ÓPERA MICROFONADA NO TMRJ? ARTIGO DE HELIANA FARAH NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

Estive presente à estreia da Viúva Alegre no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 28 de novembro.
vaias-600 
Houve vaias no final da primeira ária de Valencienne e antes do primeiro intervalo. Junto com a primeira vaia também se ouviu “Microfonada e Muda”. A pessoa foi ameaçada de ser expulsa se vaiasse outra vez. Claro que fui tentar protegê-la dessa injustiça. Então um público pagante pode aplaudir mas não vaiar? Onde está o direito de expressão? Seria bom informar aos zeladores de tão ilustre teatro que esse é um direito de consumidor. Se existe o direito de aplaudir, até em cena aberta, porque não o direito de vaiar?
Garanto a todos que essa pessoa não tem ligação partidária alguma como alguns da plateia quiseram insinuar. Ela estava ofendida com o fato de um espetáculo operístico estar sendo amplificado. Se os anos não me tivessem roubado o ímpeto, também teria vaiado desde a abertura das cortinas. Na Espanha, a tática funcionou e retiraram a amplificação da récita de Andrea Chenier no Teatro Real de Madri em 2010 – está no Youtube.
Que essa produção da Viúva Alegre seria amplificada já era de conhecimento geral. Há uns dias, li num jornal, um artigo que dizia que o Theatro Municipal deveria contar com pessoas especializadas no métier. Uns e outros sempre se lembram de cineastas como Visconti e Zefirelli que montaram óperas com grande aprovação. Essas pessoas se esquecem de que eles nasceram e cresceram frequentando ópera. Ópera fervilhava neles antes do cinema: eles eram do métier!
Grout, a grosso modo, disse em sua História da Ópera: ópera tem música inferior à de concerto, teatro inferior ao falado e libretos inferiores à literatura tradicional, mas é um gênero que amalgama essas três artes (e outras mais) de uma forma única. Só quem realmente entende essa união é do métier. Ópera não é teatro falado ou música encenada, ópera é ópera. E também opereta! E uma das principais razões de ser da ópera é a voz lírica. Se substituirmos a voz lírica pela voz amplificada perdemos a maior excitação do gênero.
Num rápido clipping na midia internacional vemos: The Bershire Review 14/10/2012 “Seria amplificação um dopping musical?”, The New York Times 03/07/1986 “amplificação desorientado a percepção”, The Age 31/01/2009 “Não existe justificativa nem para amplificação seletiva usada na Austrália Ópera”. O que talvez parte do público não perceba é que a mercadoria anunciada: voz lírica, não está sendo fornecida, ou está sendo fornecida de forma distorcida.
Já citei o Grout! Num jornal não cabe citar também Miller, Curtis, Garcia, castrati e falsetistas, etc… como gosto de fazer. Os que conhecem as pessoas que se indignaram sabem que elas conhecem MUITO bem não só ópera mas a tradição da ópera, como muitos ignoram ou fingem ignorar. O que é ser radical? É radicalismo achar ruim quando mesmo num espetáculo amplificado mal se ouvem algumas vozes na região médio-grave (por vezes até no agudo!)? E se mesmo isso é ser radical (para que médios e graves? afinal os compositores num tempo em que não havia amplificação não conheciam vozes, não é?) . Tenho certeza que não é radical defender o direito de cada um de expressar sua opinião. Se teatros como o Alla Scalla, Real de Madrid e Metropolitan se orgulham de ter uma plateia conhecedora e participativa, teatros como o do Rio de Janeiro, que já teve uma plateia assim, hoje querem censurar? Retirar alguém que pagou um ingresso e está expressando sua indignação é o mesmo que censura!
Censura nunca mais!
Heliana Farah
Professora de História da Ópera e Oficina de Ópera da UFRJ

Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

  1. Que tristeza saber que uma das casas sagradas da ópera nacional, casa essa que viu e ouvir os maiores nomes da lírica nacional e internacional está com suas tradições a perecer...
    Quando ouviu-se o apupo, não deveriam ameaçar de retirar a pessoa que vaiou e sim retirar os microfones.. ou, quem sabe, para nossa sorte, os cantores!
    Já vi infindáveis discussões a respeito de se vaiar, ou não vaiar, em óperas.. Não quero entrar nesse mérito.. mas.. como queria que meu queridíssimo finado tenor Amauri Rene estivesse na plateia!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas