REDE GLOBO E A MÚSICA CLÁSSICA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

  Foto Internet
   O descaso da Rede Globo de televisão com a música clássica é flagrante e chega até a ser ofensivo para a cultura nacional. Nos anos oitenta a toda poderosa líder de audiência tinha um programa em que exibia concertos gravados em diversas partes do mundo. Os "Concertos para a Juventude " eram exibidos religiosamente todos os Domingos de manhã. Na época,  o jovem que escreve não se interessava pelo tema e mudava de canal rapidinho.
   Soube por intermédio de amigos que a Rede Globo transmitiu uma ópera completa uma vez no calar da madrugada. A ópera "Manon Lescaut" de Puccini teve audiência interessante , devido a longa duração e ao desinteresse dos anunciantes o  projeto foi esquecido.
   O interesse da emissora do plim plim é na audiência e o que ela pode trazer de anunciantes e lucros. Ópera , música clássica e balé não atraem audiência e muito menos anunciantes. Será isso o reflexo de nossa paupérrima situação cultural?
   A única maneira do cidadão assistir alguma coisa dessa área é ter televisão por assinatura e mesmo assim terá que ter uma operadora que tenha o canal Film & Arts, fato cada vez mais raro. Esse canal é dedicado exclusivamente ao tema, mas as reprises em demasia cansam qualquer mortal. O restante das centenas de canais adquiridos nos pacotes da televisão por assinatura exibem de tudo , menos música clássica. 
   Programas de gosto duvidoso e apelativos são sucesso em diversos canais, entendo que eles e principalmente a líder de audiência tem a obrigação moral de exibir programas de caráter educativo e cultural. Canais de televisão são empresas que visam o lucro e não vejo nada de errado nisso, colocar um concerto , uma ópera ou um balé uma vez por semana não leva ninguém a bancarrota.
Ali Hassan Ayache
  

Comentários

  1. Tv cultura exibe sempre tbm...

    ResponderExcluir
  2. Assisto todo dia a programas de música clássica nos canais abertos do Senado, da Câmara Federal, na Cultura, na TV Educativa do Paraná, no canal da Universidade do Paraná, e nos canais pagos Arte1 e no 502 da Net, entre outros. Os assinantes da Net possuem na grade de programas gravados disponíveis inúmeros concertos, óperas, balés. Basta clicar no NOW. A Rede Globo é uma empresa de sinal aberto que visa lucro e como tal investe em programas que tragam retorno financeiro. O caminho seria uma boa educação no lar e nas escolas para mostrar às crianças que existe a música clássica. Havendo audiência com certeza a Globo e outras redes teriam prazer em investir no segmento.

    ResponderExcluir
  3. A pergunta é: então por que você, quando era jovem, mudava de canal "rapidinho" quando a Globo exibia clássicos? Por que você recusava essa oferta, quando ela existia?

    ResponderExcluir
  4. http://www.gazetadopovo.com.br/blog/falando-de-musica/?id=1313343&tit=cultura-na-tv-brasileira:-a-gente-nao-ve-por-aqui

    ResponderExcluir
  5. Sábado último a TV Cultura de SP transmitiu a ópera CARMEN na íntegra, parece que haverá concertos todo sábado às 21h45. O recém-inaugurado canal a cabo Arte 1, do Grupo Bandeirantes, também transmite muita música clássica diariamente.

    ResponderExcluir
  6. O xis da questão não é a oferta, mas a demanda por esse tipo de produto. Existe demanda entre as pessoas que assistem televisão aberta? Há interesse do público por esse tipo de transmissão? E se não há, por que não há? É culpa da tv? É função da tv comercial gerar esse interesse, ou ele deveria ser fomentado pelas escolas, nas aulas de educação artística, ou com a inclusão da disciplina de música nos estabelecimentos de ensino? A programação da tv simplesmente reflete o que o público quer assistir.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente a mídia nacional apenas apresenta conteúdo efetivamente cultural quando obrigada por Lei. Veja-se, por exemplo, a nova política de conteúdo nacional dos canais pagos. Foi necessário uma lei para que as empresas transmitissem produções nacionais e/ou de conteúdo nacional.
    Patrícia Luciane de Carvalho

    ResponderExcluir
  8. http://operaeballet.blogspot.com/2013/04/rede-globo-e-musica-classica-artigo-de.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas