“ ROSANA LAMOSA – A ETERNA” ARTIGO DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

sopranos-600-OK
No recente espetáculo do TMRJ “A criação”, música de Haydn e indicações cênicas e coreografia de Uwe Scholz,mais uma vez a direção do teatro não encontrou em todo o Brasil ,desde a fronteira com o Suriname até aquela pontinha final sul   de nosso mapa no RGS,  nenhum soprano além de Rosana Lamosa que achasse capaz de atuar como solista principal. O papel não é de apocalíptica dificuldade,não se exige uma beldade a desempenhá-lo,nem um soprano com qualificações extraordinárias.    

Assim, lá estava,em todas as récitas (como anunciou a programação do TMRJ ),impávida e gorjeante,essa nossa velhíssima conhecida,que,desde o Oiapoque ao Chuí,domina inteiramente a cena lírica nacional. Don Pasquale? Rosana Lamosa.Traviata? Rosana Lamosa. Romeu e Julieta? Rosana Lamosa. Paixão de São João,de Bach ? Rosana Lamosa. Lucia di Lamermoor? Rosana Lamosa.  Elixir de Amor? Rosana Lamosa.Filha do Regimento ?Rosana Lamosa . Carmen? Rosana Lamosa.Bohème? Rosana Lamosa. E segue a lista, aqui resumidíssima.

Não vamos chegar à extrema incorreção de dizer que Rosana Lamosa sempre canta mal. Pode ser que,vez ou outra,ela não atue muito bem.Mas há prestações suas que só merecem elogios. No entanto,não é isso que está em foco. O que está sob a luz dos refletores é que,agindo como agem,o TMRJ , o TMSP  e outros teatros de ópera do Brasil atravancam o progresso da arte musical brasileira entregando a maciça maioria dos papéis de soprano lírico ou lírico-ligeiro  a Rosana Lamosa.

A título de informação, dada aos leitores e sem maiores pesquisas, o soprano Rosana Lamosa cantou no TMRJ,entre outros  títulos que nos passam despercebidos: em 2.000 , Il Guarany e O Morcego,em 2.001 La Sonnambula,em 2003 Rigoletto ,em 2004 Elixir de Amor, e nos anos  seguintes muitos títulos,alguns já mencionados. O público,que gosta de renovação,é obrigado a suportar essa maciça predominância e preferência quase única da direção do TMRJ e de outros teatros, mesmo que por vezes o soprano em causa cante bem. Há pratos maravilhosos na culinária francesa,mas que todo dia chegam a causar até náuseas.

Atravancam o  progresso da arte musical porque impedem que outros sopranos , talentosos e capazes, muitos deles na década ainda dos vinte anos ,subam aos palcos para adquirir experiência e alcem vôo iniciando carreira.

O excelente soprano Lina Mendes é um exemplo: Carioca (de Niterói),foi preciso que o Maestro Jamil Maluf,de São Paulo,a ouvisse para imediatamente escalá-la em I Pagliacci,a que se seguiu Rigoletto no TMSP sob unânimes aplausos.Como ela,estão se lançado no circuito os magníficos sopranos  Livia Dias, que cantou recentissimamente Orfeu e Eurídice com a OSB,Paloma Lima e Loren Vandal , também contratadas pela  OSB , ambas capazes de enfrentar com juros os papéis de propriedade de Rosana Lamosa ,co-dirigidas artisticamente por Fernando Bicudo,esse gênio empreendedor da arte musical do Brasil.

Além dos mencionados,há talentos indubitáveis na praça,todos da geração super-nova: os sopranos Gisele Diniz, Aline Ribeiro, Debora Grimaldi,Mona Villardo, Ludmilla Bauerfeldt,Marina Considera,Juliana Franco,Sylvia Salustti, Priscilla Pinheiro,Karla Danielle , os já lançados sopranos Gabriella Pace e Claudia Ricitelli,ambas também capazes,como já o fizeram,de atuar nos mesmos papéis insistentemente dados a Rosana Lamosa.

Repita-se pela enésima vez que não estão em foco nem as qualidades ,que são muitas,nem as eventuais más atuações de Rosana Lamosa. O foco deste artigo é a  pertinaz e danosa insistência  em entregar a ela a imensa maioria dos papéis de seu registro quando há outros muitos sopranos merecedores de cantarem eles esses mesmos papéis, repita-se que muitas vezes com  juros vocais,musicais e cênicos.Muitas cantoras acima mencionadas são mais bonitas que Rosana Lamosa...

Já várias vezes o crítico Ali Hassan Ayache mencionou ao redator destas linhas que muitos em SP comentam as repetidas  atuações de Rosana , com exceção de parentes e poucos fãs renitentes.

Este artigo pretende contribuir para o progresso da música no Brasil,progresso esse que depende,e muito,de renovação de valores. Como exemplo maior dessa renovaçãp, mencione-se a Orquestra Sinfônica Brasileira&Opera e Repertório, que escalou para a temporada deste ano de 2012 muitos dos sopranos acima citados, e outros ,não citados,pertencentes à linha dos super-novos.

GLORIA IN EXCELSIS DEO

MARCUS GÓES-JUNHO 2012

NOTA: A PROGRAMAÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL IMPRESSA NA INTERNET DÁ O NOME DO ESPETÁCULO, TODAS AS DATAS E, ABAIXO DE TODAS ESSAS DATAS OS CANTORES SOLISTAS, ENCABEÇADOS POR ROSANA LAMOSA, COMO SE ELA ATUASSE EM TODAS AS RÉCITAS. NÃO HÁ MENÇÃO A DOIS ELENCOS NEM A DATAS DE ATUAÇÕES DE CADA SOLISTA. MENCIONA O SR. ANDRÉ CARDOSO APENAS COMO RESPONSÁVEL PELA REGÊNCIA E NÃO COMO “DIRETOR” DO ESPETÁCULO. A BEM DA VERDADE, DEIXAMOS CLARO QUE NOS CHEGOU INFORMAÇÃO DE QUE, EM NOVE RÉCITAS, ROSANA LAMOSA ATUOU EM CINCO, O QUE NÃO AFETA NEM O ESPÍRITO NEM A INTENÇÃO DO ARTIGO. SE O TMRJ, POR DESORGANIZAÇÃO OU PREGUIÇA, ESTAMPA PUBLICAMENTE INFORMAÇÕES INSUFICIENTES OU QUE CONDUZAM A ERRO, LAMENTEMOS TAL FATO. O CORRETO SERIA ESTAMPAR QUE SÃO DOIS OS ELENCOS, QUEM É QUEM, AS DATAS DE CADA ELENCO, ETC… MARCUS GÓES

Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

  1. Marcus Goes, embora tenhamos uma ética profissional, e mtos de nós cantores ñ falamos pois isto pode gerar polêmicas, devo dizer que admiro o trabalho de Rosana sempre, mas tenho que concordar em parte e acho que o pouco espaço para tantos talentos neste Brasil realmente faz com que tenhamos que bater em outras portas. Parece sempre uma mania de ter sempre os mesmos artistas, n desmerecendo ninguém pelo amor de Deus, devo dizer que gosto mto da soprano Rosana Lamosa e isto n é pessoal, mas acho que os Diretores dos nossos teatros poderiam pensar que n existe razão em formar tantos cantores para ver sempre o mesmo time atuando. Eu mesma confesso que tenho tentado e não acho que sou uma jovenzinha de 20 anos, mas o meu material poderia ser mto mais apreciado dentro do meu próprio pais, também porque se estamos sempre ativos nos tornamos ainda melhores, desculpe o desabafo, e falo isto por tantos outros cantores, talvez exista sempre a questão de gosto pessoal, mas as oportunidades precisam ser dadas a todos, por isto resolvi comentar e dizer que realmente é desanimador, parabéns ao Marcus por este artigo, quero dxar aqui registrado que minha intenção não é polemizar apenas dar minha modesta opinião, e assino pois n gosto de me ocultar qdo penso algo.
    Saudações musicais
    Ana Paula Brunkow

    ResponderExcluir
  2. Que artigo horroroso! Que país é esse? Que quer jogar no lixo cantores experientes e dão certo! ... "ah! chega de você fulano de tal... vai virar sapateiro agora que outros tem que cantar!!!" que absurdo!!
    Uma posição no meio artístico e a confiança dos maestros se conquista com muitos anos de trabalho e de SUCESSOS! Se Rosana canta "pra caramba" é porque tem sutileza, bom gosto, ótima técnica e bagagem que se conquista com muitos anos de trabalho e estudo árduo.
    Como e' que você tem coragem de escrever tantos insultos assim sobre uma cantora que foi e ainda está com resoluta competência para estar nos palcos brilhando e acalentando a platéia com sua linda voz e figura.
    Vai se catar dizendo que outras são até mais bonitas.... que comentário horroroso
    Voce ainda diz que quer contribuir para o desenvolvimento da música no Brasil????

    CANTORES E CANTORAS, SAIBAM ENTAO QUE SEGUINDO O RACIOCÍNIO DO AUTOR DESSE ARTIGO VOCES TERAM APENAS ALGUNS ANOS DE CARREIRA... DEPOIS PODEM VIRAR BLOGUEIROS E ESCREVER BESTEIRAS NA INTERNET.

    RESPEITEM OS NOSSOS ARTISTAS QUE LUTAM PARA SOBREVIVER! E ISSO INCLUI SIM!
    A MAGNÍFICA ROSANA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cara nao sabe o que escreve! a Sra. Lina Mendes que ele julga maravilhosamente! esta tendo dificuldades e teve que sair da escola de opera de Milao do teatro la scala!

      Excluir
  3. Como eu disse concordo em parte, insultos realmente não são bem vindos, pois Rosana é uma grande artista!!! e gostaria de dxar registrado isto, que a admiro, o que n admiro é o pensamento de tantos diretores em não dar oportunidades para tantos outros artistas, quero dizer que respeito a todos, e desejo de coração o melhor para ela pois se chegou até aqui foi por merecimento, acredito nisto, existem várias maneiras de se falar a respeito de um assunto, fazer pouco de um artista realmente não é elegante...portanto deixo mais esta mensagem para dizer que o que quiz dizer é a respeto de trabalho, também nem tem muito a ver com a Rosana, e sim do modo de se pensar de se agir... e não dar oportunidades a outros tão ou menos ou mais talentosos, isto só o público pode julgar, mas quero dizer que em nenhum momento depreciaria a imagem desta artista, perdoe se disse algo que pudesse interpretar isto, quero dxar claro que elogiei o artigo com a intenção de trazer oportunidades, mas em parte, pois também não acho correto depreciar nenhum artista.
    Existe um livre arbitrio em manifestar opiniões, desde que dentro de um respeito mútuo, pois nós artistas merecemos isto, Rosana tem uma história e isto ninguém questiona...
    Ana Paula Brunkow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana Paula, não se preocupe, seu comentário foi muito respeitoso e não passou uma mensagem equivocada. Admiro tanto a Rosana quanto você. Acho que ela está fazendo o trabalho dela, com um destaque merecido após tantos anos de trabalho, mas concordo que os teatros poderiam abrir espaço para nossos outros talentos brasileiros. Acredito que esta é uma medida necessária para que tenhamos cada vez mais Rosanas Lamosas brilhando nos palcos nacionais e internacionais.

      Acho que o ideal seria termos cada vez mais produções operísticas no Brasil, para que não precisássemos nem tirar o merecido destaque de uma, nem deixar de promover o merecido talento de outras.

      deverdiamonteverdi.wordpress.com

      Excluir
  4. Artigo deselegante, de péssimo gosto (caixa alta??), mal escrito e que não contribui em nada para a discussão da cultura brasileira. Perdi meu tempo em lê-lo...

    ResponderExcluir
  5. Sr Marcús Góes, é bem certo que faltam oportunidades aos novos talentos, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra, Rosana Lamosa, não está tirando a vez de de ninguém, ela está no seu lugar de direito, por mérito, se assim não fosse, não seria tão requisitada! No último concerto, o qual o sr citou ela provou porque é tão requisitada, pois esteve maravilhosa! Embora sejam boas e talentosas algumas das cantoras da nova geração que o sr citou; sinto muito, mas não da para compara-las com a Lamosa! É facil ficar invejando e querendo as coisas que não nos pertencem, todos tem seu lugar, tenho certeza disso! Não é necessário o sr ficar depreciando qualquer cantor para tentar promover os alunos de sua esposa, como o sr sempre faz, não como ainda publicam suas baboseiras, sinceramente, o sr não tem a menor credibilidade! Voltando ainda as poucas oportunidades aos novos cantores, elas são poucas, mas existem, como por exemplo na última sexta tiveram audições em SP para o concurso internacional de canto do Theatro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parem com isso, no Brasil nao existem cantores liricos descentes, me indiquem 1 somente 1? nao tem! Sao todos horriveis.
      #prontofalei

      Excluir
    2. tenores: andré vidal, giovanni tristacci, o marido da lamosa portari, gilberto chaves, flavio leite, marcelo vanucci.....
      mezzos adriana clis, luisa francesconi, carla odorizzi, carolina faria, ariadne oliveira, a contralto edineia d'oliveira, luciana bueno, luciana costa et silva.....
      sopranos pace, marina considera, chiara santoro, magda belloti, dornellas, juliana franco,danielle gregorio, edna d'oliveira, luisa kurtz, manuela vieira, carmen monarcha, tati helene...
      baritonos e baixos saujo javan, savio sperandio , carlos eduardo marcos, guilherme rosa, robson tavares, pepes do valle, ignacio de nonno, rafael tomas......

      Excluir
    3. O q fazem? sao pessimos, nenhum com nivel internacional!!! todos ali na mesma panela de feijoada!

      Excluir
    4. Ah, nenhum nível internacional, né? Vá ver a carreira q o F Portari está fazendo lá fora. Vá ver o que já fizeram Luiza Francesconi, Luciano Botelho, Martin Muehle e tantos outros. Isso pq nem vamos falar do Paulo Szot e da Eliane Coelho.

      Excluir
  6. Cólon e não vi nenhum destes malhavilhosos sopranos queo senhor citou lá audicionando, o que houve? Qual é o problema? Elas não são tão boas, tão capazes? Porque não se arriscam? Porque o sr quem enfia-las no lugar da Lamosa? Me parece, que muitas delas estudam com sua esposa or interesse, tentando uma carona no sucesso e influência dela, mas será que cantam bem mesmo? Porque não se espõem quando uma chance dessas aparece? Hummmmmm...... Muito estranho......

    ResponderExcluir
  7. Ali, por favor, faça a gentileza de não publicar mais artigos deste senhor, certamente esta caducando para ficar falando tantas besteiras! Ninguém merece isso, tenha paciencia!

    ResponderExcluir
  8. É, realmente não dá pra aguentar tanta Lamosa em tantas produções. Até parece que no Brasil só existe uma única soprano. Até na sopa!
    O que não foi dito é que mais que cantores, a mafia das agencias é o que impera.
    Fácil comprovar, basta olhar os nomes dos cantores e de que agencia eles procedem.
    Temos de acabar com essa pouca vergonha.
    A arte não tem dono.
    Fica a dica.

    ResponderExcluir
  9. O Pior é ver essa aqui ser jurada de um programa de Merda dos 3 tenores da Record/IgrejaUniversal, falar que temos que valorizar os ouros que temos aqui em casa!mas tenha santa paciencia o Brasil nao tem cultura Lirica!!! Ouve ai "QUE GRANDE CANTORA" Ines Stockler Canta mal pra Caraca http://www.youtube.com/watch?v=HJNXMDV__Iw&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de dizer que não concordo com o modo rude com que este Sr Marcus Goes fala a respeito dos artistas, sou também cantor e já tive criticas mto de mal gosto quando atuo, vindas deste frustrado Sr, chega ao ponto de usar palavras de baixo nivel sempre, acho Rosana uma grande artista caso contrário não chegaria onde está, mas convenhamos ela precisa realmente cantar em tudo? Acho que é uma mafia realmente entre as agências, vejo esta Cristiane Rosseto politica como sempre, um exemplo é a Eiko Senda que tanto canta nos teatros deste pais, com uma pronuncia horrorosa, e uma presença de palco na Tosca sempre como CioCioSam, ME POUPE, tantos sopranos que podem estar no palco e brasileiras, tem uma linda voz, mas eu mesmo fui assistir sua tosca e tem uma dicção e pronuncia do italiano que se cantasse na Europa seria protestada com certeza, inúmeros motivos podemos colocar aqui para dizer que os teatros brasileiros estão sendo sempre levados por poucas agências aqui, que se colocam na frente com seus maravilhosos artistas e n deixam outros tão ou melhores entrarem, politicagem na minha opinião...
    Vamos lá, isto nunca vai acabar

    Enquanto isto se forma cantores para n fazer nada por ai!!!
    fazer o que...
    Quanto ao programa da REcord, aquilo é um insulto para nós

    ResponderExcluir
  11. Máfia das agencias???
    Rosana nao faz parte de agencia!! Se houvesse máfia das agencias ela nao cantaria!
    Bando de gente sem noção e que acham que são melhores e injustiçados. Vão estudar e conquistar seu próprio espaço !
    Rosana tem mais de 40 anos e comecou a cantar há quase 20 anos atrás! Estudou em Nova Iorque e Europa e também com a saudosa Dona Leila... cantou na América, fez recital no Carnegie Hall, etc, etc...
    Fala sério! O Rosana não é a única dos ultimos anos com grande talento, G.Pace, C. Ricciteli,C. Imbert e E. de Olivera e muitas outras, mas tornou-se "moda" falar da Rosana...
    Deixem ela em paz abençoando nossos ouvidos e ohos!
    Que venham outras, claro! mas sem desmerecer quem conquistou um magnífico lugar na cena nacional.
    As "novas"deveriam agradecer em poder assistir cantoras como Rosana e aprender com elas.
    É isso! Um pouco de humildade deve fazer parte vital de um artista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta foi a melhor resposta de todas - falou tudo que eu ia falar!
      Claro q a gente vê alguma(s) agência(s) dominando as montagens de ópera dos principais teatros do país, mas isso realmente não tem NADA a ver com a Rosana. Ela nunca fez parte disso. Aliás ela nunca fez nada além de simplesmente aceitar convites que lhe são feitos. Se eu fosse um soprano do calibre e experiência dela, faria o mesmo.
      Quando trabalhei com ela algumas vezes há alguns anos, aí sim eu pude perceber o porquê de tantos diretores a convidarem para cantar tudo que é papel. Ela é extremamente profissional, discreta, sempre elegante e não enche o saco de ninguém. Fora que é linda.
      Espero que essas mágoas-de-cabocla de algumas pessoas possam ser superadas. Isso aqui virou uma baixaria sem igual.

      Excluir
  12. Concordo completamente com a opinião de Marcus Góes. Não se aguenta mais essa cantora em todos os papéis supra-citados, em todos os teatros municipais do Brasil, de Norte a Sul e de Sudeste a Centro-Oeste. Por favor, sigam o exemplo da renovação da OSB&Opera e Repertório nas mãos de Fernando Bicudo no Rio de Janeiro, ou chamem cantoras do nível de Paula Almerares da Argentina, que aqui brilhou rotundamente em “Lucia di Lammermoor”, em 2011. Visivelmente comparou-se o desnível e o erro bárbaro da escolha de Rosana Lamosa para aquele personagem.
    Marco Antonio Seta , comentário publicado no movimento.com

    ResponderExcluir
  13. Alguém disse Tati Helene... POR FAVOR, PELO AMOR DE DEUS, DESAFINADAAAAAAAAAA, PENSA QUE PODE CANTAR COMO SOPRANO SPINTO... gente tenham bom senso por favor!!

    ResponderExcluir
  14. Que absurdo!!!!! O que este sr. critico diz em seu artigo, é o que todos comentam nos bastidores ;coristas,colegas de profissão e nós do publico que temos gosto também e queremos renovação! O que acontece é que ninguém se manifesta publicamente! Precisamos sim de alguem que fale,que sugira e que lance ideias sobre este panorama nacional em que uma artista canta mil vezes mais do que os outros!!(no caso ;as outras) Não interessa mais se a sr. Lamosa canta bem ou mal. Não interessa se ela é bonita ou feia.O que interessa é que a overdose de apresentações dela já est[ enchendo as medidas! Meu Deus! A culpa disto também é dos teatros que não percebem que o publico gosta de inovações! Afinal,nós pagamos para ver coisas novas! me perdoe a sra em questão,mas existe um ditado sabio:RENOVAR OU MORRER!!!!

    ResponderExcluir
  15. Não entendo o porque desses anonimos não assumirem suas opiniões>anonimo e fantasma é a mesma coisa,sem nome nem identidade! não se pode confiar em opinião de estranhos assim!!! Enfim,já que falaram,vamos então desenvolver logo o tema: esta agencia Rosseto já virou tumulo de Tutancamon há muito tempo!!! Será que ela não podia dar uma renovadinha neste quadro de artistas para variar? Será que ela não arranja um outro soprano spinto neste pais tão grande? Também não dá muito para aguentar esta japonesa Eiko Senda. Não que eu tenha algo de pessoal contra ela, mas ela é muito chata mesmo, sempre com a mesma cara inexpressiva e a passada dura, que nem estatua. O que fazer gente ? A Brunkov canta melhor que ela por exp. No Rio de janeiro tem gente já qualificada para assumir ,aliás o Rio está produzindo muitos cantores de qualidade atualmente. Infelizmente, SP ficou pra trás. Aqui fica lançada minha humilde idéia: basta boa vontade que este quadro pode ser revertido. Chega de máfia na lírica!

    ResponderExcluir
  16. citei o soprano tati helene porque acredito sim que ela e muito boa, ja a ouvi cantar mais de uma vez e fiquei impressionado. ao contrario do camarada aqui em cima gosto muito da senda também, ela foi magnifica na ariadne auf naxos de 2008.

    ResponderExcluir
  17. Me perdoe o sr aí de cima,mas anonimo também tem coração e ouvido afiado!!! Está sobrando para todo mundo agora!!! ha ha ha!! Até para os brotinhos!!! Até a menina Lina eles querem botar na jogada!! Fui assistir o Rigoletto com ela em SP e achei justo ela ter recebido o premio de melhor do ano por este site!! Achei a russa que cantou também muito chata. Me parece que o tenor Thiago também largou a Accademia do Scala. Aquilo lá é um entra e sai de artista toda hora. Nem todo mundo aguenta ficar lá muito tempo com aquela chata da Freni gritando no ouvido deles! Ninguém merece!! Ela grita grita e não sabe ensinar nada. O pessoal usa aquilo só pra se lançar e cai fora. Assim fizeram a Machaidze, a Netrebko e muitos famosos. Eu morei dois anos em Milão e sei bem as fofocas que rolam por lá!O fato de ter entrado prá lá já bota o curriculo lá no alto e salve-se quem puder!! Atire a primeira pedra quem não daria uma perna para passar prá lá!Vamos e venhamos! Tá cheio de gente desfinando aí nos nossos palcos até parece que baixou o fantasma da Cossoto velha!!! Haja ouvido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que voce esta enganado em relacao ao seu comentario, veja aqui os nomes e consta o do Thiago:

      link: http://www.accademialascala.it/it/?option=com_content&view=article&id=86&Itemid=372

      Accademia Teatro Alla Scala

      Fondata da Riccardo Muti nel 1997 sotto la direzione di Leyla Gencer (scomparsa nel 2008), l'Accademia di perfezionamento per cantanti lirici raccoglie l'eredità della scuola dei "Cadetti della Scala", voluta da Arturo Toscanini nel 1950 per garantire la trasmissione della tradizione lirica italiana. Avvalendosi della docenza di artisti di caratura internazionale come Luis Alva, Renato Bruson, Mirella Freni e Luciana Serra, l'Accademia prepara alla carriera professionale giovani cantanti dotati di una solida formazione vocale e musicale, affinandone in un percorso biennale le capacità tecniche e interpretative. Fra i maestri preparatori si annoverano Vincenzo Scalera, James Vaughan e Umberto Finazzi, cui si affianca Marco Gandini per l'insegnamento della drammaturgia. Le masterclass tenute negli anni da Teresa Berganza, Enzo Dara, Christa Ludwig, Leo Nucci, Renata Scotto e Shirley Verrett hanno ulteriormente arricchito l'esperienza formativa.

      Lo studio quotidiano si intreccia costantemente con l'inserimento degli allievi nelle produzioni scaligere, accanto a interpreti, direttori d'orchestra e registi di fama assoluta. Particolare importanza rivestono inoltre l'attività concertistica in Italia e all'estero e la partecipazione a produzioni operistiche, come il "Progetto Accademia", titolo inserito nella stagione scaligera, interamente realizzato dagli allievi. Numerosi i titoli allestiti al Teatro alla Scala e nei più importanti teatri italiani: fra le ultime produzioni si ricordano tre titoli del catalogo mozartiano, Ascanio in Alba (2006), Così fan tutte (2007) e Le nozze di Figaro (2008), Le convenienze teatrali ed inconvenienze teatrali di Donizetti (2009), L'occasione fa il ladro (2010) e L'italiana in Algeri (2011) di Rossini. Numerosi gli ex allievi che oggi calcano le scene dei maggiori teatri nazionali ed esteri, dai soprano Serena Farnocchia, Carmen Giannattasio, Anja Kampe, Irina Lungu, Nino Machaidze, Teresa Romano ai mezzosoprano Ketevan Kemoklidze, Anita Rachvelishvili, Nino Surguladze, dal contralto Sonia Prina ai tenori Thiago Arancam, Leonardo Cortellazzi, Giuseppe Filianoti, dai baritoni Simon Bailey, Fabio Capitanucci, Massimo Cavalletti, Christian Senn, Vincenzo Taormina ai bassi Carlo Malinverno, Giovanni Battista Parodi, Dejan Vatchkov.

      Maria de Lourdes

      Excluir
  18. Como uma sábia amiga diz: "Não se joga pedra em manga podre."

    Vitor Philomeno

    ResponderExcluir
  19. Agradeço ao Sr Alessandro Schwartzmann, que faz menção ao meu nome, obrigada!! Acho que todos nós artistas somos dignos e lutadores, realmente n existem tantos sopranos spintos, principalmente no Brasil, Eiko n é brasileira mas tem feito lindos trabalhos eu fui testemunha, a admiro tb, o fato de n termos espaço em agências talvez seja algo de gosto pessoal, mas acredito ainda num futuro, e isto que importa, um abraço a todos e mta paz e luz musical
    Ana Paula Brunkow

    ResponderExcluir
  20. Sem querer entrar na polêmica, especificamente, sobre a Lamosa, que é uma grande cantora e uma querida amiga, vou recordar o caso de Diva Pieranti.
    Durante trinta anos a Pieranti dominou, no palco do Municipal do Rio, o repertório de soprano lírico/lírico-ligeiro. Foi sempre acusada de arruinar carreiras. Toda cantora que não conseguia se firmar, atribuía o próprio fracasso à Diva.
    Quando teve a oportunidade, Diva Pieranti, em comemoração aos seus vinte anos de estreia, lançou o excelente soprano Ruth Staerke que veio a fazer uma bela carreira.
    Quanto às “boicotadas” pela Diva, nenhuma lhe chegava aos pés.
    Um cantor não impede o aparecimento de outro que tenha talento e competência. É o mercado, muito estreito no caso do Brasil, a selecionar os melhores, mais competentes e mais profissionais. Os mais novos e talentosos chegarão lá. Edna de Oliveira, Claudia Ricitelli, Gabriella Pace e outras conseguiram.
    O mais importante é batalhar pela ampliação do mercado de trabalho no Brasil.

    ResponderExcluir
  21. No Rio existem dois magnificos sopranos spintos esperando oportunidade:Gisele Diniz(28anos) e Aline Le Grand. A primeira foi para Munique nesta sexta e esperamos que retorne com boas notícias!!! A segunda tem 22 anos e possui uma voz de raro timbre e extensão. Escutamos Gisele no Municipal de Niteroi em um recital e ficamos boquiabertos!!! No programa: Patria mia,In questa Reggia,Ciel di Parayba etc. Vislumbramos ali o inicio de uma carreira de uma furura Diva!!( Detalhe; Gisele possui Um forte Mib(coisa que não precisará em sua carreira. Abraços para todos

    ResponderExcluir
  22. Nada contra a Sra. Lamosa mas queria ver a Carloine de Comi mais vezes...a Gabriela Pace, Lina Mendes.... principalmente no TMSP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas