DICAS PARA OS JOVENS CANTORES LÍRICOS DO BRASIL. ARTIGO DE VITOR PHILOMENO NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.


Acompanhei aqui toda a discussão sobre as audições, e como toquei para todos os candidatos, não irei dar a minha opinião pessoal, me sinto na OBRIGAÇÃO de dar aqui algumas dicas para os cantores jovens (e alguns profissionais) sobre como se portar e o que levar para a audição, especialmente num volume de cantores como o dessa em questão.
Antes ainda, quero que reflitam sobre o seguinte: quantos teatros  no Brasil abrem as portas a ouvir, integralmente, honestamente e com a REAL INTENÇÃO de usar os novos talentos do canto lírico como o São Pedro? Não muitos. Todos os cantores foram ouvidos com a genuína boa vontade de serem aproveitados nas montagens do teatro.
Isto posto, seguem dicas:
 
1 - Se você sabe que serão entre 5 e 10 pessoas, aproximadamente, para serem ouvidas em uma hora, como divulgado no site, e que obviamente a banca precisa deliberar em algum momento ou outro, isso dá ao candidato uma média de no máximo 4 ou 6 minutos para sua ária. Levar uma "scena" completa de bel canto, com recitativo, ária, tempo di mezzo, cabaletta, variação e final, por exemplo, não vai lhe garantir uma vaga, pelo contrário, só passa antipatia e desrespeito com o tempo da banca e dos seus colegas. Quem está na banca certamente está lá porque entende do assunto, então nos primeiros compassos do recitativo e/ou ária, já se tem uma noção boa da escola e possibilidades do candidato. Não será o super agudo final da ária que te dará uma boa impressão. É o todo. E isso se consegue com uma ária de 2 ou 3 páginas. Mesmo um Mozart ou Handel, onde o recitativo é "obrigatório".

2 - Levar aquela ária super desconhecida também não te ajuda. Lembre que o pianista contratado muitas vezes lerá a ária à primeira vista, o que somado ao nervoso natural do cantor, não surte um bom resultado. Além do que, há um momento em que todos estão cansados, seja pelo volume de candidatos, seja pelo tempo decorrido, ou qualquer outro motivo. Então facilite sua vida. Procure um bom instrutor de repertório que certamente ele poderá te orientar em algo que valorize sua voz e não comprometa sua performance.

3 - Cena é interessante, mas não mascara problemas vocais. Seja expressivo, seja artista, cante com a voz, além de tudo. Ficar acanhado, grudado ao piano só passa insegurança, e isso é tudo o que um cantor não deve passar numa audição, além de correr o risco de derrubar a tampa, que está aberta para música de câmara, como eu já vi acontecer.

4 - Anuncie com calma seu nome, e o que você irá cantar. Se a banca comenta algo enquanto você canta, não quer dizer que você não foi interessante, mas que algo surgiu que precisa ser resolvido naquele momento.

5 - Vá para uma audição preparado. Além do seu professor de canto, procure se inteirar musicalmente do estilo, do idioma (MUITO IMPORTANTE) e do período da peça executada. Temos EXCELENTES profissionais em São Paulo que podem ajudá-los com isso. Mais vale uma ária mais simples bem executada do que aquela ária que você sempre sonhou cantar, mas que estando pronta ou não, pode dar margem a erros.

6- Levem as partituras coladas ou encadernadas. Folhas soltas podem cair, e o pianista fica em desespero nessas situações.

7 - Cantem decorado, nada mais amador do que aparecer pra uma audição com algo que não está decor.

Parabéns a todos pelo desempenho. Estar no palco é um teste de fogo, e só chegar lá já é um mérito.

Vitor Philomeno.

Theatro São Pedro.

Comentários

Postagens mais visitadas