DEPOIS DOS TRÊS TENORES DA RECORD TEREMOS ANDRÉ RIEU NO BRASIL. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.



  A situação da música erudita, ópera e balé beira a calamidade no Brasil, para ajudar teremos um concurso para eleger os três tenores brasileiros promovido pela Rede Record de televisão. Não bastasse isso, a vinda do " violinista e maestro " (segundo o site de vendas) André Rieu ao Brasil tem sido um enorme sucesso de vendas de ingressos.
   Pode-se falar tudo do músico holandês, a verdade é que o cara é um sucesso na promoção de suas apresentações : Uma cabeleira exótica, instrumentos musicais que poucos conhecem como a gaita de fole, mescla de trechos conhecidos de ópera com músicas populares locais, músicos e cantoras vestidos em trajes de gala e o público  canta e dança. Rieu transporta o público para todos os clichês que imaginamos sobre uma ópera ou um grande baile de gala do passado . Músicas adocicadas, programa para toda a família, esse é André Rieu.
    Seus DVDs são sucesso de vendas, muitos gostam de mostrar pros amigos, é diversão garantida, outros presenteiam a mãe ou a sogra (essa bem que merece um André Rieu). Sua orquestra se chama Johann Strauss , homenagem ao compositor de valsas. Seus músicos dançam e tomam uma loirinha enquanto tocam, às vezes comem um filé, fazem mil estripulias.

    A programação inicial de André Rieu no Brasil era de 3 apresentações, consultando a empresa que vende os ingressos descobri que já estão programadas 20 apresentações (uma delas na data de meu aniversário, não quero ingressos de presente) . Não é em um teatro pequeno, o cabeleira e sua trupe se apresentarão no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, local que abriga um grande público. O preço dos ingressos é uma bolada, de R$ 140,00 (setor com visão parcial) até R$ 600,00 (cadeira VIP) .Não consegui descobrir o valor da cadeira Premium, essa dá direito a um jantar e um monte de puxa-saquismo.
A brasileira Carmen Monarcha, que solta o vozeirão em apresentações de André Rieu. Será que ela cantará no Brasil?
     
   André Rieu retrata seus críticos "como membros de uma elite abafada com estreitos gostos estéticos, que outros músicos clássicos podem optar por não realizar à sua maneira." Nunca vi uma frase tão vazia e sem sentido. Seus espetáculos exibem um ar de descontração que não acrescenta nada, ficam no emotivo e não passam da banalidade.   
   Não aceito essa conversa do ruim com ele , pior sem ele. André Rieu é um fenômeno de massa que não acrescenta nada à ópera ou a música clássica. Raros, mas muito raros mesmo, serão aqueles que depois de assistir a apresentação vão se interessar por Mozart, Verdi ou Puccini. No máximo darão boas risadas, contarão pros amigos o que viram e se esquecerão rapidinho do evento. O "rei da valsa"  atenta contra a inteligência do público que frequenta os teatros líricos.

Ali Hassan Ayache

André Rieu, foto Internet.

     

Comentários

  1. Olha... do jeito que a coisa vai, amigo, é mesmo um espanto congregar o público em torno de algo que não seja funk, axé, pagode ou sertanejo (o já dito serta"nojo"). Serão os mesmos que leem os livros de autoajuda daquele nosso famoso escritor, e, quer saber? Ficaremos nós dois de fora, eu à espera do meu querido Piotr Beczala, você...

    ResponderExcluir
  2. Muita amargura e dor de cotovelo, o que era um blog interessante ta virando um lixo. Ser purista em relação a ópera é uma coisa, agora escrachar qualquer movimento mais popular em relação a música clássica como o Rieu e esses tenores da record, é assinar o atestado de burrice.

    ResponderExcluir
  3. O VIP está no valor de 2.500 reais..absurdo.

    ResponderExcluir
  4. O "rei da valsa" atenta contra a inteligência do público que frequenta os teatros líricos. Concordo com vc senhor Ali!
    Como membros de uma elite abafada com estreitos gostos estéticos, que outros músicos clássicos podem optar por não realizar à sua maneira.Meu só elite que pode gostar do clássico? ai que loucura...Sr.Ali é um pecado o quão os poderes municipais e reginais não popularizam a arte da opera.Popularizar não é misturar uma ópera com musicas populares vendáveis que tem por ai.

    ResponderExcluir
  5. Voce criticou André Rieu e os tres tenores sa Record. Eu vou dar meu parecer com respecto a esses dois comentarios:
    Acho algo fora de moda e de sentido escolher os tres tenores como se nao tevesse sopranos, mezzos,barítonos e baixos. O tres tenores foram Pavarotti,Domingo e Carreras e numa época e situação:O final das copas de 1990,94 e 98.Depois em 2002 em AlemanhaDomingo cantou com Netrebko e Villazón ou seja dois tenores e uma soprano. A Record faria melhor se fizese um concuarso serio e nao um oba ob a aonde tres tenores jovens e bonitos,claro nao pode faltar o gordinhobarbudo da vez, fazendo uma serie de arias conhecidas e canções napolitanas . Esso ja era. Porque nao as tres sopranos,as tres mezzos ou os tres barítonos. A Record tem a possibilidade de fazer os público num concurso serio pero esso nao interessa. Se fossem as tres sopranos elas buscariam tres modelos que cantassem um pouco e nao tres sopranos.Euma pena. A ópera merece algo melhor.
    André Rieu é um showman da musica clássica e n,os brinda duas horas de alegria ;fantasia em lugares belíssimos com pessoas muito bem vestidas como num conto e como sefosse a Viena da época dos Strauss e das operetas. . Eu gosto e nao acho que conquiste novos frequentadores nas salas de ópera e concertos depois de assistir os shows dele. Durante dois horas a gente ouve valsas,operetas,musicas populares,shows pirotécnicos,gracinhas dos musicos, roupas chamativas e um mundo bello e arcaico que so da um pouco de entretenimiento e enche os bolsos dele e seu filho produtor. Eu nao vou porque é muito caro o lugar é horrivel e com um pessima acústica. André Rieu nao é musica classica nem popular. E somente um show de entretenimento que nos da duas horas de fantasia e alegria. Que tem de ruim nisso. A gente gosta de sonhar um pouco.

    Obriagada Diana Victoria Aljadeff

    Comentário postado no Facebbok

    ResponderExcluir
  6. Lírica Produções Culturais:
    Caro Ali, infelizmente neste caso, ficamos de mãos atadas. Pois para mostrar ao público brasileiro, que há algo melhor após a fornteira do que tem sido ofertado aos ouvidos do povo... Estamos nos empenhando muito em projetos lyric crossover em concertos bem ao estilo Tree tenors e Lanza, com uma pitada Rieu.
    E acredito, que assim como vários outros grandes nomes... Ele apenas tenha sido infeliz em sua colocação!
    Mas, é sempre bom saber, que existem guardiões como você, protegendo a integridade da música erudita e tudo o que ela representa, neste país.

    Comentário postado no Facebbok

    ResponderExcluir
  7. Tânia Maria Amaral Ali, concordo em gênero, número e grau...superlativo como o próprio! Também não quero ingressos de presente de aniversário, mas eu também não daria prá minha sogra porque eu gosto dela! rs Abraço!

    Comentário postado no Facebook

    ResponderExcluir
  8. "Só sabe reclamar".

    1 - O avô da minha namorada adora ouvir Mozart, Beethoven, Strauss e hoje sabe conversar sobre música erudita porque os conheceram através do André Rieu.

    2 - Eu sou músico erudito formado e atuante, graças ao CD do Andrea Bocelli que meu pai escutava quando eu era criança, porque meus irmãos e meus pais escutam sertaneijo, pop/rock, etc.

    3 - A sociedade reclama que a mídia só da espaço para Michel Teló e afins, e quando criam um quadro que vai tocar Puccini, Verdi, Frank Sinatra com ótimos intérpretes (podem não ser os melhores do Brasil, mas são acadêmicos, profissionais atuantes) vem a dor de cotovelo.

    Este blog está uma chatice.

    ResponderExcluir
  9. Pois é....critica é fácil fazer...até eu faço ...difícil é ter culhão de subir no palco e fazer melhor, ou capacidade para uma contraproposta que seja melhor e de certo. Estudo desde criança e já atuo no meio musical há anos. Amo muito erudita, mas me permiti outros estilos...afinal...nAo é só o MEU gosto que presta. NAo vou ao show porque nAo tenho dinheiro, do contrario eu já estaria comprando. À partir do momento em que a única música boa e gostosa de se ouvir é a que pregam os críticos....eu mudo de profissão...afinal...música é a que nos da prazer, e nAo a que o super especialista Ali diz ser boa....to esperando
    Para te ver no palco...e a contra-proposta, vai rolar?

    ResponderExcluir
  10. Muito Hilário sua colocação meu caro Anônimo...vc só deve ser musico e não deve ter uma formação acadêmica? Deixe de retruncar falando bobagem ou então abre logo uma faculdade para políticos, já que se deve muito estudar antes de fazer algo.O Tirirca foi graduado nos picadeiros durante anos então....faça- me o favor!
    kkkkkkkkkkkkkk
    beijos querido Ali.( liberdade de expressão )
    Ass sabrina

    ResponderExcluir
  11. Marcelo Lopes Pereira28 de maio de 2012 às 11:05

    Ali, sou obrigado a concordar com você plenamente ! Rieu não tem nada a acrescentar na música é apenas um fenômeno de uma época em que a CULTURA DE MASSA, parece predominar. Garanto que suas gravações daqui 50 ou 100 anos estarão absolutamente esquecidas, enquanto algumas de Caruso, Pavarotti, Domingo, Pinchas Zuquerman, Dupré, Dieskau, Wunderlich, Barenboim, Karajan, Solti, Celibidache, Callas, Tebaldi, Birgit Nilsson, e tantos outros que merecem ser citados serão uma eterna lembrança do conturbado século XX e talvez num futuro distante se tornem ápices do que foi o Homo Sapiens nesse limitadíssimo espaço de tempo !

    ResponderExcluir
  12. Deveriam prestar mais atenção nos Corais dos Teatros Municipais do Brasil, principalmente S. Paulo ( Coral Paulistano) que se tornou uma vergonha para esta casa, depois da eliminação de grandes cantores feita pelo regente!!!!!. Quem pode representar o Brasil nesta formação?

    ResponderExcluir
  13. Onde está o barítono Paulo Szot?
    Quando será convidado para o Brasil?

    ResponderExcluir
  14. Paulo Szot se apresentará essa ano em SP
    pela Tucca http://www.tucca.org.br/atucca/atucca.asp
    :


    27 de novembro


    PAULO SZOT recital vocal

    O barítono brasileiro recebeu, em 2008, um Tony Awards das mãos de Liza Minelli por sua atuação no musical South Pacific, apresentado na Broadway, em Nova York. Há muito tempo sem se apresentar no Brasil, Szot fará, com certeza, um dos concertos mais esperados do ano!

    ResponderExcluir
  15. A "seriedade" deste blog enquanto espaço de crítica está expressa na forma como você se refere ao músico: o "cabeleira". O que mais esperar de uma crítica séria daí por diante? Que me conste, o André Rieu não se propõe a conquistar público para as nossas chatíssimas óperas e balés "sérios e corretinhos". Aliás, se esses espetáculos não conseguem atrair tanto público quanto os shows dele, isso só mostra a incompetência dos programadores culturais eruditos em traçar ações de marketing eficazes e atingir público. Será que é a linguagem que está ultrapassada e empoeirada, porque ainda se continua fazendo óperas para dinossauros assistirem-nas? Até os musicais conseguem atrair mais público que as chatíssimas óperas de sempre. Ninguém aguenta "mais do mesmo". Deixemos o André Rieu ser feliz (vivemos num mundo livre ou não?) e cuidemos nós de repensar nossa maneira fóssil de encenar óperas para torná-las mais atraentes. Um pouco menos de empáfia e pedantismo já seria um bom começo...

    ResponderExcluir
  16. Ah, a velha choradeira dos que não fazem nada e só se põem a criticar os que fazem. Os eruditos superiores não perdem essa mania de achincalhar e menosprezar as "culturas de massa". Não seria melhor ter um pouco mais de humildade e tentar ver, por trás do óbvio, o que as culturas de massa estão sinalizando e aprender alguma coisa com elas?

    ResponderExcluir
  17. Ali Han, aprende a tocar primeiro

    ResponderExcluir
  18. Fazia tempo que não lia tanta inveja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas