"O ROUXINOL" NO THEATRO MUNCIPAL DE SÃO PAULO.


THEATRO MUNCIPAL DE SÃO PAULO

 

APRESENTA

 

O ROUXINOL

 

Após a premiada l’Enfant et les Sortilèges, a Orquestra Experimental de Repertório, sob a direção do Mto Jamil Maluf, volta ao palco do Theatro Municipal de São Paulo com a ópera O Rouxinol

 

Datas: 08, 09 e 10 de dezembro de 2012

 

 

 

Depois da aclamada produção de O menino e os Sortilégios, vencedora de 6 dos 8 prêmios Carlos Gomes deste ano, o Maestro Jamil Maluf e a Orquestra Experimental de Repertório, junto com o Coral Lírico e o Coral Paulistano, encerram a temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo com a primeira produção brasileira da ópera O Rouxinol, de Igor Stravinsky.

 

Essa produção fecha a trilogia de óperas baseadas em contos fantásticos, programada pelo Mto. Jamil Maluf para a OER, e que teve com João e Maria, de E. Humperdinck, seu primeiro título. O segundo, O Menino e os Sortilégios, de Maurice Ravel, venceu o Carlos Gomes nas categorias: Melhor Espetáculo de Ópera, Cenário, Figurino, Iluminação, Direção de Cena e Solista.

 

A mesma equipe premiada (menos a solista) está na montagem de O Rouxinol, a segunda ópera de Stravinsky abordada pela OER que, já havia levado à cena seu Édipo Rei. Com libreto baseado no conto O Rouxinol e o Imperador da China, de Hans Christian Andersen, Stravinsky começou a trabalhar em sua ópera em 1908, mas deixou-a de lado por vários anos, só vindo a completar esse trabalho em 1914, após a composição de seus três grandes balés: O Pássaro de Fogo, Petrushka e A Sagração da Primavera. Sua primeira apresentação, em 1914, em Paris, foi produzida por Sergei Diaghilev, com os cantores no fosso e o balé realizado no palco. Em 1917, Stravinsky preparou o poema sinfônico, A Canção do Rouxinol, obra para ser executada em concerto, obtendo com ela grande sucesso também.

 

O Mto. Jamil Maluf convidou Lívia Sabag para fazer a direção cênica do espetáculo, e Fernando Anhê, para os cenários, figurinos e desenhos para projeção em 3D. Para o papel principal do Rouxinol foi convidada Olga Trifonova, cantora russa que faz sua estréia no Brasil, e estará revezando com a brasileira Caroline de Comi. Denis Sedov, também em sua primeira aparição brasileira, será o Camareiro do Rei, integrando um elenco formado por alguns dos melhores cantores líricos brasileiros da atualidade.  O Coral Paulistano (Tiago Pinheiro, regente), reforçado por cantores do Coral Lírico (Mário Zaccaro, regente), bem como a Cia. Imago completam o grande elenco dessa ópera que será cantada em russo, seu idioma original. O Rouxinol encerra as temporadas da OER e Lírica do Theatro Municipal de São Paulo para 2012.

 

 

 

O Rouxinol

 

O Rouxinol (Soprano): Olga Trifonova / Caroline de Comi (08/12 às 16h)

O Pescador (Tenor): Eric Herrero

A Cozinheira (Soprano): Daniella Carvalho

O Imperador da China (Baixo-barítono): Leonardo Pace

O Camareiro, Chefe Retentor do Imperador (Baixo): Denis Sedov

O Bonzo, Capelão do Imperador (Barítono): Saulo Javan

A Morte (Meio-soprano): Silvia Tessuto

 

1o.Enviado Japonês (Tenor): Sérgio Wernec              

2o.Enviado Japonês (Barítono): André Angenendt

3o.Enviado Japonês (Tenor): Paulo Queiróz

Soprano solo: Eliane Aquino

Contralto solo: Aline Réa

 

Coro de Cortesãos: Coral Paulistano (Tiago Pinheiro, regente) 

                                Coral Lírico (Mário Zaccaro, regente)                    

 

Jamil Maluf, regência e direção musical

Lívia Sabag, direção cênica

Fernando Anhê, direção de arte, cenários e figurinos

 

Dia 08/12, sábado, às 16h e às 20h

Dia 09/12, domingo, às 17h 

Dia 10/12, segunda-feira, às 20h

 

Theatro Municipal de São Paulo

Sugestão de faixa etária: 10 anos

Ingressos: R$ 100, 60 e 40

Datas: Dezembro –  08 sab 16h e 20h; 09 dom 17h e 10 seg 20h

(duração total 1 hora sem intervalo)

Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Telefone: 3397-0300

Bilheteria: 3397-0327

ingressorapido.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas