VALEU A PENA ESPERAR. CARLO COLOMBARA E ANA PAULA BRUNKOW NO THEATRO SÃO PEDRO/SP . CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   Carlo Colombara, foto Internet
Marcado para o dia 09 de Novembro e adiado por motivos de doença , o baixo Carlo Colombara se apresentou no palco do aconchegante Theatro São Pedro/SP no último dia 18. Diferente do que acontece com as estrelas da ópera que por aqui aparecem, cantam sempre algumas árias fáceis acompanhadas por longos solos de piano ou orquestra e são ovacionadas pelo público. E para isso faturam uma bolada.
   Dizem que é implicância minham com esses recitais e concertos, vejamos o comentário publicado nesse blog em 09/11 de Comba Marques sobre o soprano Renée Fleming: "Foi econômica na escolha das peças de sua apresentação no Rio de Janeiro. Econômica no sentido de ter deixado de fora peças mais pujantes, e quiçá, mais complexas , notadamente as do repertório operístico."
 Paulo Szot, foto Internet
   O próximo  a fazer economia na escolha é o afamado e boa pinta barítono brasileiro Paulo Szot. O repertório de sua apresentação em Belo Horizonte e em São Paulo tem de tudo: Cole Porter, Michel Legrand, Chico Buarque, Tom Jobim, Pixinguinha  e Rückert-lieder de Mahler. Alguém lembrou que ele é cantor de ópera , colocaram trechos de A Valquíria de Wagner.
   Todos os cantores que se apresentaram no Theatro São Pedro na série Grandes Vozes fizeram ao contrário, cantaram peças complexas, árias difíceis e mostraram seu talento. Mostraram que vieram para cantar e não apenas faturar. Com Carlo Colombara não foi diferente.
   O baixo mostrou que está em grande forma vocal , graves quentes, seguros e consistentes. Encarou e interpretou com maestria a bela ária da ópera Don Carlo de Verdi Ella giammai m’amò . Mostrou segurança e qualidade vocal do início ao fim da apresentação, em um programa recheado de belas e difíceis árias como o Simon Boccanegra de Verdi - Il lacerato spirito e as quatro canções Chanson de la Mort, de Don Quixote  de Jacques Ibert. O público que foi ao São Pedro ouviu uma voz madura , no auge e uma técnica única em uma grande apresentação. O homem tem mais de vinte anos de palco e experiência é que não lhe falta. Pagou bem menos que cobram outras estrelas internacionais e teve um recital de primeira.
   Colombara teve a cia do competente soprano Ana Paula Brunkow, a moça abriu a apresentação nervosa com pequenas dificuldades na respiração. No decorrer da récita sua voz evoluiu e mostrou um belo timbre de soprano spinto, munida de agudos possantes e encorpados. Voz escura e potente em uma bela apresentação do soprano.
Ali Hassan Ayache
    

Comentários

  1. É a mais pura verdade!
    O recital do Colombara foi um belo presente de final de ano para os paulistanos.
    Nada de economia! Ele terminou o recital bastante cansado, inclusive!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas