NOVIDADES NÃO TÃO NOVAS NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

  
     O anúncio da temporada 2013 do Theatro Municipal de São Paulo se deu em uma coletiva realizada no último dia 19. Como sempre ninguém se lembrou de me convidar. O trio que vai mandar no teatro nos próximos anos esteve presente: O Secretário Municipal de Cultura Juca Ferreira, o diretor artístico John Neschling e o diretor geral José Luiz Herencia. É muito salutar que os comandantes venham a público e falem claramente suas ideais para o maior teatro de São Paulo.
   O Secretário Juca Ferreira não saiu do obvio, ficou no velho discurso de aproximar o teatro a população com a cobrança de ingressos populares e eventos abertos. Todos repetem isso, eta discurso manjado! De importante  tivemos a nomeação de Iracity Cardoso para o Balé da Cidade de São Paulo. A diretora ja mostrou sua competência na São Paulo Cia de Dança e espero que ela dê uma chacoalhada no grupo fazendo coreografias clássicas e românticas e para 2014 tenhamos balés completos. Estrutura para isso o teatro tem, falta só vontade. Não tenho nada contra obras experimentais, sei que elas enriquecem o repertório, mas ficar somente com esse tipo de dança desvirtua a essência do grupo.
 
Da esq. para a dir.: José Luiz Herencia, diretor-geral, secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira e John Neschling, diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo
   A temporada já tinha seus títulos divulgados em linhas gerais, agora temos as datas de todas as apresentações. No primeiro semestre teremos concertos e uma ópera , no segundo semestre entram as óperas.  Para a composição dos elencos serão feitas audições , coisa que não acontecia na administração anterior, acabaram com a panelinha.
  Não entendi porque ficou para Maio a definição do preço dos ingressos para as óperas, se o digníssimo Secretário Municipal de Cultura quer aproximar o teatro ao povão que venham ingressos populares. Um programa de assinaturas para as óperas é uma ideia interessante, que começa com atraso devido à transição de governo. Uma grande sacada parece ser a criação do teatro digital que transmitirá as óperas encenadas da casa pela Internet. As visitas monitoradas ao teatro ja existiam  e não apresentam nada de novo, a previsão da conclusão da Praça das Artes em Fevereiro com o início das aulas aos 1200 alunos em Março de todas as escolas é uma boa notícia.
Ali Hassan Ayache
     

Comentários

  1. Até gostei do seu texto, para variar um pouco. Está começando a ter uma certa coerência. Só acho que você não é assim tão manjado quanto a questão das panelinhas . Elas continuam, como sempre, mas agora com as tais "audições". Puro disfarce. Você alguma vez já fez teste no Municipal? Pois é. Quando não é dá "panelinha" a banca persistentemente olha na sua cara, isso quando não fazem caras desagradáveis demais. Bastante chato. Panelinha por panelinha, prefiro a primeira que pelo menos poupa muita gente de perder tempo e de precisar de uma terapia. Embora quem entra provavelmente precise ainda mais dela. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, os solistas já estão escolhidos. Audição de fachada! Um soprano (a que não foi aceita no l'Elisir d'Amore, do teatro São Pedro, por estar acima do peso), postou no Facebook dizendo que ja estava no elenco de Aida! OPAAAA!! Coo assim assim? Ja fez audição? Será que levou advertencia? Provavelmente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas