NEW YORK, NEW YORK - O MUSICAL. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

 

   Amantes da ópera torcem o nariz para o teatro musical, sempre o consideram inferior. Existem semelhanças e enormes diferenças. O teatro musical esta entre a ópera e a música de cabaré. Mistura música, dança, interpretação teatral e enredos fáceis. As vozes microfonadas, orquestra pequena e tradução do libreto para a língua original são algumas das diferenças entre teatro musical e ópera.
   O Brasil e principalmente a cidade de São Paulo viu nos últimos anos o sucesso do teatro musical, inúmeras são as montagens  e a grande maioria delas são cópias autorizadas de sucessos americanos. Já existe em São Paulo toda uma estrutura , artistas que trabalham em musicais e um público que aprecia esse tipo de evento. Gera divisas à cidade, turistas adoram assistir a um musical e contar pros amigos do interior.
   Assisti a ópera O Crepúsculo dos Deuses de Wagner no Theatro Municipal de São Paulo no Domingo , aceitei o convite para assistir o musical New York, New York na segunda no Teatro Sérgio Cardoso. Foi um refresco, nada da complexidade da música wagneriana, os números cantados em inglês e os diálogos em português são mamão com açúcar.
   A produção caprichada dos figurinos e dos cenários remete a um período da história gringa. O fim da segunda guerra , a euforia e as incertezas provocadas por ela. Os cenários transportam o espectador a Nova Yorque dos anos 40, são dinâmicos e representam bem a ideia da concepção.
Kiara Sasso e Juan Alba- Foto Internet
   Artista de musical tem que dançar , cantar, atuar, rebolar  e fazer um pouco de tudo. Não comento vozes microfonadas, as mesas de som atuais transformam qualquer voz em um Pavarotti. A atuação dos protagonistas foi deveras interessante, Kiara Sasso e Juan Alba atuaram , cantaram e deram boa dinâmica aos personagens. Atuações lineares, emotivas e adequadas ao teatro musical.
   Destaque para a participação de Julianne Daud como Carmen Miranda, tudo que imaginamos sobre a portuguesa que se passa por baiana estão presentes. Uma atuação rica e colorida, com trechos das mais conhecidas músicas de Carmem Miranda.
 Elenco de New York, New York-Foto Internet
   As músicas são açucaradas , entram fácil no ouvido e divertem. Típicos dos musicais americanos. Os números falados têm diversas partes cômicas, o público adora e muitas vezes exagera nas ovações e aplausos. A música soou alta demais, volumosa e exagerada em muitas partes. Os músicos da Big Band regidos pelo maestro Fabio Gomes de Oliveira acompanham bem os solistas.
   Após as seis horas de música wagneriana eu merecia um refresco, assistir a New York, New York é diversão garantida para todos. Ninguém sai chorando e todos saem cantarolando,  o tema central, eternizado por Frank Sinatra, fica na cabeça .

   Ali Hassan Ayache 
  
       

Comentários

  1. Marcelo Lopes Pereira14 de agosto de 2012 às 11:19

    Ali, para mim o maior refresco musical seria assistir a outra ópera de Wagner,ou ir assistir concertos na Sala São Paulo todos os dias como fiz na primeira semana de agosto. Já fui a 2 musicais, no geral os preços dos ingressos são ,extremamente proibitivos.
    O que mais me incomodou nos 2 musicais a que assisti foi a tradução para o português das músicas e senti algo muito "pasteurizado" com cara de "indústria de entretenimento" e nada mais, realmente para mim não passa nenhuma emoção,deixo os musicais para os que gostam e apreciam, o que não é meu caso !

    ResponderExcluir
  2. As 2 fotos de baixo são antigas e não mostram Kiara Sasso mas sim Alessandra Maestrini.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas