CONCERTO DE JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA NA SÉ. CRÍTICA DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.


José Maurício Nunes Garcia
Ouvir ao vivo uma obra de José Maurício Nunes Garcia (1767/1830) na sé onde exerceu com extremo brilho e proveitosa fertilidade a função de mestre de capela, é evento fascinante e comovente.Pois neste 13 de dezembro de 2012 tivemos duas  obras dele,e não uma só,na Igreja do Carmo da antiga Sé.

O concerto teve início com a Abertura em ré,obra de pequeno talhe mas de rica variedade harmônica e contrapontística,prosseguiu com um  concerto para fagote e orquestra de Vivaldi e terminou com a Missa Pastoril para a Noite de Natal,esta uma das melhores obras do Padre-Mestre.
José Maurício Nunes Garcia
A abertura mereceu uma leitura e execução de ótimas qualidades,nas mãos do regente Jesus Figueiredo (desculpem-me,mas sou contra “Jésus”.Só vendo a certidão...).No concerto para fagote a orquestra convidada ,quer dizer,de convidados avulsos,rendeu muitíssimo bem, e o fagotista Paulo Andrade melhor ainda.Um virtuose do instrumento.

A Missa teve tudo que se pode querer: orquestra em excelente nível,uma regência idem,de gestos discretos sem estar parecendo reger a Cavalgada das Valqírias ,um coro, a Associação de Canto Coral, em grande noite, e solistas em excepcional forma.O baixo Pedro Olivero mostrou voz potente e muito apropriada ao trecho que cantou como solista; o meio-soprano Daniela Mesquita idem.Já o tenor Jacques Rocha,livre das chatices “daquela”  ária de A filha do regimento,mostrou bonita voz de tenor lírico,redonda e de timbre agradável.O magnífico soprano Paloma Lima foi o que sempre é:belíssima voz,muito própria para o latim das missas e de tudo que canta,rainha dos recursos e do canto elegante e expressivo.   

Em uma relação proustiana,música , lugar e objetos  se coordenavam lado a lado. Cada arco das cordas lembrava  arcos de 1811, cada flauta lembrava antigas flautas de Mozart,cada clarineta antigas clarinetas de Weber. Era a música de José Maurício soando na sua igreja,entre os seus santos e as suas paredes.Acho que até  a Cleophe apareceu atrás das cortinas...Um evento para recordar,para cair no álbum de retratos...

Wohl mir dass ich Jesum habe.

MARCUS GÓES-DEZ 2012

Comentários

Postagens mais visitadas