Transgressão e redenção na obra de Massenet. Artigo de Chiara Santoro Gomes no Blog de Ópera e Ballet.

A morte que nos redime... ou A Lei da Opera.


Um espelho.
De um lado Manon-menina, do outro Thais-mulher.
Adoradas e odiadas, se tornam vitimas de sua feminilidade.
Em uma trajetória espelhada rumo a morte, Thais reflete Manon através do espelho, e vice-versa. Como num jogo teatral onde não conseguimos identificar quem começou o movimento e quem o imita. De um lado, a menina do campo que embarca numa viagem rumo ao convento, mas se perde nos encantos de uma vida mundana, na descoberta do amor e da luxuria “Combien ce doit etre amusant...de s’amuser..toute une vie!...”
Do outro, a cortesã devota de Vênus, que conhece todos os caminhos do amor e da sedução, mas se deixa guiar rumo `a conversão ao cristianismo.
Duas faces de uma moeda, duas mulheres que desejam viver em liberdade seus impulsos mais profundos. E lançada a moeda, pela mão de um homem, amante ou algoz não importa, toda feminilidade liberta sera castigada. E o preço a ser pago: a morte.
Rendenção, expiação ou castigo? Essa e’ a lei da opera.
“Mortes violentas, mortes liricas,mortes suaves, mortes falantes ou silenciosas...(...)Mortas, mortas, tao frequentemente”
(Catherine Clement, "Opera, ou a derrota das mulheres")

Massenet nos convida através de sua musica, a entrar na intimidade dessas mulheres. Com extrema sensualidade nos revela esses momentos cruciais onde se dá cada transformação essencial ao fatal desfecho. Acompanhamos os dilemas emocionais destas personagens, com uma pitada de voyeurismo...como se espiássemos suas crises existenciais através do buraco da fechadura.
Como sofrem as beldades..e como cantam seus conflitos.

Venha, vamos entrar no quarto da jovem Manon. Essa adolescente que esta vivendo um sonho de amor em um pequeno apartamento em Paris, a cidade da luz e do amor. Mas o que vemos é um coração divido entre a serenidade de um amor garantido e a promessa irresistivel de dias gloriosos. Sem grandes arroubos, mas com tristeza tocante, assistimos o ritual de despedida dessa menina... adeus, minha pequena mesinha..onde dividimos nossos copos e nossos corpos.

Do outro lado do espelho, a mulher Thais no apogeu de sua beleza.
Enfim, sozinha, suspira..e vacila. Enxerga alem de seus dias de gloria e teme a morte. Numa oração desesperada, prega a Vênus, a deusa do amor, que a mantenha eternamente bela. “Oh mon mirroir fedele, dis moi que je suis belle”
Vênus e o espelho. Símbolos de um mesmo arquétipo. A deusa invisível e presente é a própria força feminina que magnetiza a todos.
Descobrimos suas fraquezas, sua vontade desenfreada de viver, seu medo do efêmero. E nesse momento de fragilidade, entra o destino em forma de homem, e em forma de desejo que se auto reprime. Athanael.

Enquanto Manon vira mulher e descobre seus poderes de femea, Thais se despede de seus encantos afrodisíacos seduzida pela promessa de um amor eterno, um amor alem da vida.
Uma acumula bens, a outra os queima. Ambas são a serpente e ao mesmo tempo, maçã. desejadas e vitimas de seu próprio encantamento.
“Et ce n’est pa ma faute a moi si je suis belle”

Duas trajetórias inversas rumo ao mesmo destino.

Vemos Massenet, jogar com extrema delicadeza com temas tao polêmicos quanto a fé e os conflitos da devoção de maneira refinada, mas ao mesmo tempo realista e crua. Sua musica hipnotiza em duas situações paralelas de apaixonamento e êxtase religioso.

Ao descobrir que seu amado, apos ter sido deixado fez votos de sacerdote, Manon persegue-o para seduzi-lo. E ali, na sacristia, começa um dos momentos mais sensuais de toda a opera, onde o seduz de volta, com apelos sensoriais, mas embuida de um amor verdadeiro. “Nao é essa a mão que sempre te tocava”.... e como um canto de sereia que atrai o incauto navegante para o fundo do mar: “n’ est ce plus ma voix?”

Em paralelo, o dueto de amor entre Thais e Athanael, no deserto é platônico, sereno, mas carregado do mesmo clima de erotismo religioso, onde de forma ritualistica ele banha as mãos e lábios da protagonista. Ambos precisam saciar a fome de suas almas.

Enfim, chega o momento da redenção, ou da punição, não importa. A heroína não sobrevive aos seus feitos. E quando morre, canta... Thais se entrega aos céus, numa visão de êxtase celestial, esquecendo-se de todo o passado. Manon recorda-se de tudo. So' o que lhe resta são as lembranças. Reconhece sua trajetória.
Ambas rumam a` morte resignadas e plenas. “Il le faut... il le faut”
Ninguém fica imune ao poder da Vênus.
O amor eterno, pode ser terreno. E o amor terreno se sublima.
“Jamais a emoção e’ tao pungente quanto no momento em que a voz se eleva para morrer.” (Clement)

Chiara Santoro Gomes

Comentários

  1. Comentário enviado por Marcus Góes:

    CARA CHIARA,THAÏS É UM ROMANCE DE ANATOLE FRANCE,E ...MANON LESCAUT É UM ROMANCE DO ABADE PRÉVOST.AS PALAVRAS DAS ÓPERAS,SOBRE AS QUAIS MASSENET COLOCOU ÓTIMA MÚSICA,SÃO DE HENRI MEILHAC E PHILLIPE GILLE (MANON) E LOUIS GALLET (THAÏS).EM SEU ARTIGO,VOCÊ NÃO CITA NENHUM DELES.AS SITUAÇÕES DRAMÁTICAS E ATÉ AS FRASES CITADAS POR VOCÊ NÃO SÃO DE AUTORIA DE MASSENET , E SIM DOS NÃO CITADOS.SEU ARTIGO,MUITO MAIS LITERÁRIO QUE MUSICAL,NÃO MENCIONA OS LITERATOS.FICA PARECENDO QUE MASSENET É QUE IMAGINOU A PETITE TABLE,O S´AMUSER TOUTE UNE VIE,AS VISÕES CELESTIAIS DE THAÏS.

    CORDIALMENTE,MARCUS GÓES.

    ResponderExcluir
  2. caro marcus góes, desculpe-me a lacuna em não citar a fonte literária das operas,o senhor tem toda a razão, e não foi o primeiro a me advertir.muito obrigada pelo esclarecimento. Esse texto foi simplesmente uma pesquisa pessoal que fiz ao me preparar para o recital em homenagem ao compositor. Achei interesse a complementaridade psicológica das personagens e é claro, fiquei tocada pela forma com que essas jornadas se transformaram em música. Quem sabe poderei fazer uma análise musical mais profunda no futuro, e espero poder contar com suas preciosas ponderações.
    Abraços Chiara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas