ISSAC KARABTCHEVSKY ASSUME A DIREÇÃO ARTÍSTICA DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. ARTIGO DE HENRIQUE MARQUES PORTO NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro anunciou hoje a nomeação do maestro Isaac Karabtchevsky para a direção artística da casa no lugar do maestro Silvio Viegas, que continuará a frente da Orquestra Sinfônica do teatro. O anúncio é, claramente, um primeiro resultado das pressões que os gestores atuais do Theatro Municipal vêm sofrendo nos dois últimos meses.
Issac Karabtchevsky, foto internet
Karabtchevsky pode dar qualidade e regularidade à programação do Theatro Municipal. Mas precisará de liberdade e autonomia para agir. E ele não aceitaria trabalhar sob a tutelagem da Sra. Carla Camurati, presidente do TM. Vista desse ângulo, a nomeação de Isaac Karabtchevsky soa como uma espécie de "intervenção branca", ainda que o convite tenha sido feito oficialmente pela presidência do TM -nem poderia ser de outra forma.

Nas suas primeiras declarações, Karabtchevsky, que é filho de cantora lírica, anunciou que dará destaque à ópera em 2013, um ano em que o mundo festejará os bicentenários de nascimento de Giuseppe Verdi e Richard Wagner.

"-O foco na ópera é uma prioridade com certeza. Esse é um ponto essencial da temporada deste ano. Um ano assim só se repetirá daqui a um século!"

A presença de Karabtchevsky na direção artística do Theatro Municipal dá respeitabilidade ao cargo e à instituição, e esperanças ao público de ver seu maior teatro com uma programação digna, que ponha fim à estagnação em que vive desde 2007.

Por isso mesmo sua agenda será pesada. De imediato terá que enfrentar o urgentíssimo problema dos desfalcados Corpos Estáveis, principalmente a Orquestra e o Coro. Sem eles é impossível organizar qualquer programação, principalmente óperas. E o maestro já advertiu que não aceita os padrões da mediocridade.

"-Pretendo inserir a temporada artística do Municipal dentro do mesmo contexto que está cercando o Rio como uma cidade luz, que vai receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Esse é o meu compromisso não só com o governo, mas com a população do Rio. Grandeza de programação e aporte qualitativo são essenciais. Sem qualidade, não há como colocar o Rio dentro de um cenário artístico importante." -afirmou o maestro ao jornal "O Globo" de hoje.

Karabtchevsky promete ainda que vai se reunir "com os representantes da sociedade, assim como com os representantes dos corpos artísticos do Municipal". Segundo a matéria de "O Globo", a temporada de 2013 deve ser anunciada não no final de janeiro, como afirmou Carla Camurati, presidente do TMRJ, mas em meados de fevereiro.

O que se espera é que o Governo do Estado honre o nome e as intenções do maestro e dê a Karabtchevsky os recursos e os meios necessários para desenvolver seu trabalho.
 
Henrique Marques Porto  
 

Comentários

Postagens mais visitadas