Universidade Paris-Sorbonne ganha primeiro grupo de pesquisa de música brasileira
No dia 11 de fevereiro passado, no decurso da reunião do Observatoire Musical Français (OMF), a federação de equipes de pesquisa mais antiga das duas unidades especializadas em música e musicologia ligadas à Universidade Paris-Sorbonne, foi aprovada a constituição do Groupe de Recherche Musique Brésiliennes (GRMB).
Sob a responsabilidade de Zélia Chueke, pianista, pesquisadora, Profa. Dra. da UFPR, o grupo de dedicará a explorar e divulgar a música brasileira, nas suas variadas vertentes.
Apresentação
O Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes se dedica ao estudo e à divulgação da produção deste país através da pesquisa das diversas formas de manifestação destes repertórios não sómente sob seus aspectos musicais, musicólogicos, etnológicos, mas igualmente nos campos da percepção e da cognição, da recepção, da sociologia, da filosofia, da psicologia e da estética, sem esquecer os dialógos pluridisciplinares e o estudo das influências das diversas culturas que acabaram por constituir este melting pottão particular
Histórico
Os laços históricos e culturais estabelecidos entre a França e o Brasil, bem como o o interesse crescente por este jovem país, favoreceram a criação do GRMB, tendo como base os colóquios organizados em parceria com o OMF desde 2005, assim como a partir do convênio firmado em 2009 entre a UFPR e Paris-Sorbonne, por ocasião da participação de professores da UFR de Musique et Musicologie no Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).
Atividade
A atividade do GRMB se manifestará principalmenente através de encontros anuais – seminários e/ou colóquios – cujos anais serão publicados pelo OMF ou por uma outra editora, bem como neste sítio internet que conterá todas as informações concernente o desenvolvimento destas manifestações.
Composição
Composto de professores e pesquisadores ativos e reputados na sua especialidade, este grupo estará igualmente aberto aos jovens doutores e doutorandos, a fim de melhor explorar a multiplicidade das perspectivas oferecidas pela produção musical brasileira a nível nacional e internacional.
Professores-Pesquisadores
Marilia Amorim (Paris VIII) – Psicologia
Isaac Chueke (EMBAP/OMF) – Interpretação/Musicologia/Gestão Cultural
Zélia Chueke (UFPR/OMF) – Interpretação/Música Contemporânea
Daniele Cruz Barros (UFPE) – Repertório brasileiro para flauta doce
Dany-Robert Dufour (Paris VIII) – Filosofia
Anaïs Fléchet (Versailles) – MPB/Relações internacionais
Didier Guigue (UFPB/CNpq/OMF) – Análise/Música contemporânea
Gérald Guillot (UTC/OMF) – Ritmos brasileiros
François Madurell (Paris IV/OMF) – Análise e Cognição
Danièle Pistone (Paris IV/OMF) – Músicas brasileiras na França
Hyacinthe Ravet (Paris IV/OMF) – Sociologia
Mathias Roger (OMF) – Estética musical
Doutorandos
Juliana Pimentel
Leandro Gaertner
Comentários
Postar um comentário