!
Quer uma critica boa? basta pagar! quero ver se voce oferecer uma graninha aos criticos falidos eles nao escrevem maravilhas de voce.
#ficaadica
Sr.Ali peço que o Sr. atualize a hora do seu blog,para que os comentários postados,fiquem anexados com o horários certo.
ResponderExcluirObrigada!
Sr.ou Sra # ficaadica
ResponderExcluirtodos nós somos criticos em potêncial,quando estamos no trânsito fazemos críticas do outro motorista que fez barberagem e assim por diante.O problema que critico sempre será critico.O incoveniênte e o chato,quando diz algo desagradável.O legal e sábio,quando faz elogios.Alguém poderia me citar onde há um monumento nesse mundo que foi feito para homenagear um critico? então,concordo quando #ficadica diz que nem Deus agradou á todos,vamos ser sensatos? ler a crítica sem criar dramas pessoais.
Ao Sr. Ali meus parabéns pelo blog.
Sr Ali, discordo com o sr em relacao ao grande Bruson! temos baritonos melhores o nosso Rodrigo Esteves bate esse senhor na condicoes atuais que ele se encontra. porque puxar o saco? desculpe a minha sinceridade mas para criticar nao precisa formacao... eu tambem sou um critico!
ResponderExcluirE desculpe novamente a sinceridade, mas porque citar em uma critica o vestido das sopranos? o que isso reflete na prestacao das mesmas.
Convenhamos entre nos, precisamos de gente competente no setor erudito, por essas e outras esse Pais nao tem futuro Erudito. Enquanto em um artigo "critico" existirem comentarios como o vestido de um, estilista de outro... a coisa vai de mal a pior!
Nao precisa ter formacao pra ser critico????? Pelo amor de Deus!!! Dedicamos nossa vida estudando horas por dia pra que chegue qualquer um que "acha" algo e comece a escrever criticas? Gosto pessoal eh uma coisa, todos tem o direito de gostar ou nao de uma obra, artista, concerto, enfim... Mas criticar eh falar sobre o trabalho de outras pessoas, e se voce nao tem formacao alguma como pode fazer uma critica coerente e que nao seja apenas "achismos" e gosto pessoal? (Desculpem a falta de acentuacao mas o teclado dos computadores aqui nao tem acentos...)
ExcluirQuando assistimos jogo de futebol criticamos jogadores ,juizes,e tecnico...sem ao menos sermos profissional do futebol.Vale resaltar que todos que estão ali há um imenso trabalho e sacrificio de anos.É irrelevante que para ser crítico tem que ter estudo da música,assim como o ex-presidente Lula, existem outros exemplos que há certas coisas que não precisa ter formação para passar execer algumas atividades.
ResponderExcluirDiscutir o que, depois que o crítico escreve que a técnica do Rinaldo é boa? Um tenor que morre pra cantar a nota sol.... Só lamento mesmo. Se tem gente surda assim no nosso meio, imagina no público em geral...
ResponderExcluirComo eu havia dito cada um pode achar o que quiser, apos assistir a um jogo de futebol posso ate ter uma opiniao, mas nao vou publica-la acreditando ser um expert de futebol... No maximo comentarei entre amigos que tambem tem suas ideias e teremos uma boa discussao amadora... Bom, isso tambem nao importa, nem sei o porque ainda leio essas bobagens... Eu como musico sei em quem confiar e nao ouco qualquer bobagem que falam ou escrevem por ai... E acredito que assim deve ser... Quem sabe entrando por um ouvido e saindo por outro estes "experts" nao desaparecam um dia...
ResponderExcluirAcabei de ver um video do Bruson cantando no recital que a critica do Ali se refere!
ResponderExcluirQue que isso, é horrivel!!
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IagaeTAuX_U