GALA LÍRICA NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Theatro Municipal de São Paulo- Foto Internet
APRESENTA

GALA LÍRICA

Um dos mais importantes tenores italianos, Fabio Armiliato, presente no filme Para Roma com Amor de Woody Allen, faz duo com sua mulher a também consagrada soprano Daniela Dessì

Dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2012

Esta Gala Lírica, concerto que reúne árias de várias óperas, comandada pelo maestro e diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo, Abel Rocha, acentua a nova fase do teatro paulistano que traz ao palco um repertório de títulos consagrados, interpretados pelos principais artistas contemporâneos nacionais e internacionais, como é o caso desta aclamada dupla do canto lírico. Juntamente com a Orquestra Sinfônica Municipal, a soprano Daniela Dessì e seu marido o tenor Fabio Armiliato interpretam árias de compositores como Verdi, Puccini, Giordano e Bellini.

No ano 2000, Daniela e Fabio selaram uma união de arte e de vida, tornando-se um dos casais fundamentais na história recente da ópera. Definidos pela imprensa como “o casal de ouro da ópera italiana”, eles emprestam um realismo especial para a interpretação de pares tão emblemáticos como Dick e Minnie em La Fanciulla del West, Cavaradossi e Tosca em Tosca, De Grieux e Manon em Manon Lescaut, Aida e Radames em Aida. Juntos em cena, reforçam a íntima conexão entre eles e isso colabora para o aprofundamento da essência de seus respectivos personagens.

Com vasto repertório que abrange mais de setenta títulos operísticos, Daniela Dessì, dona de uma técnica impecável e um instinto dramático excepcional, é considerada uma das sopranos mais importantes do mundo e referência no repertório verdiano, verista e pucciniano. É natural de Genova, onde começou sua carreira com La Serva Padrona (Pergolesi) no Teatro dell'Opera Giocosa, diplomada em canto e piano pelo Conservatório Arrigo Boito, de Parma, e se especializou em canto de câmara na Accademia Chigiana, em Siena. Em 1980 ganhou o primeiro prêmio no concurso internacional da RAI: Auditorium. Requisitada nos maiores e mais importantes teatros e festivais do mundo, com um repertório que vai de Monteverdi a Prokofiev, sem esquecer sua grande contribuição ao repertório mozartiano com interpretações memoráveis de Così fan Tutte, Nozze di Figaro e Don Giovanni, sob a direção de Riccardo Muti. Além de Muti, ela colaborou com os maestros mais competentes da atualidade como Zubin Metha, Lorin Maazel, Claudio Abbado, Carlos Kleiber, Riccardo Chailly, James Levine, entre outros. Daniela Dessì possui uma discografia ampla. A sua grande paixão pelo canto faz com que ela dedique parte do seu tempo ao ensino e, assim como seu marido, participa de diversos programas de televisão divulgando a arte operística. A soprano recebeu relevantes prêmios musicais, entre eles, o prestigioso “Abbiati”, em 2008, o prêmio Giacomo Puccini, em 2001, e o prêmio Zenatello da Arena de Verona, em 2000.

Em cartaz no novo filme de Woody Allen, Para Roma com Amor, celebrado pela cena de seu canto no chuveiro, Fabio Armiliato é um dos mais importantes tenores da cena lírica internacional. Aclamado graças ao seu timbre particular, seu impressionante registro agudo e a sua musicalidade inata, assim como sua capacidade dramática e o grande carisma que ele empresta aos seus personagens. Nascido em Genova, estudou no Conservatório Niccolò Paganini da sua cidade e estreou muito jovem como Gabriele Adorne, em Simon Boccanegra, começando assim uma rápida carreira que o permitiu afrontar os papéis mais importantes nos mais prestigiosos teatros do mundo. Debutou no Metropolitan Opera House de Nova York com Il Trovatore (Verdi), aonde interpretou em seguida Aida, Cavalleria Rusticana, Don Carlo, Simon Boccanegra, Tosca e Madama Butterfly. No seu longo percurso artístico se apresentou também no Scala de Milão, na Ópera de Paris, na Ópera de São Francisco, no Teatro Real de Madrid, na Wiener Staatsoper, no New National Theatre em Tóquio, na Arena de Verona, na Royal Opera House de Londres, entre outros, em obras como Turandot, Tosca, Carmen, Don Carlo, Andrea Chénier etc. Este último sendo considerado seu personagem mais emblemático sendo consagrando pela crítica como: o melhor Chénier da atualidade. Frequentemente protagonista de diversos programas de televisão dedicados à divulgação da arte operística, Fabio recebeu, em 2011, o “1° Prêmio Internacional Tito Schipa”, e foi proclamado cidadão Honorário da cidade de Recanati, em nome do grande Beniamino Gigli.


Programa
1ª Parte
G. Verdi: La Forza del Destino - Abertura 8’
U. Giordano: Fedora – “Amor ti vieta” 2’
G. Puccini: Madama Butterfly - “Un bel di vedremo” 4’30”
G. Puccini: Tosca - “E lucevan le stelle” 3’50”
G. Puccini: Tosca - “Vissi d’arte” 3’
V. Bellini: Norma – Abertura 6’
V. Bellini- Norma - “ In mia man…” 8’
(intevalo de 15’)
2ª Parte
G. Verdi: Otello - “Già nella notte densa” 9’
G. Puccini: La Fanciulla del West - “Ch’ella mi creda” 2’
G.Puccini: Gianni Schicchi – “O’ mio babbino caro” 2’30”
G.Verdi: Otello - “Dio mi potevi scagliar” 4’20”
G. Verdi: La Forza del Destino - “Pace mio Dio” 5’20”
G. Puccini: Manon Lescaut - Intermezzo 3’
G. Puccini: Tosca - “Mario, Mario...” 11’

Gala Lírica
31/08 sex 21h e 02/09 dom 17h
(duração 1h30)
Orquestra Sinfônica Municipal
Abel Rocha – Regente
Daniela Dessì – Soprano
Fabio Armiliato – Tenor

Sugestão de faixa etária: acima de 10 anos Ingressos: R$ 60, 40 e 20
Theatro Muncipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Telefone: 3397-0300
Bilheteria: 3397-0327

Comentários

Postagens mais visitadas