YOU TUBE : GRAVAÇÕES EXCEPCIONAIS. ARTIGO DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.



Não se pode nem se deve julgar nada de música por gravações.
you-tube-600 

Marina Considera- Soprano.

Ninguém pode dizer “Ouvi a quinta de Beethoven em uma gravação do Karajan com a Berliner. Adorei a clareza, os tempós, o som das trompas, etc...” Gravação é gravação e é uma foto da música. Música só ao vivo, na sala de concerto.
Mas se o ouvinte da gravação se restringir a tratar gravação como gravação, ou seja, produto autônomo de laboratório, modificável segundo a vontade de regentes, cantores, empresários, donos de gravadoras, etc…, estará criado o mundo novo da música gravada, que é diferente do mundo da verdadeira música, que é a música ao vivo. Tenho muitíssimos amigos, parentes, conhecidos, que dizem “ontem vi La Bohème do Metropolitan”, o que faz concluir que ontem essa pessoa estava em Nova Iorque. Mas não. Essa pessoa viu foi um DVD na tela da TV, o que positivamente não é VER La Bohème do Metropolitan, e sim UMA GRAVAÇÃO de imagem e som da referida récita. Eu mesmo vi uma Cavalleria no Metropolitan e o barítono tinha uma voz muito pequena. Anos depois, vi o vídeo-tape da récita, e no vídeo o tal barítono tinha uma voz enorme…
Mas a gravação representa um precioso progresso na arte musical, por divulgá-la, por fazer com que gostem dela, por torná-la acessível. Hoje, um habitante da periferia de Vladivostok, lá no fim da Sibéria, senta-se com a família de noite para ver um DVD de Celibidache ou Mazur regendo sinfonias de Beethoven. Baseado nesse fato incontestável, este que escreve, adorador de listas e estatísticas, se permite sugerir certas gravações que constam do YOUTUBE, essa maravilha da vida moderna, as quais são julgadas, COMO GRAVAÇÕES ou de som ou de som e imagem, muito significativas.
Assim:
1- Sinfonia n. 6 (Pastoral), de Beethoven, regida por Otto Klemperer;
2- Sonata para violino n. 5 (Primavera), de Beethoven, com o violinista David Oistrach;
3- Marcha Fúnebre de “O Crepúsculo dos Deuses”, de Wagner, regida por Wilhelm Furtwängler;
4- Sonata “Waldstein” para piano, de Beethoven, tocada por Walter Gieseking;
5- “Et ressurrexit”, da Missa em Si Menor, de Bach, regida por Karl Richter;
6- Concerto para violino e orquestra, de Tchaicowsky, regente Fritz Reiner, violinista Jascha Heifetz;
7- Ópera Madama Butterfly, de Puccini, regida por Herbert Von Karajan, completa:
8- Concerto duplo para violino, violoncelo e orquestra, de Brahms, com David Oistrach ao violino, Mstislav Rostropovich ao violoncelo, regente Kiril Kondrashin;
9- Et Incarnatus est, da Missa em dó menor, de Mozart, com o soprano Barbara Bonney;
10- Dichterliebe, de Schumann, canto Charles Panzera, piano Alfred Cortot;
11- D´amor sull´alli rosee, recitativo, ária e cabaletta, de Il Trovatore, de Verdi, com o soprano Marina Considera;
12- Sonata Arpeggione, de Schubert, com Rostropovich no arpeggione e Benjamin Britten ao piano.

Iremos prosseguir com outras sugestões. Por enquanto, fiquem certos os amadores de que há muito boa música em gravação nas acima apontadas. Sugestões dos internautas serão benvindas.
PROFITEZ BIEN DE LA JEUNESSE…
MARCUS GÓES-OUT 2012


Fonte:     http://www.movimento.com/   

Comentários

Postagens mais visitadas