TRÊS TENORES BRASILEIROS NA REDE RECORD

   

A Rede Record de televisão anunciou no último dia 29 de Abril um concurso para a seleção de três tenores brasileiros. O programa da bela apresentadora Ana Hickmann terá um quadro chamado  "Estilos" que será apresentado por Marco Camargo. Segundo ele será : " Apoiado por um júri de primeira linha do cenário musical (os maestros Benito Juarez e Otávio Simões, a cantora lírica Inês Stockler e Alexandre Schiavo, presidente da Sony) estarei em busca dos três tenores brasileiros."
   A idéia é manjada, a franquia os Três Tenores (Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras)  fez grande sucesso na década de noventa e no início do século presente. Muitos gostaram e afirmam que a ideia ajudou a popularizar a ópera. Os mais puristas torceram o nariz, viram um descaso com a ópera, já que eles só cantavam trechos. Na visão destes (e minha também) , o intuito dos Três Tenores era só comercial, faturaram uma bolada com apresentações pelo mundo e com a venda de CDs e DVDs.
Três Tenores original
   Os Três Tenores originais tinham uma carreira sólida no mundo lírico, todos eles cantaram nos grandes teatros. O programa da rede Record visa encontrar cantores brasileiros dos 15 aos 40 anos, não é necessários ter experiência alguma, não precisa ter cantado em lugar algum. Basta enviar um currículo e um vídeo soltando o vozeirão e pronto. Já estas inscrito.
   Os vencedores provavelmente assinarão um contrato com a Sony (não achei o regulamento) , gravarão vídeos e se apresentarão pelo Brasil. Cantarão trechos de ópera conhecidas do grande público e canções populares. Usarão sempre microfones e duvido que algum dia cantem uma ópera completa. Dará um bom genérico. 
Três Tenores original.
   Esse tipo de programa visa apenas a audiência e os lucros que serão gerados por ele. A ópera e a arte estão em último plano. Teremos um programa onde serão selecionados cantores banais, com interesse no marketing e não na voz ou atuação. Os jurados criticarão duramente os cantores que não interessam. Os vencedores, provavelmente , serão um tenor boa pinta pra atiçar a mulherada, um rapaz novo e de origem humilde (brasileiro adora esse tipo de história, o cara que vem do nada e sobe rápido ) e um com boa voz no microfone.
   Para o canto lírico esse tipo de programa não acrescenta nada. Quando comentar com os amigos que vou a espetáculos de ópera todos se lembrarão dos três tenores brasileiros e acharão suas vozes lindas. Aconteceu isso com Rinaldo e Liriel, por falar nisso alguém sabe onde andam esse dois. O mercado foi implacável com eles, depois que venceram os contratos foram abandonados pelo Raul Gil e pela gravadora. Os três tenores brasieiros terão o mesmo destino?
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Caro Ali, é sempre bom ter mentes como a sua, para mostrar a real desvalorização da música erudita e seus reais representantes.
    O dar na cara!... Poderiamos dizer assim.
    Pois neste país, vivemos em meio à pagãos culturais.
    Se houvesse um real interece de buscar os verdadeiros tenores brasileiros; bastaria apenas focar os olhares para os teatros, e ou na internete. Lá encontraríam grandes vozes brasileiras já com muito tempo de estrada, conhecimento, estudo, etc.
    Quer dizer que, com uma seleção ridicula que fizerem no tal programa... Grandes vozes como Arancam, Medina, Marcio Di Freitas e tantos outros, serão inferiores aos taisinhos entitulados tenores!
    Este país, é uma vergonha!
    Não surpreende, ser tão desvelorisado lá fora.
    Talvez por estas e outras, que Arancam, apadrinhado pelo próprio Placido Domingo, e com tantas peças em sua carreira, deixou o país, sem vontade de voltar.
    Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Concordo Ali em tudo!! Cantor lirico é para teatro lirico, o fato de ter tido os três tenores, Pavarotti, Placido e Carreras foi para estimular outras coisas, mas lembro que todos os 3 já faziam carreira lirica importante nos maiores teatros do mundo, um programa de televisão ainda mais no Brasil só vai banalizar a arte lirica!!
    Me sinto desestimulada e pra mim não acrescenta absolutamente nada!
    Enfim, espero que ao menos os verdadeiros cantores tenham bom senso! pois a arte de cantar liricamente está em fazer ópera tradicional, desculpem se sou mto tradicional...
    Mas penso assim, boa sorte...

    Eu não serei espectadora

    Abraço Ali

    Ana Paula Brunkow

    cantora lirica

    ResponderExcluir
  3. Prezado Ali, mesmo concordando com tudo que você e os colegas acima escreveram, não posso deixar de dizer que ver a ópera aparecendo nos meios de comunicação de massa, ainda que tão pobremente representada, não deixa de ser algo positivo para o gênero. De um jeito ou de outro está se falando sobre ópera, e isso é bom, é bom que a mídia abra este espaço para dar uma chance à grande massa de ouvir algo diferente de telós e funks da vida.
    Quem sabe um ou outro espectador furtivo se anime um dia a ir ao Teatro assistir à uma ópera de verdade...
    Vou ficar torcendo para que os jurados tenham carisma suficiente para "vender o nosso peixe" (nessa feira montada...) rsrs.
    Um abraço,

    Laura Aimbiré
    mezzo-soprano

    ResponderExcluir
  4. Realmente o Brasil me decepciona mais uma vez!
    Moro na Europa ha quase 6 anos, Fiz escola de Opera e Mestrado em Canto na Escocia e depois de 2 anos trabalhando em Londres resolvi me aprimorar mais, assim me mudei pra Italia para estudar com Mirella Freni. No total ja se vao quase 10 anos de estudo, esforco e dedicacao.

    Dai vem um senhor qualquer de uma emissora de televisao e tem a brilhante ideia de dizer que agora vamos descobrir o proximo Pavarotti no Brasil, ele esta por ai, e nao precisa de estudo nenhum nao, basta ter a oportunidade. Querem dizer que basta abrir a boca e cantar, nao eh dificil, nao precisa estudar e que os grandes cantores sao todos prodigios que foram descobertos exatamente assim.

    Ja vi coisas parecidas no Reino Unido no Programa Britain's Got Talent, que "descobriu" o Paul Potts (um mentiroso que dizia-se carteiro e que sem estudo nenhum cantava Nessum Dorma, mas depois se descobriu que tinha sim estudado em um dos conservatorios britanicos e como nao conseguia nada por falta de talento, foi trabalhar de carteiro), ou pior o exemplo de Katherine Jenkins, uma loira lindissima que tambem nada conseguia apos se formar numa das conceituadas escolas de Londres e porque era bonita, resolveu fazer o chamado POP Opera, infelizmente ela nao tem nem voz e nem tecnica pra fazer o estilo que faz, e para uma carreira seria entao, nem se fala.

    O que me preocupa bastante e neste ponto discordo da Laura no comentario acima, eh que infelizmente este tipo de iniciativa tras ao grande publico um "produto" que muitas vezes nao eh o que se ve nos teatros e quem nao tem conhecimento sobre o assunto, assume que aquilo EH OPERA de verdade.
    Cansei de ouvir, mesmo na Europa, amigos meus dizer: ah sim! Adoro Opera, adoro o Il Divo, a Katherine Jenkings, Paul Potts, o Fantasma da Opera (???), e sao esses personagens que ficam na mente deles e a maneira como eles cantam eh que fica na mente deles.

    Imagine no Brasil, onde a televisao tem um poder absolutamente sem paralelo sobre a mente das pessoas, onde nao existe o conhecimento a respeito de musica classica, o que vai ficar na mente eh essa imagem. Portanto eu acho sim um deservico a arte e a classe artistica este tipo de iniciativa. Querem tornar banal os anos de estudo necessarios para se tornar um musico competente. A consequencia disso eh muito simples: como nao precisa tempo e nem esforco, qualquer um pode cantar, qualidade eh algo desnecessario e pagar decentemente a um musico entao, pra que? Nao precisa! Ja estamos dando o "espaco" para voce mostrar seu talento!

    Eu faco votos que o falado programa seja serio, mas tambem concordo com um dos outros comentarios acima: se realmente fosse para fazer os 3 tenores do Brasil, bastaria reunir alguns do que ja estao fazendo carreira ha anos ou que despontam no cenario internacional.

    Cordialmente,


    Felipe Oliveira
    Baritono
    Maceio - AL

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo Felipe!
    Fazemos nossas as vossas palavras.
    De qualquer forma, todas as vozes de banheiro, que ali surgirem... Irão repercurtir de forma errônea!
    Pois em um país, que nada conhece desta bela arte!... Julgará como maravilhosos os tres borralhos brasileiros que a Grande Rede Record criar.

    ResponderExcluir
  6. Caríssimos, como artista acho super positiva a atração, é claro que o objetivo é entretenimento, e não arte. Mas acho positiva porque leva, de uma forma, ou de outra, a ópera, ou o canto lírico, à audiência do Tudo é Possível. Isso é importante porque se em televisão a cabo já não há programação lírica, quem dirá na TV aberta, onde, em São Paulo, ficamos restritos à TV Cultura que, todos sabem, tem péssimos índices de audiência.

    A TV Record pode nos ajudar, e muito. Principalmente no que diz respeito ao público pagante em teatros de ópera.

    Tá, eu sei que temos casa cheia nos teatros de ópera, mas, exceto com a Traviata aqui em Sampa, as temporadas são curtas.

    Lembro-me que quando apareceu a Família Lima na grande mídia. Muitas pessoas deixaram de lado o preconceito com a música clássica porque os meninos são lindos (ouvi muito isso naquela época). Isso passou, e depois vieram os gatões do "IL DIVO".

    Gente, não sou homossexual, não é por aí. Estou me pronunciando dessa forma porque o que vende hoje é estética.

    Um amigo meu, Leonardo Neiva, é conhecido de muitos aqui, lançou um CD com mais dois cantores líricos. Vocês sabiam? Viram alguma coisa? A resposta é NÃO! Por que? Porque não foi pra TV.

    Queridos, não quero brigar com ninguém, mas sempre que a grande mídia se envolve, muitos de nós ganhamos espaço na questão "entretenimento".

    Foi assim com "Mia Gioconda" na novela. Foi assim com "Terra Nostra", enfim. Acho positivo, e só não me inscrevi porque sou barítono.

    Apoio todos os amigos que se inscreveram, afinal, no Brasil, os palcos são sempre ocupados pelos mesmos cantores, porque os outros nunca estão preparados... mas isso é outra história.

    ResponderExcluir
  7. Prefiro ouvir o sole mio do que qualquer outra porcaria de Teló ou funk na tv. Ópera é uma religião, e como toda religião existem os fanáticos. O fanatismo é algo péssimo. Que o povo brasileiro ouça mais Boccelis do que qualquer música que tenha bunda no meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, mesmo com as palavras fortes. rsrsrs.
      Mas concordo contigo. E não é de péssima qualidade como os colegas acima disseram não.
      Foi um momento previlegiado quando em casa de minha irmã, onde só o arrocha ( algo dançante daqui da Bahia) prevalece...
      Todos na sala (que geralmente é um pandemonio de conversas paralelas)no domingo(24) pararam num silêncio teatral e ouviram um lindo rapaz de olhos azuis cantar Halleluya....nossa! Quando olhei - despois de enxugar as minhas lágrimas - os seus rostos, estavam extasiados. Isso valeu!
      Bailarina clássica,
      Contralto.

      Excluir
  8. A intenção do quadro "Estilos" não é depreciar a arte lírica, nem desprestigiar os grandes tenores que já temos. É bom lembrarmos que há espaço para tudo e todos, e que estamos tratando de públicos bastante diferentes.

    Por acaso a aparição dos famosos "Três Tenores" em 1994 anulou a existência de tantos outros grandes do mundo? Tem pra todos os gostos: Ian Bostrige, Neil Shicoff, Roberto Alagna, Peter Schreier, Juan Diego Flórez, Rolando Villazón, Siegfried Jerusalem, Ramón Vargas, Jonas Kaufmann... bom, a lista é infinita. Algum deles deixou de ter o merecido reconhecimento?

    Uma boa notícia: nossos excelentes tenores do cenário lírico brasileiro (e são muitos!) vão continuar existindo.
    O que a emissora está fazendo é um reality que vai abranger vários estilos musicais, sendo a primeira temporada esta dos 3 Jovens Tenores. É um jogo, uma competição, e não uma rasteira na nossa classe artística, como muitos estão querendo acreditar.

    Devemos também lembrar que no mundo inteiro esse gancho foi usado: Os 3 Tenores Irlandeses, 3 Tenores Australianos, 3 Tenores Canadenses, Os 10 Tenores, 3 Tenores e um Soprano, Os 3 Sopranos, Os 3 Barítonos, Three Mo' Tenors, Os 3 Contratenores, os 3 Tenores Chineses... E mesmo assim a vida operística continuou existindo.
    Ah, mas lá fora é chique, né? Só aqui que é uma vergonha...

    Concordo com as palavras de minha querida Laura Aimbiré, grande artista, quando disse que já ajuda muito o fato de transmitirem um pouco de canto lírico na TV, ainda que através de canções com esse sabor 'crossover'.

    Estou agora me lembrando de algo... comecei a gostar de música clássica precisamente aos nove anos, quando assisti uma fita VHS de meu pai: era um recital de um tenor catalão chamado José Carreras, em Curitiba. Assisti essa fita facilmente umas 30 vezes, e decorava os movimentos do maestro argentino Enrique Ricci. Carreras não estava cantando Samson et Dalila, nem Werther, nem Tosca, nem Stiffelio. Era O Sole Mio, Mattinata, Granada, No Puede Ser, Torna a Surriento... E o curioso é que mesmo assim cresci e me tornei músico profissional. (Provavelmente se o VHS fosse Parsifal na íntegra, ou Die Frau ohne Schatten, ou Wozzeck, com nove anos de idade eu poderia "me assustar" e não ter seguido adiante... vai saber.)

    Quando alguns dizem "não serei espectador do programa", preciso reiterar que o alvo da Record realmente não são vocês: são pessoas que quase não têm contato com esse tipo de música.

    O biólogo Ali Hassan se propõe a prever (negativamente) os rumos do concurso... Respeito a preocupação mas não concordo. Inclusive vale lembrar que 3/4 dos jurados desse programa são pessoas de música erudita, e não do mundo da mídia ou da moda.
    E sobre achar que os vencedores nunca chegarão a cantar uma ópera completa um dia - certamente um desprestígio aos tenores inscritos -, confira o nível desses jovens candidatos.
    Todo domingo, das 12h às 16h no programa "Tudo É Possível", Rede Record.

    Um abraço,

    Otávio Simões
    jurado do quadro Estilos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelas palavras Grande Otávio Simões. Bravo!!!!

      Excluir
    2. Convido os interessados a participarem de minha Page Principal no Facebook como "Rosana Rodrigues - Espaço Ponto de Luz" e " Rosana Rodrigues Soprano", com posterior inclusão em Grupo e Página específico do FB, ambos de discussão sobre o assunto "OS TENORES DO BRASIL", com comentários, bastidores, videos, reclamações a Record, etc.
      Abs ao Jurado Otávio Simões, um dos 2 a ser convidado apenas para a futura macarronada com os tenores, provavelmente...rs
      Grata, Rosana Rodrigues.

      Excluir
    3. Otávio, adorei sua resposta.Concordo absolutamente. Qual foi minha surpresa, ao ligar a tv e ver amigos cantando!!! Nem sabia do programa, pois não vejo Tv, depois de um mês da estréia e de ver comentários no facebook, acabei dando uma espiada...Gostaria de elogiar a cordialidade e respeito que vi tratarem os canditatos (colegas de profissão, não cantores de banheiro como o dono do blog insinuou), espero que esta atitude seja um exemplo para as pessoas. Uma amiga musicista (ECA- USP)

      Excluir
  9. Genial o texto do Maestro Simões, existe uma sensível diferença entre um estudioso de música e o biologo dono de um blog.

    ResponderExcluir
  10. Mesmo vendo a "tentativa" de se divulgar a musica erudita atraves da midia, acho que ainda é muito pouco para nossa musica. Onde é que vemos nas escolas publicas existir ensino de musica? Vemos bandas e fanfarras que apenas ensinam a competição, não a apreciação musical. Os jovens não vão conhecer o que não se divulga, mas não deve ser apenas televisão. Escola deve ensinar musica, pois o que vemos hoje é apenas uma decadencia do gosto musical. E se realmente se quer fazer divulgação da musica erudita, por que a propria Rede Record não transmite concertos e operas explicando sobre seus compositores e obras? E cade uma orquestra de Tv e rádio? Não é a simples questão de achar uma pessoa que aparentemente canta bem, mas que para quem conhece musica sabe muito bem sua tecnica. Deve-se ter ensino de musica nas escolas publicas, pois se não educamos musicalmente os jovens, não teremos adultos que vão aos concertos e operas.
    Acho sim uma vergonha esse concurso, mas espero que achem algum de nossos excelentes tenores brasileiros que ja fazem carreira aqui, pois esse é o nosso verdadeiro ouro.

    ResponderExcluir
  11. Ali Baba e os 40 tenores!!!

    ResponderExcluir
  12. Tem "espertos" demais se preocupando pela arte lírica. O programa de televisão não visa a arte lírica. Muitos desses espertos esquecem que "tenor" não só se refere ao mundo da ópera.
    A ausência total da ópera na televisão brasileira pode mudar após este programa. Porque não?
    Esse negativismo antes mesmo do bebé nascer só demonstra uma falta de visão. Os defensores xiitas da ópera deveriam saber que a ópera não lhes pertence. A ópera sempre foi popular e não importa como ou quem o faça. O importante é fazer. Existem cantores pop medíocres mas não por isso a música pop deixou de existir.
    Existem cantores de ópera, regentes, diretores cênicos, péssimos e mesmo assim a ópera não morreu.
    Que falem de mim, mesmo que mal. Esse deveria ser o leitmotiv de quem verdadeiramente ama a ópera e mundo lírico.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns ao comentário acima!!!!

    ResponderExcluir
  14. A verdade é que nunca se falou tanto sobre tenores como agora! Se a intenção do programa “Estilos” é valorizar, reconhecer e tornar público cantores líricos, mesmo que tenha que usar o formato da TV aberta para isso, é válido! Tem gente falando mal por que é na Record e que a Ana Hickmann não entende da “arte”... Ora! Se fosse no programa do Faustão, seria diferente? Outros que estão falando mal são os que foram reprovados, seus parentes e conhecidos, mas esses também é compreensível que ajam assim, pois seus afetos foram eliminados. Se analisassem o ibope apenas do quadro “Estilos” e não do programa inteiro “Tudo é Possível”, veríamos que o quadro “Estilos” ultrapassaria os pontos das outras emissoras, pois todo mundo está comentando sobre ele- um sinal claro de que todo mundo está vendo e gostando dos cantores líricos. Os críticos não gostam do programa porque acham que estão banalizando a música lírica. Porém cabe aqui uma reflexão: a quem pertence a Música lírica? É um patrimônio de domínio público ou exclusividade de uma pequena elite que teve a sorte de a conhecer e estudar? E mais: Estudar e praticar para a exibição a quem? A meia dúzia de afortunados que possam pagar ingresso de uma ópera? Acredito que não, que a música é um bem destinado a alegrar a todo e qualquer homem, e assim deve ser divulgada o máximo possível, da maneira que for, e tanto é, que a maioria do povo brasileiro conhece música clássica como? Através dos desenhos animados!!!! Sim, meus amigos!!! Quem não se lembra das aventuras de Tom e Jerry tendo ao fundo a música clássica? Pois bem...
    Continuando, os “Três Tenores (Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras) cantavam somente músicas conhecidas e populares, como o quarteto “Ill Divo” faz hoje, e sempre com apresentações lotadas, pelo mundo afora. Se o intuito do “Estilos” é fazer o mesmo, então qual é o problema ? O Brasil não tem tenores capacitados? A música Lírica tem que ser cantada apenas em óperas, consertos e teatros, para o deleite de poucos? Porquê? O que afinal os críticos querem ? Apenas falar mal de um programa que está incentivando jovens talentos e que poderão ter uma futura carreira musical e artística, com amparo de uma rede de TV e uma Gravadora? No fundo parece que estão com inveja, de não terem tido a ideia antes, ou de não terem mais idade para participar do concurso.
    Aos 15 finalistas o que tenho a dizer é: -Cantem alto e forte, mostrem seu talento, divulguem sua arte. Porque no mínimo serão muito mais conhecidos e apreciados do que antes de ingressar nesse concurso.
    Afinal, tudo não passa de show business, tanto nos teatros ou numa emissora de Tv......

    ResponderExcluir
  15. A verdade é que nunca se falou tanto sobre tenores como agora! Se a intenção do programa “Estilos” é valorizar, reconhecer e tornar público cantores líricos, mesmo que tenha que usar o formato da TV aberta para isso, é válido! Tem gente falando mal por que é na Record e que a Ana Hickmann não entende da “arte”... Ora! Se fosse no programa do Faustão, seria diferente? Outros que estão falando mal são os que foram reprovados, seus parentes e conhecidos, mas esses também é compreensível que ajam assim, pois seus afetos foram eliminados. Se analisassem o ibope apenas do quadro “Estilos” e não do programa inteiro “Tudo é Possível”, veríamos que o quadro “Estilos” ultrapassaria os pontos das outras emissoras, pois todo mundo está comentando sobre ele- um sinal claro de que todo mundo está vendo e gostando dos cantores líricos. Os críticos não gostam do programa porque acham que estão banalizando a música lírica. Porém cabe aqui uma reflexão: a quem pertence a Música lírica? É um patrimônio de domínio público ou exclusividade de uma pequena elite que teve a sorte de a conhecer e estudar? E mais: Estudar e praticar para a exibição a quem? A meia dúzia de afortunados que possam pagar ingresso de uma ópera? Acredito que não, que a música é um bem destinado a alegrar a todo e qualquer homem, e assim deve ser divulgada o máximo possível, da maneira que for, e tanto é, que a maioria do povo brasileiro conhece música clássica como? Através dos desenhos animados!!!! Sim, meus amigos!!! Quem não se lembra das aventuras de Tom e Jerry tendo ao fundo a música clássica? Pois bem...
    Continuando, os “Três Tenores (Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras) cantavam somente músicas conhecidas e populares, como o quarteto “Ill Divo” faz hoje, e sempre com apresentações lotadas, pelo mundo afora. Se o intuito do “Estilos” é fazer o mesmo, então qual é o problema ? O Brasil não tem tenores capacitados? A música Lírica tem que ser cantada apenas em óperas, consertos e teatros, para o deleite de poucos? Porquê? O que afinal os críticos querem ? Apenas falar mal de um programa que está incentivando jovens talentos e que poderão ter uma futura carreira musical e artística, com amparo de uma rede de TV e uma Gravadora? No fundo parece que estão com inveja, de não terem tido a ideia antes, ou de não terem mais idade para participar do concurso.
    Aos 15 finalistas o que tenho a dizer é: -Cantem alto e forte, mostrem seu talento, divulguem sua arte. Porque no mínimo serão muito mais conhecidos e apreciados do que antes de ingressar nesse concurso.
    Afinal, tudo não passa de show business, tanto nos teatros ou numa emissora de Tv......

    ResponderExcluir
  16. http://www.youtube.com/watch?v=nSlsJEOgV-E&feature=player_embedded#!

    tudo bem que as backing vocals do programa deslizaram ai um tiquim, mas é um grande interprete. fiquei estasiada com a beleza dessa apresentação.

    ResponderExcluir
  17. Assistindo a grande final do programa Estilos na Rede Record, passei momentos de muita emoção. Meu filho Ricardo Máximo, foi eliminado no programa passado para tristeza de muitos que o ouviram e viram, todavia a vida é feita de vitórias e d...errotas e ser eliminado serve também para estimular muito mais a sua bela jornada que sempre é coroada de belos eventos. O programa estilos deu a chance para que cada um mostrasse seu potencial inclusive dando as passagens e estadia a todos os candidatos. Com a saída de Ricardo Maximo, logicamente o meu preferido até porque é meu unico filho eu transferi toda a minha emoção a um unico candidato que me emocionou desde o princípio com seu sorriso solto, seu jeito tranquilo de ser, sua voz suave e o carisma reconhecido quando toda a platéia se levantou ao ouvir sua voz e interpretação. Por diversas vezes achei que esse verdadeiro "diamante" não seria reconhecido pelos jurados como um dos favoritos. Todos os jurados tinham olhos e ouvidos voltados a todas essas belíssimas vozes que passaram pelo programa e eu torcia muito para que na final não retirassem aquele que cantou e encantou a todos. Mister Sony reconheceu que esse lindo jovem de origem humilde, olhar doce e sorriso de menino não poderia ser eliminado ao bel prazer. Esse candidato chama-se Tiago Neves, sim na grande final era ele o verdadeiro "diamante" negro do programa Estilos. Parabéns a Rede Record de Televisão por não deixar de fora o verdadeiro "rei" dos tenores. Parabéns mais uma vez a todos aqueles que participaram e quero deixar aqui os meus agradecimentos a Rede Record de Televisão e aos jurados pelos excelentes elogios que fizeram ao meu filho Ricardo Máximo. Fica hoje solenimente reconhecido por mim, mera expectadora de programas de auditório, que o programa Estilos foi muito feliz em contratar mais de tres tenores, dentre eles é claro o encantador Tiago Neves. Obrigada a todos.

    ResponderExcluir
  18. Muitos candidatos estudam música sim, não podemos generalizar e detonar que são todos cantores de chuveiro. Outra coisa, todos nós precisamos pagar nossas contas, e se o rapaz não teve uma educação musical para ser um cantor de ópera, pois isso leva no mínimo uns 10 anos de estudo em conservatório e/ou faculdade de música, mas tem muita vontade de cantar o estilo erudito, qual o grande pecado de ser cantor de casamento ou de participar de um grupo pop ópera? Afinal, a arte está a serviço do homem ou o contrário? Deixem os caras gravarem o CD, e quem for cantor lírico mesmo vai continuar os estudos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas