MELHORES E PIORES DE 2012 PELO BLOG DE ÓPERA E BALLET: MELHOR ORQUESTRA .

  
   Tá ficando sem graça, todo ano a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo se destaca como uma das melhores orquestras do país. Em 2012 não foi diferente, o grupo apresentou um repertório variado , tocou na Europa e a regente titular Marin Alsop tomou conta do pedaço e colocou a OSESP nos trilhos. As apresentações prezam pela qualidade técnica dos músicos e pelas boas interpretações da maestrina titular e dos maestros convidados.
   Sala SP, foto internet
Chegar ao topo não é fácil, manter-se nele é mais difícil ainda. O sinal de alerta foi aceso no final do ano passado, músicos reclamando, em off, da excessiva quantidade de concertos, sem tempo para ensaios e descanso. O diretor artístico Arthur Nestrovsky adora aparecer e fez na revista semanal Veja São Paulo declarações que criaram um mal estar entre ele e os músicos. A manutenção de Yan Pascal Tortelier como regente convidado de honra foi vista com cara de poucos amigos pelos componentes da orquestra. O maestro francês aprontou poucas e boas na OSESP. Quase foi deportado por discutir com a Polícia Federal , criticou publicamente a orquestra em uma de suas excursões pela Europa e não acrescentou nada nos seus dois anos de reinado.
   Orquestras brasileiras de outros Estados estão em amplo crescimento e o reinado da OSESP não deve durar para sempre. É salutar que tenhamos orquestras de bom nível por todo o Brasil, assim a escolha da melhor não fica tão fácil e óbvia.

Ali Hassan Ayache

 OSESP, FOTO INTERNET
  
    

Comentários

  1. Pelo que eu vi no Theatro Mvnicipal no domingo passado, se o trabalho for bem feito em alguns anos teremos a ascensão da mais tradicional orquestra da cidade de São Paulo.Espero que a política não atrapalhe e sei que nesses dois anos teremos uma disputa PT X PSDB no que tange à música, e sei que amaior motivação da contratação do Neshling foi o fato de ele ter brigado feio com o Serra.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, a melhor orquestra brasileira nos últimos 3 anos é a Filarmônica de Minas Gerais. Equilíbrio perfeito nos naipes, sonoridade espetacular, regência impecável do Fabio Mechetti. A Osesp é ótima, mas ainda toca com medo, meio travada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas