"AIDA" NO TMRJ: A ÓPERA CERTA NA HORA CERTA ! CRÍTICA DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

“AIDA” , criada em 12/1871 no Cairo e em 12/1872 na Scala,é o mais popular exemplo do “grand opéra” italiano de sua época.
aida-600-OK 
Traz em seu conjunto todas as características do gênero: assunto histórico e épico, grandes massas corais, canto vigoroso de quase todos os principais solistas, quatro ou cinco atos, “mise em scène” grandiosa, pelo menos um grande “concertato” e, por vezes, mais de um ballet. Outro “grand opéra” italiano da época é IL GUARANY, de Carlos Gomes, criada na Scala em 03/1870. AIDA foi inclusive a primeira ópera italiana encenada no TMRJ, em 1910.
Não pode haver melhor escolha para iniciar as comemorações dos duzentos anos de Verdi. AIDA é totalmente verdiana e tem de tudo: trechos de suprema habilidade de composição e refinamento, de extrema beleza melódica, de tipicidades dramáticas do melodrama italiano, de grandes árias e conjuntos verdianos, ao lado de danças e marchas de rotina e de grande simplicidade para o público pequeno burguês menos exigente. Por isso, AIDA agrada a todo mundo. Além do mais, AiDA foi a primeira ópera italiana encenada no TMRJ, em 1910, consequentemente a primeira ópera de Verdi a vir ao palco de nosso maior teatro.
\
O libreto é de Antonio Ghislanzoni,baseado em um esboço em francês de Camille Du Locle, este por sua vez em uma lenda divulgada pelo grande egiptólogo Auguste Mariette, o “Mariette bey” dos egípcios, que chegou até a inventar que, em suas pesquisas, havia descoberto um trecho de música egípcia do tempo dos faraós, o qual teria passado a Verdi e foi por este aproveitado na partitura, na cena da sacerdotiza no primeiro ato… Contam alguns que, quando Verdi soube que era brincadeira ficou muito zangado… Mariette foi o verdadeiro inspirador e estimulador de AIDA.
Há no libreto frases poéticas de grande efeito, como por exemplo quando Radamés diz que queria erguer para Aida “um trono vicino al sol”, um trono perto do sol, quando o mesmo Radamés, ameaçado com a morte por Amneris, diz que “è la morte un ben supremo, se per lei morir m´è dato”, é a morte um bem supremo se por ela me é dado morrer, quando Aida relembra os céus azuis de sua terra natal, quando Amneris comenta o imenso amor que sente por Radamés.
A presente produção apresenta figurinos e adereços já vistos no Palácio das Artes de Belo Horizonte, de autoria de Raul Belém Machado. Isto nos foi informado pela própria divisão de comunicações do TMRJ, mas a informação se choca com o que vimos em BH. Não parecem os mesmos figurinos. No entanto são muito bonitos e convincentes.
Os cenários novos de Hélio Eichbauer são o ponto alto do espetáculo, com figuras geométricas, triângulos, quadrados, etc…, combinados com um figurativismo de Egito antigo de estátuas, pirâmides, colunas, íbis, Ísis, Osíris, olhos, compassos e contornos. Cenários eficazes, bonitos, agradáveis de se ver. Vamos acompanhar onde serão guardados e conservados esses cenários após o final das presentes récitas, para que possam ser feitas reposições.
Quem quiser saber datas, elencos, ler sinopses, resumos e muitas informações sobre AIDA, deverá consultar matéria publicada neste site. Adiantamos que o enredo é basicamente muito comum na ópera italiana do século XIX: duas mulheres amam o mesmo homem (e vice-versa…), o que resulta em morte. Assim é em NORMA, em FOSCA, em LA GIOCONDA. No vice-versa, temos IL TROVATORE, UN BALLO IN MASCHERA, FAUST (não esqueçam Siebel), DON CARLOS e muitas outras. Ainda não vi uma ópera em que duas mulheres amam a mesma mulher, ou vice-versa, mas com o o andar das coisas, não sei não…
Os cantores estiveram cada um em um nível de qualidade. O soprano Fiorenza Cedolins, de bonita voz e bela figura, abusou de notas em pianíssimo, o que tornou seu canto monótono. O tenor Rubens Pellizari, de voz comum e rotineira, cantou comumente e rotineiramente. O meio-soprano Anna Smirnova, dona de volumosos agudos, por isso foi a mais aplaudida da noite e muitos a elevaram à categoria de cantora “outstanding”, o que, na opinião deste que escreve, não é absolutamente verdadeiro. O canto da Smirnova é desigual por alternar frases em volume normal com aqueles tais agudos tonitroantes. O barítono Lício Bruno começou bem mas sua voz foi aos poucos perdendo substância e acabou quase rouco, em atuação inexpressiva. O baixo Sávio Sperândio foi outro que abusou do canto em piano, o que desvirtua sua personagem, e o baixo Eduardo Marcos foi um cantor também rotineiro. O soprano Lúcia Bianchini como sacerdotiza esteve bem e o tenor Ricardo Tuttmann esteve ótimo como mensageiro. Como sempre tem ocorrido, Tuttmann dá conta dos recados.
A direção de cena de Iacov Hillel foi outro ponto alto da produção, assim como ponto alto foi a coreografia de João Wlamir,que entende a fundo do riscado. O coro, preparado por Jésus Figueiredo, esteve soberbo.
O regente de orquestra Isaac Karabtchevsky levou sem maiores problemas o espetáculo do início ao fim, o que já é muito. A orquestra também abusou de pianos e pianíssimos exagerados. Amigos, a medida exata é que é difícil de encontrar.
No todo, uma AIDA de altos e baixos, que, no entanto, agradou a quase todos. Também, quem é que não gosta de uma AIDA ?
MON ÂME A SON SECRET,MA VIE A SON MYSTÉRE (FELIX D´ARVERS)
MARCUS GÓES – ABRIL 2013
Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas