O COMPLEXO CULTURAL LUZ E A SÃO PAULO CIA DE DANÇA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

  

   A São Paulo Cia de Dança mostra mais uma vez estar no caminho certo para  sua consolidação como o melhor grupo de dança do Brasil. A excelência técnica conseguida em um curto período de tempo , excursões para cidades do interior e outros Estados e o lançamento de diversas coreografias interessantes são fundamentais , mas não  suficientes para a consolidação do grupo. Falta apenas um detalhe para sua imortalização, detalhe esse essencial. Essa é a impressão que fica após o evento realizado essa semana.
   A fria e chuvosa manhã paulistana do dia 16, reservou agradáveis surpresas na sede provisória da Cia. Primeiro uma aula conjunta entre os bailarinos da Cia com o corpo de baile do Scala de Milão. Perguntaram se eu queria assistir a aula dos meninos ou das meninas, resposta óbvia, das meninas é claro. Interessante intercâmbio para ambos conhecerem o estilo e a técnica de duas grandes escolas de dança.
   Finda a aula tivemos a primeira passagem da nova coreografia da São Paulo Cia de Dança. O Grand Pas de Deux do balé O Quebra Nozes tem remontagem assinada pela grande bailarina Tatiana Leskova. Com 89 anos de idade e muita disposição, a simpática senhora exige um apuro técnico enorme de seus bailarinos. A presença da trupe do Scala de Milão fez a Cia mostrar uma de suas mais belas coreografias, a Bachiana número 1 de Rodrigo Pederneiras. Espetáculo bem brasileiro , com música que carrega nas cordas graves e mostra o romantismo do nosso povo.
Tatiana Leskova- Foto Internet.
   A entrevista coletiva com Tatiana Leskova mostrou  sua maneira de pensar a dança. Indaguei a ela sobre a diferença entre a dança clássica e moderna. A simpática senhora não vacilou, disse que um não sobrevive sem o outro. Espero que alguém do Balé da Cidade de São Paulo leia essa importante colocação. 
   O mais interessante foram as palavras do Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araujo, ele reafirma o compromisso da manutenção da Cia e a excelência que ela adquiriu em pouco tempo. 
   Sabemos que políticos vão e governos vêem. Mudanças por interesses dos mais diversos acontecem toda hora. O principal compromisso da atual gestão do Estado de São Paulo para assegurar a manutenção definitiva da São Paulo Cia de Dança é a construção de sua sede. O complexo Cultural Luz é um projeto ambicioso com 3 grandes salas a ser construído em frente à Sala São Paulo. Obras previstas para o início de 2013  e com conclusão para 2016.

Área interna do Complexo Cultural Luz. Foto Internet.
  A instalação da Cia nessa sede é a única maneira de eternizá-la. O Complexo Cultural Luz pronto e  a São Paulo Cia de Dança instalada nele torna-a maior que qualquer político ou partido que venha assumir o governo do Estado. Ela estará enraizada de tal maneira na vida cultural paulistana que como a OSESP e o Theatro Municipal de São Paulo ,será intocável. Essa é a única solução .

Ali Hassan Ayache

Comentários

Postagens mais visitadas