PARSIFAL, O EVANGELHO SEGUNDO WAGNER. ARTIGO DE HENRIQUE MARQUES PORTO NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.





por Henrique Marques Porto


Parsifal é uma espécie de Evangelho Segundo Wagner. Reduzido, vá lá. A vinda do "inocente tolo" é uma profecia. Jesus, o Redentor, também era. O Nazareno foi concebido "sem pecado". Parsifal não conheceu seus pais. Herzeleide, mulher pura e sua mãe, morreu de tristeza. Seria a Virgem Maria de Wagner. O sofrido João Batista ficou sem a cabeça por anunciar a próxima chegada do filho de Deus. O agonizante Anfortas –enfim salvo pelo milagre da lança e por Parsifal- seria seu similar. O batismo por água corrente ou "consagrada", aliás, está presente no Parsifal. Kundry é também uma personificação de Herodiade, aquela que riu da cabeça decapitada de João Batista. Por isso está amaldiçoada. Seria Klingsor a versão wagneriana para Herodes? O da matança dos inocentes, as crianças, por natureza "tolas".

Por outro lado, Jesus também pode ser visto como um "inocente puro" ou "tolo puro". Apenas tinha domínio da palavra, era bom orador. Fazia milagres. Parsifal também faz. Com um gesto simples, semelhante aos do Cristo, neutraliza o poder da lança "sagrada" e a toma de Klingsor, como quem pega um doce da mão de uma criança.

Mas, no fundo, o Parsifal não trata de religião, misticismo ou sobrenaturalidade. Trata de cultura e da formação cultural da Alemanha e do mundo ocidental. A cultura alemã e sua formação eram obsessões de Wagner e estão também no centro dessa ópera.

No Parsifal saem de cena os deuses “pagãos” dos povos antigos, presentes na Tetralogia -a obra anterior de Wagner- e entra o Deus da cultura judaico-cristã. Aí é que também entra Friedrich Nietzsche.

Wagner enviou a recém composta partitura do Parsifal para seu amigo Nietzsche. Este fez anotações e respondeu a Wagner:

"Como pode esse pobre coitado, esse idiota, esse pobre idiota ocupar a grandeza de um Wagner?"

Parsifal seria a razão para o rompimento entre os dois. A decepção de Nietzsche foi certamente com a revelação de um Wagner "cristão". Mas foi sobretudo por ser ele, Nietzsche, um pensador que cultivava e se inspirava na cultura grega. Pois então, já deveria ter se decepcionado antes, pois não há nada de cultura grega nas óperas de Wagner. E afinal, o mundo ocidental é greco-romano-judáico-cristão. Hoje com pitadas orientais, uma cultura que não teve "idade média" nem conheceu o "renascimento". Vem de longe, se desenvolvendo de forma linear, e hoje se ocidentaliza.

Depois do Parsifal, o projeto de Wagner era escrever uma ópera sobre o Buda! Ele abandonou o projeto -"felizmente", para alguns; infelizmente para quem gosta de Wagner. Nietzsche, já rompido com o compositor, teria sofrido uma síncope filosófica.

Musicalmente todo o Parsifal se sustenta na abertura –uma composição que vale a ópera. É uma peça que tem vida própria e faz parte do repertório dos concertos sinfônicos. Ao longo da ópera, quando cai a qualidade da música ou as cenas ficam meio frouxas lá vem o tema da abertura para levantar o espetáculo, musical e cenicamente. Mas ele não aparece como tema condutor, tecendo a teia musical como se ouve sobretudo na Tetralogia. Wagner volta a utilizar o leitmotiv no Parsifal, mas não com a inteligência, a habilidade e a riqueza harmônica do Anel do Nibelungo.

Algumas partes do Parsifal têm, de fato, música bem inferior às obras anteriores. Tristão, Lohengrin e Tannhäuser, além das quatro óperas da já citada Tetralogia, têm música de muito maior qualidade. Um exemplo de música bem fraquinha é o coro feminino do segundo ato, no castelo de Klingsor. E é sempre a densidade mística do tema central da abertura que vem socorrer essas fragilidades da partitura. Aliás, é notável a semelhança desse tema com o clima do Tristão e Isolda.

Eu me atrevo, inclusive, a sugerir que, por exemplo, a abertura de Rienzi é superior à abertura do Parsifal. Não me refiro à beleza do tema central, também existente em Rienzi, e o que ele sugere aos sentimentos. Refiro-me à riqueza da construção melódica e à variedade rítmica e harmônica. A abertura de Rienzi é obra muito mais bem acabada.

Em Parsifal não temos propriamente uma “abertura”, como ouvimos em Lohengrin, no Tannhäuser, nos Mestres Cantores ou no Der fliegende Hollander, mas uma introdução. Longuíssima introdução. Mesmo em Wagner, as “aberturas” são uma prévia da ópera, oportunidade para o compositor apresentar ao público uma prévia do que vai se desenrolar no palco, com a apresentação dos climas e diversos temas. No Der fliegende Hollander, por exemplo, podemos ouvir na abertura os temas da ária de entrada do holandês errante, da “Balada de Senta” etc.

O tema central da introdução do Parsifal não tem essas características e carece de conclusão. O tema musical não se resolve. E são quase quinze minutos de música com variações sobre o mesmo tema, apresentado logo de início pelos violinos. Esse tema, no fim da introdução, volta aos violinos e às flautas e se dissolve, sem concluir, passando-se diretamente à primeira cena, onde ele logo reaparecerá, nos metais e nas cordas.

É essa longa introdução que fornece toda a substância do Parsifal, obra construída sobre uma única coluna ou pilar. Fora dessa coluna –a introdução- todo o edifício musical oscila e Wagner volta a ela e a seu inspirado tema central, fonte que alimenta e realimenta toda a partitura. Mas não como motivo condutor, e sim como tema recorrente. É ele que dá expressividade e beleza a algumas passagens e intervenções dos solistas, principalmente para Gurnnemanz, Anfortas e o protagonista Parsifal. Essa grande introdução-tema, fio condutor de toda a ópera, só se resolve no final, pelas cordas e sopros, com acentuações marcantes dos metais, em tom maior –uma espécie de assinatura musical de Wagner.

A música do Parsifal é mística. Mas, de modo algum, é religiosa. “Mística”, aliás, toda grande música é. Ouça-se o segundo movimento da Sinfonia n. 1 de Brahms ou o terceiro movimento da Nona de Beethoven e estaremos diante de um insondável misticismo. Muito diferente é a música composta com finalidade explicitamente religiosa, independentemente de haver ou não texto, como nas missas. Bom exemplo é a obra para órgão de Bach, composta nos órgãos das igrejas, para ser tocada nas igrejas, portanto música de inspiração claramente religiosa. Mas são principalmente exercícios e estudos geniais da fuga, do contraponto e de praticamente todos os fundamentos da composição.

Wagner não tinha temperamento para missas. Se tivesse teria tentado compor uma. Basta comparar a música do Parsifal com as peças sacras, principalmente as missas do período romântico, e se notará as diferenças, não apenas nas idéias e intenções, mas também na construção dos temas e na sua apresentação. Parsifal é uma ópera. É teatro. O Evangelho Segundo Wagner é, enfim, música profana.

A propósito, não custa lembrar que Wagner também compôs música sinfônica e de câmera. Pouca coisa. Nada sobreviveu.

Lembrei do sempre saudoso Aloisio Teixeira e suas “heresias”, e com antecipadas desculpas achei que poderia cometer algumas também. Se é que são. 
 
Henrique Marques Porto 

Fonte: http://www.operasempre.com.br/

Comentários

  1. "Parsifal não conheceu seus pais (plural) (sic)" !!! A cena central da ópera, a tentativa de sedução de Parsifal por Kundry está baseada justamente na narrativa desta sobre o convívio EXACERBADO (ou seja, a atitude se "supermãe" de Herzeleide) do Herói da ópera com sua mãe, tentando assim desestabilizar Parsifal...vc tem algunma ideia do libreto? Parece que não, pelo seu comentário desavisado...
    "Algumas partes do Parsifal têm, de fato, música bem inferior às obras anteriores. Tristão, Lohengrin e Tannhäuser, além das quatro óperas da já citada Tetralogia, têm música de muito maior qualidade. Um exemplo de música bem fraquinha é o coro feminino do segundo ato, no castelo de Klingsor..." Engraçado, vc não comentou NADA sobre o uso do Acorde Místico em suas centenas de aparições, o uso da micro e macro forma, o desenvolvimento motívico da obra, levando aqui a "SUbllime arte da transição" ao seu auge... de achismos na linha do Carpeaux já estamos cheios!
    SE vc souber ler Alemão (e música), leia "Das Geheimnis der Form", Alfred Lorenz, Schneider Tutzing 1922 e tente um texto menos inconsistente da próxima vez...

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Lopes Pereira1 de abril de 2013 às 22:07

    Parsifal é simplesmente a ópera máxima, minha ópera favorita na minha opinião ela representa o máximo da ópera. Realmente não posso dar uma opinião isenta, pois nesse caso o amor conta mais.

    ResponderExcluir
  3. Henrique Marques, muito legal a sua visão do Parsifal, mas todo esse significado místico, explicado por você, que é o ponto central de significado que Wagner propôs quando concewdeu a obra. O significado que você colocou como o principal Wagner nem pensou nele, é uma interpretação apenas atual, também possível de ser feita, mas Wagner fez Parsifal para ser entendido como o evangelho, como os autores da Bíblia o fizeram também, para as pessoas perceberem seu significado profundo. Kundry é como se fosse a Maria Madalena wagneriana.

    ResponderExcluir
  4. Tem mais:"Musicalmente todo o Parsifal se sustenta na abertura –uma composição que vale a ópera. É uma peça que tem vida própria e faz parte do repertório dos concertos sinfônicos. Ao longo da ópera, quando cai a qualidade da música ou as cenas ficam meio frouxas lá vem o tema da abertura para levantar o espetáculo, musical e cenicamente." Será que o autor do texto poderia, consistente e sistematicamente expor quais seriam estes momentos fracos? Qual a relação que há(veria) entre o tema da "abertura" e o já citado acorde místico? Ou do momento em que, com uma progressão baseada neste mesmo acorde, o assim chamado "Tema da Magia" (Gurnemanz: "...desde muito a conheço, mas Titurel a conhece ainda a mais tempo..."), ou a estrutura em Arco da narrativa de Gurnemanz sobre a perda da Lança por Amfortas, a forma similar a um rondó que descreve a 1a aparição de Parsifal, ou como o tema do Tolo Puro é formado pela fusão gradativa de duas ideias musicais a partir da fala do 2o Cavaleiro ("tu imaginas assim, tu que de outro modo tudo sabes?" até a frase de Gurnemanz "...somente uma coisa pode nos ajudar, somente um homem...[tradução livre]."?...chega de achismos, não é mesmo? Será que o autor pode discutir e/ou rebater estes argumentos?

    ResponderExcluir
  5. A pior de todas: "...Wagner volta a utilizar o Leitmotiv no Parsifal, mas não com a inteligência, a habilidade e a riqueza harmônica do Anel do Nibelungo." Vc poderia demonstrar, comparativamente, como o procedimento """sinfônico""" do Anel é superior ao do Parsifal, por favor?...

    ResponderExcluir
  6. Só acredito que o aspecto místico (ou religioso) está bastante implicito na sua última obra assim como sabemos que ele neste tempo tornou-se cristão! Mas a percepção disto é, podemos dizer, até fragante - sem necessidade de comparação à música sacra tradicional.

    ResponderExcluir
  7. Só direi o seguinte, li neste texto um monte de asneiras sobre a música dp Parsifal, uma drama maravilhoso, que Debussy, que não era wagneriano, considerou um dos maiores pilares musicais de todos os tempos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas