“AS REPOSIÇÕES DE ÓPERAS NO TMRJ” ARTIGO DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.


O programa de sala do ballet “O QUEBRA-NOZES” , reposto em cena neste dia 15 de dezembro PP, estampa orgulhosamente o seguinte:

                  “A VERSÃO ATUAL DO BALLET O QUEBRA-NOZES DANÇADA

                    PELO BTM É DE DALAL ACHCAR, ESTREOU EM 1981,E FOI

                    DANÇADA COMPLETA NO THEATRO MUNICIPAL DO  RIO

                    DE JANEIRO ,NOVAMENTE EM 1983,1984,1985,1986,1992,

                    1994,1999,2001,2007,2010 E 2011...”

Atentem bem para o afirmado: uma produção de 1981 foi levada ao palco do TMRJ COMPLETA,com todos os seus variadíssimos cenários,figurinos e adereços, e o que mais seja, nada menos do que TREZE VEZES, somando-se a apresenação de 2012.

Isto significa que,durante esses TRINTA E UM ANOS, a referida obra,pertencente ao acervo do TMRJ, tornada realidade com TODOS os seus pertences através de patrocínios,financiamentos e o que seja DESTINADOS AO TMRJ, esteve guardada,embalada,conservada,protegida de intempéries e acidentes,EM LOCAL PRÓPRIO NO QUAL VEM SENDO MANTIDA ATÉ HOJE PELAS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS DO TMRJ . sob cuja vigilância deve estar.

E as óperas?!!? Os leitores já pensaram se,a exemplo de TODOS os grandes teatros do mundo, as óperas produzidas pelo TMRJ ou para o TMRJ tivesem seus cenários,figurinos e adereços conservados e guardados desde 1981,como o ballet O QUEBRA-NOZES ? Certamente o acervo de óperas do TMRJ contaria com uma infinidade de óperas para pronta reposição,sem custar nada!!!

POR QUE O BALLET O QUEBRA-NOZES ESTÁ CONSERVADO DESDE 1981 e é sempre reposto e de óperas NUNCA SE FALA EM REPOSIÇÃO ? ESTARÃO DESTRUÍDOS OS CENÁRIOS,FIGURINOS E ADEREÇOS ?

Estou promovendo uma campanha para averiguações de responsabilidades de todos os responsáveis ,se não estiverem guardados,conservados e protegidos os cenários, figurinos e adereços de óperas no TMRJ.Se o ballet O QUEBRA-NOZES (E OUTROS BALLETS) ESTÁ GUARDADO,CONSERVADO E PROTEGIDO, COMO APREGOA O PRÓPRIO PROGRAMA DE SALA DO TMRJ,POR QUE NÃO AS ÓPERAS ??

Os cenários.figurinos.adereços etc.,produzidos de qualquer forma pelo TMRJ ou para o TMRJ SÃO PATRIMÔNIO  PÚBLICO,e como tal devem ser tratados.Em caso de deterioração pelo tempo, por que não se deteriorou a produção integral do QUEBRA-NOZES ? E DE OUTROS BALLETS SEMPRE REPOSTOS?

O dano  ao patrimônio público,quando há negligência,imprudência ou imperícia,ou quando há intenção ou dolo,é previsto nas leis penais brasileiras.

MARCUS GÓES-OAB-RJ 69904 - DEZ 2012

Comentários

Postagens mais visitadas