O MUNDO LÍRICO BRASILEIRO SEGUNDO OS DEPOIMENTOS DA REVISTA CONCERTO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET

   

   A Revista Concerto em sua edição bimestral de Janeiro e Fevereiro trás ao leitor depoimentos de personalidades do mundo clássico brasileiro. Quarenta e cinco célebres desfilam opiniões sobre o ano de 2012, a revista opta pelo eclético e convida um pouco de tudo, temos colegas críticos, produtores, diretores teatrais e de grandes festivais, promotores,  maestros e muito mais . Tive a paciência de ler todos eles, tarefa desgastante e cansativa, uma aula de cinismo .
   O ano de 2012, segundo a maioria dos depoimentos foi uma maravilha, tivemos tudo do bom e do melhor na música clássica, na ópera e na dança. A grande maioria faz é enaltecer seus feitos, puxar o saco de si próprio e dos colegas que o acompanharam. Tudo é lindo em suas visões. Alguns têm a cara de pau de defender a temporada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma das mais fracas de todos os tempos. Estranhamente não vi os depoimentos de duas grandes personalidades, Ligia Amadio e Walter Neiva não aparecem na revista , por que será?
Leonardo Martinelli, foto internet
  
   Infelizmente esse céu de brigadeiro que os depoimentos relatam não é a realidade do mundo lírico brasileiro. Temos milhares de problemas e a arte clássica ainda engatinha no país. Alguns colegas críticos tocaram em questões interessantes, mas quem realmente botou a boca no trombone foi o crítico e jornalista da Revista Concerto Leonardo Martinelli . Sem puxa-saquismo mostrou em poucas linhas a dura realidade lírica brasileira, o único que teve a coragem de não enaltecer ninguém e colocar o dedo na ferida. 
   O Blog de Ópera e Ballet prepara a lista dos melhores eventos de 2012, e como alerta mostra também os piores. O único do gênero a fazer isso. Não preciso dizer que ao longo desses anos consegui uma legião de inimigos por isso.
 Ali Hassan Ayache
 
    

Comentários

Postagens mais visitadas