Universidade Paris-Sorbonne ganha primeiro grupo de pesquisa de música brasileira .

Universidade Paris-Sorbonne ganha primeiro grupo de pesquisa de música brasileira


No dia 11 de fevereiro passado, no decurso da reunião do Observatoire Musical Français (OMF), a federação de equipes de pesquisa mais antiga das duas unidades especializadas em música e musicologia ligadas à Universidade Paris-Sorbonne, foi aprovada a constituição do Groupe de Recherche Musique Brésiliennes (GRMB).

Sob a responsabilidade de Zélia Chueke, pianista, pesquisadora, Profa. Dra. da UFPR, o grupo de dedicará a explorar e divulgar a música brasileira, nas suas variadas vertentes.

Para janeiro de 2013, está previsto o evento ‘ Rythmes brésiliens ’. Mesclando conferencias, ateliês e concertos, a programaçao completa pode ser acessada no link http://www.omf.paris-sorbonne.fr/Calendrier-887

Segue abaixo o texto traduzido constituinte da formação do grupo. O texto oficial, no original em francês, encontra-se disponibilizado no site da Sorbonne http://www.omf.paris-sorbonne.fr/Presentation-866

Apresentação

O Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes se dedica ao estudo e à divulgação da produção deste país através da pesquisa das diversas formas de manifestação destes repertórios não sómente sob seus aspectos musicais, musicólogicos, etnológicos, mas igualmente nos campos da percepção e da cognição, da recepção, da sociologia, da filosofia, da psicologia e da estética, sem esquecer os dialógos pluridisciplinares e o estudo das influências das diversas culturas que acabaram por constituir este melting pottão particular

Histórico

Os laços históricos e culturais estabelecidos entre a França e o Brasil, bem como o o interesse crescente por este jovem país, favoreceram a criação do GRMB, tendo como base os colóquios organizados em parceria com o OMF desde 2005, assim como a partir do convênio firmado em 2009 entre a UFPR e Paris-Sorbonne, por ocasião da participação de professores da UFR de Musique et Musicologie no Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).

Atividade

A atividade do GRMB se manifestará principalmenente através de encontros anuais – seminários e/ou colóquios – cujos anais serão publicados pelo OMF ou por uma outra editora, bem como neste sítio internet que conterá todas as informações concernente o desenvolvimento destas manifestações.

Composição

Composto de professores e pesquisadores ativos e reputados na sua especialidade, este grupo estará igualmente aberto aos jovens doutores e doutorandos, a fim de melhor explorar a multiplicidade das perspectivas oferecidas pela produção musical brasileira a nível nacional e internacional.

Professores-Pesquisadores

* Marilia Amorim (Paris VIII) – Psicologia

* Isaac Chueke (EMBAP/OMF) – Interpretação/Musicologia/Gestão Cultural

* Zélia Chueke (UFPR/OMF) – Interpretação/Música Contemporânea

* Daniele Cruz Barros (UFPE) – Repertório brasileiro para flauta doce

* Dany-Robert Dufour (Paris VIII) – Filosofia

* Anaïs Fléchet (Versailles) – MPB/Relações internacionais

* Didier Guigue (UFPB/CNpq/OMF) – Análise/Música contemporânea

* Gérald Guillot (UTC/OMF) – Ritmos brasileiros

* François Madurell (Paris IV/OMF) – Análise e Cognição

* Danièle Pistone (Paris IV/OMF) – Músicas brasileiras na França

* Hyacinthe Ravet (Paris IV/OMF) – Sociologia

* Mathias Roger (OMF) – Estética musical


Doutorandos

* Juliana Pimentel

* Leandro Gaertner

Comentários

Postagens mais visitadas