MELHORES E PIORES DE 2012 PELO BLOG DE ÓPERA E BALLET : PIOR DIREÇÃO DE CENA, ROBERT WILSON

  

   Dizia o maior frasista do Brasil Nelson Rodrigues: "Toda a unanimidade é burra, quem pensa com a unanimidade não precisa pensar ." Unanimidade é um fenômeno que acontece muitas vezes e em diversas áreas , aconteceu na ópera. A apresentação de ópera Macbeth de Verdi no Theatro Municipal de São Paulo dirigida por Robert Wilson (Bob para os íntimos) foi uma daquelas unanimidades quase que completas. Vi todos os colegas da crítica se derreterem com as idéias do diretor americano e os espectadores ficaram embasbacados, entenderam pouco e admiraram muito.
Cena de Macbeth, Foto Internet
   Bob Wilson não me convenceu, sua falta de emoção nos personagens e as movimentações estranhas não tem nada de interessante. Seus personagens são frios e sequer se movimentam e quando o fazem se perdem no nada. Um fiasco de direção , uma das piores que vi no maior teatro paulistano e com certeza a pior de 2012.
   Para piorar as coisas o Bob não veio só, trouxe toda uma equipe gringa: Diretor associado , desenho de luz, figurino, dramaturgia , coreografa associada e uns puxa sacos a mais. Quanto deve ter custado aos cofres públicos essa brincadeira toda, nem faço ideia, mas que custou caro , custou.
Ali Hassan Ayache

    Cena de Macbeth, Foto Internet

Comentários

  1. Concordo foi uma decepção.

    ResponderExcluir
  2. Ali, em termos musicais a ópera foi muito boa,bem cantada e a orquestra realmente tocou muito bem com o Abel.

    No entanto o cenário era demasiadamente frio, escuro e a encenação realemnte foi muito decepcionante e naõ combinou com a música bem tocada e bem cantada dessa ópera.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas