A SÉTIMA SINFONIA MAIS LENTA DE TODOS OS TEMPOS, ORQUESTRA SINFÔNICA DE SANTOS NA SALA SÃO PAULO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

  

   A direção da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo , chamada carinhosamente de OSESP,  abre as portas da sua sede, a Sala São Paulo , para outras orquestras. A série Concertos Matinais ocorre aos Domingos às onze da manhã. Nela os ingressos são gratuitos, uma maneira inteligente de democratizar a cultura e acabar com a ladainha de que música clássica tem ingressos caros.
   A orquestra convidada no dia 04 de Novembro foi a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, regida por Luís Gustavo Petri. No programa obras interessantes e de fácil assimilação. A Sinfonia número um de Prokofiev-  Clássica e a Sétima Sinfonia de Beethoven.
Orquestra Sinfônica Municipal de Santos-foto internet

   Ninguém que acorda cedo no Domingo espera ver uma apresentação do nível da Orquestra Sinfônica Brasileira ou da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e muito menos a OSESP. O espectador espera ver música de qualidade tocada por boas orquestras. Infelizmente, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos não esteve perto do mínimo aceitável para se apresentar na Sala São Paulo.
    O concerto começa com uma lambança. Entra a orquestra no palco, os músicos recebem as palmas de praxe, todos se sentam e esperam o Spala. Entra um senhor, aplausos e mais aplausos, o público pensa que é o Spala. Na verdade é o rapaz que trás o microfone, ele agradece os aplausos. O público percebe o erro e aplaude mais ainda.
Beethoven
   A preleção do maestro Petri foi interessante, dá informações ao público sobre o programa que será apresentado. O interessante para por aí. A Sinfonia Clássica de Prokofiev mostrou lentidão no primeiro movimento e um som abafado nos metais. O maestro Petri acelerou no último movimento, ficou empolgado demais. O som da orquestra lembra uma banda do interior.
   A Sétima de Beethoven foi um festival de barbaridades contra a obra do gênio alemão . Uma das peculiaridades dessa sinfonia são os ritmos, absolutamente fantásticos. A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos não transmitiu nenhum deles.
    Tempos excessivamente lentos, deu até para tirar uma pestana no terceiro movimento e não perder quase nada. Conseguiu fazer o segundo movimento, o mais famoso da sinfonia ficar sem graça. Instrumentos entrando errado, uma trompa assassina que não acertava uma entrada  e desencontros de diversos naipes. Uma Sétima Sinfonia para esquecer. A Sala São Paulo merece orquestras melhores.

Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Nossa Ali, Vc foi muito contundente nestas audições!!! Tá certo que depois que a gente ouve um Von Karajan ou um Berstein, nós as tomamos como paradigmas, mas eu acho importante novas regencias, novas performances, produzir novas sonoridades. O brabo é que às vezes percebemos insegurança, ou reticencias quanto ao modo de fazê-lo! Mas tudo bem, valeria a pena distinguir as novas formas, mas que pareçam ser a vontade de superação interpertativa ou até superar o próprio autor. Mas a gente descobre quando é assim, e parece-me, Ali, que não puderam lhe enganar desta vez! rs

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Loipes Pereira6 de novembro de 2012 às 21:30

    Ali, eu também estive lá, cheguei em cima da hora e por isso acabamos não nos vendo.
    Antes de ler suas opiniões, irei expressar às minhas, e já peço perdão caso cometa algum impropério. Tenho alguns pontos a serem destacados:
    Eles têm algum lugar para ensaiar com a devida qualidade ?
    Eles se dedicam exclusivamente à música ou devido aos baixos salários e insegurança precisam de outras atividades paralelas ?
    Têm o devido apoio da prefeitura de Santos?
    Possuem uma temporada constante na qual possam se aperfeiçoar? Um público fiel que frequente seus concertos ?
    Realmente a parte de metais e madeiras, delicadamente falando, são as que mais precisam de estudos e aperfeiçoamento.
    As cordas eram a parte menos necessitada de começar um trabalho do zero, porém faltou sincronia e interação entre os músicos no mínimo eles precisam praticar muito mais.
    Porém num país que nem o Brasil, numa cidade que se preocupa apenas em construir prédios caros e cobrar IPTU dos cidadãos, uma orquestra merece ser aplaudida pelo simples fato de ser um desafio a cultura de massa vazia que domina nosso país
    (e o mundo ), conheço pessoas de Santos que desconhecem a existência dessa orquestra e se dizem apreciadores da boa música.
    Então antes de mais nada, a Orquestra de Santos merece apoio público, público e muito mas muito estudo mesmo encarei esse concerto como um concerto de amadores, pois boas orquestras fazem muita falta nesse país, isso mais uma vez prova o inestimável valor que a OSESP, têm para esse país, nosso melhor cartão de visitas no exterior já que nosso futebol já não anda tão bem assim...
    Isso deveria soar como um pedido de apoio e socorro para a Orquestra de Santos, pois uma cidade turística, histórica e rica como Santos merece uma ORQUESTRA À SUA ALTURA. !


    Agora Ali, irei ler suas impressões pois essas foram as minhas vamos ver se vai bater !

    ResponderExcluir
  3. Não têm sido poucas as críticas negativas feitas recentemente a orquestras conduzidas pelo maestro Luis Gustavo Petri. Além desta apresentação da Sinfônica de Santos mencionada pelo Ali, houve também as óperas "Violanta" e "Uma Tragédia Florentina", levadas recentemente ao palco do Theatro Municipal. Naquela ocasião, a Orquestra Sinfônica Municipal também foi regida por Petri, e inúmeras pessoas queixaram-se que o alto volume da orquestra prejudicou a audição dos cantores. Muita coincidência, não? Será que o problema está mesmo nos músicos??? É apenas uma pergunta...

    ResponderExcluir
  4. Sr Ali Hassan, Peço que Lave a sua Boca ao falar sobre o Som de uma Trompa. Você não tem idéia do quanto esses Músicos estudaram e ainda estudam para tentar atingir um nível ( de Excelência ) .. ao Público. o Senhor deveria se envergonhar do que disse sobre a Orquestra Municipal de Santos!!!!!! se eu lhe der uma Trompa na mão tenho a verdadeira certeza que não saberá o que fazer com ela e muito menos ter capacidade de estuda-la, pois para você seria muito complexo , aliás escrever baboseiras na internet é muito fácil mas sentar em um palco e executar uma peça de beethoven! tem pessoas que acham que inteligência é apenas criticar para o mal ou para o bem , mas inteligência é saber ouvir e tentar de uma construtiva impor suas opiniões!!!! muito Obrigado .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas