NÃO É SÓ DE FAFÁ QUE VIVE A CIDADE DE BELÉM DO PARÁ. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

belém-600
Não é só da Fafá que vive a cidade de Belém do Pará. Lá tem o Círio de Nazaré ,um clima quente, um povo acolhedor e um belo teatro de ópera. Este fruto dos tempos áureos da borracha.

A iniciativa de fazer um festival anual para situar e agitar a vida cultural da cidade é uma grande sacada. Leva efervescência cultural ao Norte do Brasil, todas as grandes cidades da região devem seguir esse caminho. Manaus já entendeu a importância e seu festival anual segue de vento em popa.
Theatro da Paz, Belém-Foto Internet

Nem tudo é elogio nesse festival, a programação mostra-se desequilibrada. Começar com a mais famosa ópera de Mascagni é jogar para agradar a galera. Cavalleria Rusticana tem música belíssima, emociona e faz descer lágrimas das senhoras e é curta (dura só uma horinha) , assim ninguém fica entediado. Os solistas são razoáveis, sua escolha não empolga muito.

Master Class com o soprano Laura de Souza é um interessante intercambio para os cantores locais. A inclusão do Recital Luso-Brasileiro não acrescenta nada ao festival, música comum tocada ao piano . Lembro que o nome oficial do festival é: Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Quando o Jazz encontra a Ópera é mais um equívoco de escolha. Duas artes que não se unem, adaptar música de compositores de ópera famosos ao jazz tem o mesmo sabor de um chuchu com leite. Cá entre nós, ouvir a barulheira do jazz é uma aporrinhação sem fim.
Luciana Bueno , Mezzo-soprano-Foto Internet

A ópera João e Maria (Hänsel und Gretel em alemão) de Humperdinck é um acerto incondicional. Chamaram os melhores solistas brasileiros para os principais papéis. Destaque para Luciana Bueno , Laryssa Alvarazi e Leonardo Neiva. Isso sem falar do excelente maestro Jamil Maluf e de toda a equipe envolvida.
Laryssa Alvarazi, soprano-Foto Internet

Centenário de Gentil Puget homenageia um compositor local. O soprano Carmen Monarcha soltará o vozeirão na Igreja de Santo Alexandre. Bela Homenagem!

Gol de placa é a apresentação da ópera Salomede Strauss. Grande elenco nacional e um soprano de fora ,Annemarie Kremer, conhecedora do difícil papel de Salome, fazem dessa ópera ser a grande jóia da coroa do festival. Dá até vontade de encarar umas longas horas de vôo e ir para Belém. Só falta conseguir a grana.
Annemarie Kremer ,soprano, foto Internet

O Concerto de Encerramento é ao ar livre com músicas de óperas e canções populares. Com certeza terá clima de descontração e festa. Em frente ao Theatro da Paz, espero que não chova. O preço dos ingressos do festival é razoável, entre 20,00 a 60,00 mangos. No evento Quando o Jazz encontra a Ópera os ingressos custam entre 10 e 20 reais. Deve ser tão chato que custa mais barato. Esse tinha que ser de graça.

Posso ser chato e criticar , mas admito e louvo a importância desse festival e parabenizo o Estado e o município de Belém do Pará pela sua realização. Queria que todos as grandes cidades tivessem o seu festival. Ganharia o público e eu teria pano pra manga para reclamar.
Abaixo segue a programação completa do festival.

Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Ali sou a doppione da Annemarie Kremer, se eu tiver que entrar, te pago a passagem!!! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas