70 ANOS DE MARTHA ARGERICH. ARTIGO DE LEONARDO T. OLIVEIRA NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.


Martha Argerich nos anos 70
 
   A pianista argentina Martha Argerich (1941-) completa hoje, 5 de junho de 2011, 70 anos. Quem diria… Se existissem vereditos no assunto, ninguém teria medo de reconhecê-la como a mais forte candidata à maior pianista da atualidade, e isso merece que falemos ao menos rapidamente do seu estilo e de algumas de suas melhores gravações.

Êxitos e influências

Seus maiores êxitos foram conquistados ainda jovem: em 1957, com 16 anos, ela venceu dois dos concursos de piano mais tradicionais da Europa, o Concurso Internacional de Música de Genebra e o Concurso Internacional Ferruccio Busoni, em um intervalo de apenas três semanas. Em 1965, aos 24, venceu o Concurso Internacional Frederic Chopin em Varsóvia (deixando nosso Arthur Moreira Lima em segundo lugar naquele ano), talvez o grande marco da sua proeminência internacional. Desde então, se estabeleceu como a artista de renome que conhecemos hoje.


Martha Argerich nos anos 70

Entre os pianistas de sua geração – como Alfred Brendel, Maurizio Pollini, Vladimir Ashkenazy, Daniel Barenboim e mesmo nosso Nelson Freire -, ela parece aquela que melhor representa algumas das qualidades que as gerações atuais de pianistas virtuoses procuram desenvolver: um toque ágil e claro, cuja expressividade muitas vezes se dá antes pela procura por diversidade de timbres do que propriamente pelo volume, e contrastes – esses sim – incisivos, um spin arrebatador e andamentos extremos. Acredito que essa atualidade de sua personalidade, além de ser fruto de uma feliz adequação à linguagem e às expectativas do nosso tempo, é também uma influência que ela própria passou a representar com o decorrer dos anos. Não por acaso, com características tão modernas que facilmente tornam outros pianistas ultrapassados e chatos, ela é a paixão platônica de muitos diletantes imberbes.

Sua maior influência é certamente o pianista austríaco Friedrich Gulda, seu professor por mais de um ano ainda nos anos 50, e o italiano Arturo Benedetti Michelangeli, a quem procurou nos anos 60 para algumas aulas em um momento de crise artística pessoal. Nos anos 80, reconheceu que se sentia muito sozinha no palco e desde então praticamente deixou de se apresentar em público como pianista solo, passando a ser acompanhada por outros solistas em música de câmara ou orquestras em concertos.

E pra valer a conversa, cinco gravações recomendadas:

1. Liszt: Sonata para Piano em Si menor & Rapsódia Húngara No. 6 em Ré bemol maior
Schumann: Sonata para Piano No. 2 em Sol menor Op. 22
Brahms: 2 Rapsódias Op. 79
1971 (Deutsche Grammophon)


CD da série Galleria, bagatela da Deutsche Grammophon

A grande Sonata em Si menor de Liszt parece ter sido escrita pra Martha: com a liberdade de um domínio técnico absoluto, ela uniu os arcos dessa obra monumental em uma interpretação sólida, redonda, eloquente. Não falta ritmo na primeira exposição sincopada do tema que domina toda a obra, não falta intimidade na seção correspondente ao andamento lento, não falta clareza nem convicção à fuga, e o principal: não falta verve de ferver o sangue nessa gravação que em plenos anos 70 se tornou antológica. Gravação obrigatória e complementar à de Emil Gilels. De quebra, a Rapsódia Húngara No. 6 de Liszt pra descontrair, a irregular Sonata para Piano No. 2 de Schumann e as duas viscerais rapsódias de Brahms – compositor que ela gravou tão pouco.

Um trecho da primeira parte da Sonata em Si menor de Liszt, em que os limites do virtuosismo parecem antes um limite físico do som distinguível do que um limite da capacidade da Martha:


2. Chopin: Prelúdios, 3 Mazurkas Op. 59 & Scherzo No. 3 em Dó sustenido menor Op. 39
1961-1977 (Deutsche Grammophon)


CD dedicado a Chopin

Martha raramente ousou um repertório inusitado, preferindo enfrentar a via tradicional do repertório pianístico padrão. Nessa prerrogativa, é uma especialista em Chopin. Essas gravações lançadas em 1977 mostraram um Chopin muito diferente do habitual, semelhante talvez apenas ao de Sviatoslav Richter em alguns aspectos: com uma sonoridade ainda algo impressionista em alguns momentos, mas sempre rápido, enérgico, incisivo. Assim a integral dos prelúdios – tanto os vinte e quatro do Op. 28, como o Op. 45 e o Op. póstumo – se tornou uma controversa referência, especialmente pela rapidez dos andamentos. O resultado, além da novidade, reforça a unidade do conjunto e rende momentos selvagens como este (do Prelúdio Op. 28 No. 18):


3. Ravel: Concerto para Piano em Sol maior, Gaspard de la Nuit & Sonatine
com Claudio Abbado & Filarmônica de Berlim
1967-1975 (Deutsche Grammophon)


Outro CD da série Galleria da Deutsche Grammophon

Por mais que tenham sido poucas, é impossível não pensar nas aulas de Martha com Arturo Benedetti Michelangeli ao ouvir seu Ravel: a técnica pra uma sonoridade contemplativa, mas entrecortada por digressões e intervenções das influências sempre diversas que Ravel incorporava em suas obras, teve em Michelangeli um expoente, tanto pela sua própria gravação do Concerto para Piano em Sol maior com Sergiu Celibidache, como por sua interpretação referencial de Debussy, compositor francês análogo à técnica pianística de Ravel no que se convenciona chamar de Impressionismo musical. Nesse território desafiador, Martha produziu um de seus álbuns mais maduros. O concerto para piano soa contagiante, como deve ser, com a multiplicidade de cores e de ritmos dos seus movimentos externos, de influência basca, espanhola e jazzística, e a simplicidade desconcertante do movimento central. Martha, que não tem o volume de som de um Gilels ou de um Horowitz, cria sua atmosfera expressiva pela riqueza de nuances. Isso e sua capacidade técnica que parece sem limites renderam igualmente uma Gaspard de la Nuit impressionante. De quebra, o álbum traz a irônica Sonatine do compositor. Martha ainda gravou La Valse para dois pianos com Nelson Freire e as Valses nobles et sentimentales de Ravel, lançadas em outros álbuns.


4. J. S. Bach: Toccata em Fá sustenido menor BWV 910, Partita No. 2 em Dó menor BWV 826 & Suíte Inglesa No. 3 em Lá menor BWV 807
1980 (Deutsche Grammophon)


CD da série The Originals da Deutsche Grammophon

Nas convocações dos nossos 11 álbuns favoritos no ano passado, acompanhando a lista de Dunga para a Copa do Mundo, Bruno Gripp elegeu este um dos seus CDs favoritos. E eu só não o elegi na minha lista pra não ser repetitivo. Em meio a citações obsessivas a Glenn Gould de um lado ou a Dinu Lipatti de outro, o Bach da Martha é uma surpresa, e só não é mais promovido porque este CDzinho foi uma de suas únicas gravações do compositor. Ela acompanhou mais recentemete Mischa Maisky em transcrições para violoncelo das sonatas para viola da gamba e cravo, e voltou a tocar a Partita No. 2, presente neste CD, no Carnegie Hall em 2000 e no Verbier Festival em 2008. Mas o que há nessas interpretações – uma agilidade inacreditável que explora uma sonoridade toda staccata em emulação ao cravo, instrumento original das obras, e a velha riqueza de nuances que pinta de uma cor cada plano sonoro (que em Bach são muitos) – nos faz, como Bruno já dizia no seu post, implorar pra que saiam mais interpretações de Bach. Essa tal agilidade se prova mais pertinente quando ouvimos como ela articula os ornamentos no estilo do fraseado barroco (trecho da Courante, terceira peça da Partita No. 2):


5. Prokofiev: Concerto para Piano No. 1 em Ré bemol maior Op. 10 & Concerto para Piano No. 3 em Dó maior Op. 26
Bartók: Concerto para Piano No. 3 em Mi maior Sz. 119
com Charles Dutoit & Orchestre Symphonique de Montréal
1997 (EMI Classics)


CD de 1997 da EMI Classics

O Concerto para Piano No. 3 de Prokofiev é uma das obras mais difíceis já escritas para piano. Mas Martha reconhecidamente não o considera tão difícil assim… Ela já o havia gravado com Abbado no fim dos anos 60, e voltou a ele neste CD de 1997. Alguns a criticam de, em anos mais recentes, não apresentar a mesma bravura da juventude, o que não é uma crítica ao seu condicionamento físico, que continua seguro, mas talvez à sua “química musical” de hoje em dia. Este CD, em contraposição a isso, prova o quanto Martha ainda tem a oferecer – e nem faria sentido supor o contrário. Além do entusiasmo inconfundível que imprime nos concertos de Prokofiev e de Bartók, há aqui uma irreverência, uma intimidade com o virtuosismo que as obras exigem, que rende uma série de momentos surpreendentes de pura naturalidade, semelhantes mesmo a improvisos. Seu entendimento com Charles Dutoit é de longa data: foram casados entre 1969 e 1973 e passavam horas discutindo música em meio a partituras. O maneirismo a que se dão direito nessas gravações legitima a interpretação da modernidade dessas obras. Um notório ponto negativo, segundo o próprio David Hurwitz comentando o outro álbum da EMI fruto desse encontro, é que a gravação do piano no trabalho da engenharia de som parece não estar em um volume muito bom em relação à orquestra… Mas pelos inéditos concertos no. 1 de Prokofiev e no. 3 de Bartók na discografia da Martha este álbum continua sendo essencial.

Poderíamos acrescentar seu Rachmaninoff, seu Schumann, suas colaborações com Rostropovich, Kremer e Maisky, mas que esses cinco álbuns – um The Essential Martha - já entusiasmem o seu reconhecimento e mesmo a divulguem e incentivem entre os desavisados.
 
Leonardo T. Oliveira
 

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