TEM ROSANAS E ELIANES CANTANDO DEMAIS NO BRASIL. RECITAL LÍRICO NO CONTRAPONTO, SÓ VOZEIRÃO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   O cenário lírico nacional anda na mesmice, sempre os mesmos cantores se apresentam, a hora é de renovar. Temos muitos talentos pelo Brasil afora, esperando oportunidades. O que fazem nossos diretores teatrais , ou produtores, ou sei lá quem escala os cantores, ficam sempre no mesmo. Estamos cansados de Rosanas e Elianes .
   O Recital Lírico apresentado no dia 09/10/2012 no modesto Contraponto me mostrou a certeza dessa verdade. Tivemos a presença de três grandes cantores brasileiros , três belas vozes que podem atuar em qualquer teatro nacional .
Caroline de Comi-foto Internet
   Uma das grandes revelações da lírica nacional é o soprano Caroline de Comi, a moça tem uma voz encantadora, ou melhor, arrebatadora. Exibe um timbre de soprano lírico ligeiro de grande beleza , agudos luminosos e uma técnica impecável. E a moça é bonita pra caramba, pena que já casou. Tudo isso faz o soprano ser um dos melhores do Brasil na sua classificação de voz. Sempre me pergunto por que não vejo Caroline de Comi cantando nos grandes teatros nacionais, mostrando seu talento e sua bela voz.
   Sua interpretação da ária da Rainha da Noite, uma das mais difíceis do repertório lírico foi soberba. Coloraturas bem colocadas e notas suspensas prolongadas  ao limite. Seus duetos não perderam em qualidade, mostrou calor na voz no dueto do Il Guarany e belas melodias no dueto do Don Pasquale. Soprano de primeira grandeza , que se tiver oportunidade vai crescer e fazer carreira internacional, só falta os diretores teatrais perceberem .

Paulo Mandarino-foto Internet
     Paulo Mandarino é ótimo tenor, defendeu árias com bravura e emocionou. Sua Nessum Dorma fez chorar vários espectadores. Seu timbre é lírico, afinado e consistente. Sua técnica é apurada e seus agudos brilhantes. Seu dueto no Pescadores de Pérolas emocionou. Uma bela voz que pode ser aproveitada em qualquer teatro nacional.

Sebastião Teixeira, foto intentet
     Sebastião Teixeira exibiu descontração e bela voz de barítono. Cantou em estado de graça a famosa  ária de Fígaro, cômico e inventivo. Executou o dueto dos Pescadores de Pérolas com calor na voz, e na ária de Faust mostrou forte dramaticidade. Grande barítono, Sebastião Teixeira já foi descoberto, canta e mostra sua bela voz por todo Brasil e em breve estará em Porto Alegre com a Cavalleria Rusticana.    
   Renovação é bom e eu gosto. Só falta os diretores de teatro ou quem dá a palavra final sobre a escalação se ater em buscar ao melhor, buscar a excelência . Esquecer as amizades , o tapinha nas costas e o puxa-saquismo e escalar quem realmente merece, quem tem talento.
Ali Hassan Ayache
ali.hassan.02@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas