BRASILEIRO APLAUDE ATÉ MINUTO DE SILÊNCIO. ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO E RICHARD WAGNER. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

    

   O público sempre me surpreende e se supera. Não bastasse nas apresentações líricas celulares tocando , pessoas chegando atrasadas e conversando, aplausos fora de hora,  alguns querem cantarolar mais que os cantores e gente que faz questão de abrir a bolsa , pegar a balinha e incomodar todo mundo. Isso não é novidade para os freqüentadores assíduos de concertos líricos.
   No quesito falta de educação sempre temos novidades : Em um evento da São Paulo Cia de Dança , realizado no último dia 10,  falou o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo. Fez um discurso rápido, elogiou tudo e a todos e foi deveras aplaudido. Tudo correto e dentro do protocolo. Alguém resolve inovar, apresentam um longo vídeo com personalidades da dança e a galera aplaude com entusiasmo feroz. Qualquer dançarino ou coreografo que fala recebe aplausos efusivos. Não estou falando de pessoas presentes no palco, falo de um vídeo, conseguiram aplaudir imagens. Essa foi inédita.

Orquestra Experimental de Repertório, foto Internet
   A novidade no concerto da Orquestra Experimental de Repertório , do último dia 21, foi o atraso no início do espetáculo. Injustificável é a demora de 20 minutos, não choveu, não tivemos nenhuma calamidade pública, o metrô não parou, não aconteceu nada de diferente. O público não suportando a  espera começa a bater palmas efusivas pedindo para começar logo. Pedido atendido de pronto. Se isso não ocorre teríamos que esperar mais alguns eternos minutos.
   O programa era interessante, Festival Richard Wagner. A Experimental de Repertório regida pelo competente Jamil Maluf acertou a mão em Viagem de Siegfried ao Reno . A adaptação para orquestra, de Humperdinck, do primeiro ato da ópera O Crepúsculo dos Deuses mostrou tempos, volume e sonoridade correta.

Imagem do postEugenia Fuente, foto Internet.
   Para interpretar o ciclo de canções Wesendonck Lieder trouxeram o soprano Eugenia Fuente . Lieder é música cansativa, dramática e a maioria dos alemães não agüentam ouvir. Eugenia Fuente mostrou bela voz, lírica e um timbre encantador. Cantou com belas harmonias e na medida certa .
   A conhecida Cavalgada das Valquírias fechou a primeira parte do concerto. Mais uma vez a orquestra de jovens de São Paulo mostrou bela musicalidade. A empolgante música de Wagner fez com que o público delirasse. Francis Ford Coppola utiliza-a em um trecho do filme Apocalypse Now , quando helicópteros americanos atacam uma vila vietnamita. Puro dramatismo.
  Richard Wagner, foto Internet
   No trecho da ópera Tristão e Isolda :Prelúdio e Morte de Amor tivemos uma orquestração vacilante, alguns desencontros dos naipes atrapalharam e a sonoridade não empolgou. A Orquestra Experimental de Repertório se atrapalhou nas difíceis passagens da partitura com andamentos ora lentos e algumas vezes acelerados, fato esse que não combina com o dramatismo da obra.
   Fechou o programa a abertura da ópera Tannhäuser, Jamil Maluf extraiu da orquestra bela sonoridade, uma interpretação com brilho e munida de belas harmonias. No Bis o maestro jogou para agradar, tocou novamente a Cavalgada das Valquírias levando o público a mais um delírio musical.
   Formar público leva anos, educar público leva décadas. Vejo falta de educação em quase todos os recitais que assisto. O celular é o campeão , sempre algum toca no meio da apresentação. Palmas fora de hora fica em segundo lugar, no Brasil aplaude-se até a mediocridade.
Ali Hassan Ayache 
   
  

Comentários

  1. Pois é... Eu, com medo de aplaudir antes do término da peça, sempre fico aguardando a maioria se manifestar. Celular? O que é isso, companheiro?

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Lembro da minha ida ao "L'elisir d'amore" em julho no Theatro São Pedro (o que possuia o elenco jovem). Os aplausos foram tão atrapalhados que teve determinado momento que o elenco teve que ficar parado igual estátua pronto pra tirar uma foto. No Quarteto de Cordas do dia 20/10, uma pessoa saiu para atender o celular e ficou falando altíssimo e atrapalhando todos dentro do teatro. Nínguem da produção fez nada...

    ResponderExcluir
  3. Aplaudem inclusive críticos menos que medíocres como o senhor. Que sem nenhum conhecimento nem de português, nem de musica, foi construindo seu império em redes sociais. Um melomano que faz observações de um leigo que nem novela de quinta merece.
    Quem se refere aos seios de uma artista,
    ou diz que a orquestra faz andamentos, não poderia sequer escrever num jornalzinho de bairro.
    Mas a internet é livre e o senhor tem direito de escrever o que quiser. Mas, daí a se considerar critico de arte há um caminho enooooooorne.
    Humildade meu senhor é o caminho da sabedoria. E, talvez, o senhor nem conheça o significado disso.
    No meio musical suas criticas são motivo de piada. Seus textos já são esperados para que se troquem risos e gargalhadas.
    Vamos esperar o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fácil, mas muito, fácil mesmo , escrever no anonimato. Em um português que beira ao mobral.

      Excluir
  4. Marcelo Lopes Pereira23 de outubro de 2012 às 12:33

    Realmente o atraso do Jamil Maluf foi absolutamente injustificável. Era um domingo de manhã e realmente o acesso ao Theatro Mvnicipal é bem mais fácil.
    Quanto a música que é o que realmente importa a Orquestra fez o que pôde e tivemos um recital honesto com os deslizes naturais a uma orquestra experimental que ainda está em constante formação.
    Vale ressaltar que gosto de prestigiar grandes e pequenas orquestras e nós só teremos grandes orquestras quando realmente elas tiverem um público fiel, só espero que com o público fiel não venha a exploração econômica como vimos em todos os outros espetáculos.

    ResponderExcluir
  5. Comentário do Facebook

    Cristiane Roncaglio-privat: Prezado Ali Hassan, desta vez fiquei muito triste com o seu comentário referente aos "Lieder"! Como você pode afirmar essa frase?! ..."Lieder é música cansativa, dramática e a maioria dos alemães não agüentam ouvir..." Pode ser que no Brasil os "Lieder" ainda não encontraram o devido respeito e cultivo, mas aqui na Europa, a realidade é bem outra... Pena que você tenha essa mentalidade. Eu gostava muito de ler seus comentários pois pensava que eles tinham um bom embasamento. Na gut, como dizem os alemães! Um bom dia deseja Cristiane Roncaglio de Berlim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas