CARTA ABERTA! ORQUESTRA SINFÔNICA CAMPINAS





CARTA ABERTA

CAROS COMPANHEIROS

ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO NO QUAL ACORDAMOS, DIARIAMENTE, COM PÉSSIMAS NOTÍCIAS NO CENÁRIO POLÍTICO E ARTÍSTICO DE CAMPINAS, O QUE NOS AFETA DIRETAMENTE.
UM SECRETÁRIO DE CULTURA, FORMADO EM DIREITO E QUE NUNCA ATUOU NA ÁREA ARTÍSTICA OU CULTURAL DE UMA CIDADE, NEM SEQUER NO SEGMENTO DE ORDEM PRIVADA.

UM DIRETOR ADMINISTRATIVO QUE NÃO É CAPACITADO COMO SERIA DE SE DESEJAR PARA ESTAR À FRENTE DA ORQUESTRA SINFONICA MUNICIPAL DE CAMPINAS.

VIERAM DE UMA HORA PARA OUTRA, PÔR A PERDER TODO UM TRABALHO QUE ESTAVA SENDO REALIZADO PELA EX DIRETORA, SRA. ADRIANA CANGUÇU E MAESTRO VICTOR TORO. O MAESTRO, DIGA-SE DE PASSAGEM, HAVIA SIDO ELEITO PELOS MÚSICOS ATRAVÉS DE LISTA TRÍPLICE, MÉTODO COSTUMEIRO NAS ORQUESTRAS DO MUNDO TODO, QUE LEVA EM CONTA APENAS FATORES DE
ORDEM TÉCNICO-ARTÍSTICO.

A DIRETORA ADRIANA, POR SUA VEZ, ESTAVA PLANEJANDO TODA A TEMPORADA DE 2012 EM CONFORMIDADE COM UM SEGMENTO ADMINISTRATIVO QUE PREVÊ A INCLUSÃO DA INICIATIVA PRIVADA, NO SENTIDO DE VIABILIZAR PROJETOS E INVESTIMENTOS RELACIONADOS À ORQUESTRA. NÃO É PRECISO DIZER QUE DATAS JÁ HAVIAM SIDO MARCADAS, CONTATOS COM MAESTROS E SOLISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, BEM COMO COM EMPRESAS PATROCINADORAS.

AGORA FICA A PERGUNTA: COMO PODE, EM UMA CIDADE COMO CAMPINAS, QUE SE DESTACA NO CENÁRIO NACIONAL PELA QUALIDADE DE VIDA, PELAS UNIVERSIDADES, PELA GERAÇÃO DE RECURSOS E OPORTUNIDADES E MUITO MAIS, POR ADOTAR TAMBEM A CULTURA '' CARLOS GOMES'' QUASE COMO UMA ASSINATURA, TER A ORQUESTRA SINFÔNICA TRATADA COM TAL GRAU DE
DESVALORIZAÇÃO?

NÓS MÚSICOS ESTAMOS SURPRESOS AO VER, QUE EM UM PAÍS ONDE AS VITÓRIAS OBTIDAS POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL, NO SENTIDO DE FAZER COM QUE AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS CONSIGAM ESTAR EM UM VISÍVEL PROCESSO DE ASCENÇÃO SOCIAL, POSSA-SE FAZER AINDA, QUESTIONAMENTOS QUANTO AO VALOR E A IMPORTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO COMO A ORQUESTRA SINFÔNICA.
ACREDITAMOS, EM COMUNHÃO COM IDÉIAS DOS MELHORES GOVERNOS QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DO MUNDO, QUE SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, OPORTUNIDADE DE EMPREGO, CULTURA, LAZER, SÃO VALORES DETERMINANTES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO.

A ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS TEM UMA VASTA ATUAÇÃO EM CONCERTOS DIDÁTICOS, EVENTOS DE TODOS OS TIPOS, COMO POR EXEMPLO NO ÚLTIMO CONCERTO DE NATAL, QUE REUNIU CINCO MIL PESSOAS NO TEATRO DE ARENA, CONCERTOS COM SOLISTAS E MAESTROS DO MAIS ALTO NÍVEL, DE TODOS OS CANTOS DO MUNDO BEM COMO TEM LEVADO MÚSICA TAMBEM À
POPULAÇÃO DOS BAIRROS, COM MENOS ACESSO À CULTURA.

COMPARANDO COM OUTRAS CIDADES BRASILEIRAS, A HISTÓRIA DA MÚSICA EM CAMPINAS É RELATIVAMENTE NOVA.VAMOS AO ANO DE 1815 QUANDO AQUI CHEGOU MANUEL JOSÉ GOMES, PAI DE CARLOS GOMES. DESDE AQUELA ÉPOCA A VIDA MUSICAL NA CIDADE DE CAMPINAS FOI SEMPRE MUITO VIGOROSA E INTENSA.

A NOSSA ORQUESTRA SINFÔNICA SURGIU NO INÍCIO DO SÉCULO XX,QUANDO A CIDADE TRANSFORMOU-SE EM ROTA OBRIGATÓRIA PARA OS PRINCIPAIS PROGRAMAS SINFÔNICOS E OPERÍSTICOS TRAZIDOS AO BRASIL. A PARTIR DO ANO DE 1974 DEU-SE A PROFISSIONALIZAÇÃO DESTA ORQUESTRA, TRANSFORMANDO-SE NO QUE ELA É HOJE, CUJA ESTRUTURA É MANTIDA EXCLUSIVAMENTE PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS.

ESTA ORQUESTRA TEM EM SEU CURRÍCULO A GRAVAÇÃO DE 5 LPS, 5 CDS, 4 BALÉS GRAVADOS EM DVD E 2 ÓPERAS. FOI PREMIADA, POR VÁRIOS ANOS CONSECUTIVOS PELA APCA ( ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS CRÍTICOS DE ARTE), POR SEU ALTO NÍVEL ARTÍSTICO E TÉCNICO.

APESAR DE SERMOS UMA DAS ORQUESTRAS DE MAIOR RECONHECIMENTO A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL, ESTAMOS SOFRENDO PELO DESCASO DAS INTÂNCIAS GOVERNAMENTAIS DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS. PRECISAMOS URGENTEMENTE DE UM TEATRO QUE POSSA SER A CASA DE NOSSA ORQUESTRA, PARA QUE POSSAMOS RECEBER COM DIGNIDADE NOSSOS OUVINTES QUE SÃO NA VERDADE, OS QUE PAGAM OS IMPOSTOS NESTA CIDADE.

ACREDITAMOS NA FORÇA E NA COLETIVIDADE DE NOSSOS COMPANHEIROS, NA OPINIÃO PÚBLICA QUE NADA MAIS É DO QUE A VOZ DO POVO QUE, COMO PUDEMOS COMPROVAR NO CONCERTO DE NATAL DO ANO PASSADO, MUITO NOS PRESTIGIA E EMOCIONA.


ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS- MÚSICOS-PROFESSORES DE ORQUESTRA

Fonte: http://osmcosmc.blogspot.com.br/2012/05/carta-aberta-orquestra-sinfonica.html#!/2012/05/carta-aberta-orquestra-sinfonica.html


Comentários

  1. Marcelo Lopes Pereira28 de maio de 2012 às 10:36

    A falta de visão de nossos políticos é absurda.A falta de cultura deles é estarrecedora, como um prefeito de Campinas, cidade natal de Carlos Gomes pode não valorizar as obras desse notável compositor? E para que suas obras sejam executadas adquadamente, precisamos de mais de uma orquestra de qualidade e devidamente "calçada" e estabelecida devidamente apoiada pelo poder público, municipal, estadual e federal !
    Assim como em Bayreuth temos o festival das óperas de Wagner, sonho com do dia em que Campinas tenha um festival com as maravilhosas obras de Carlos Gomes.
    Seria um grande atrativo turístico de amantes da ópera e música não apenas do Brasil como do mundo inteiro. Sem dúvida nenhuma o cenário cultural de
    Campinas certamente seria muito beneficiado, bem como a economia da cidade que poderia receber mais investimentos do mundo todo.
    Cabe a nós brasileiros valorizarmos nossos grandes compositotes,pois assim daremos mais visibilidade à eles no mundo inteiro ! Seria extremmente honroso o Guarany no Metropolitam, ou no Scalla, isso sem falar no Lo Schiavo que é uma ópera do mesmo patamar de Verdi e Wagner ! Dos grandes cantores da atualidade apenas Plácido Domingo tem uma gravação completa de "Il Gurany", grandes vozes do passado como Gigli, Caruso, tinham em Carlos Gomes como peças indispensáveis em seus repertórios.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas