SINFÔNICA DE MONTREAL E KENT NAGANO SE APRESENTAM EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO.

A Orquestra Sinfônica de Montreal, liderada por seu diretor artístico e regente titular, o norte-americano Kent Nagano, realiza dois concertos na Sala São Paulo, dias 23 e 24 de abril pela temporada internacional da Sociedade de Cultura Artística, e um no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 25, abrindo a temporada internacional 2013 da Dell’Arte.
 Kent Nagano , foto Internet
Os dois concertos paulistas da Sinfônica de Montreal trazem repertórios e solistas distintos. O primeiro deles, no dia 23, tem a Abertura e a Música de Venusberg, da ópera Tannhäuser, de Richard Wagner, e a Sinfonia nº 4 de Brahms, além do Concerto nº 1 de Liszt, que será interpretado pelo pianista canadense de origem ucraniana Serhiy Salov. Nascido em Donetsk, onde iniciou os estudos musicais, Salov realizou seu primeiro concerto aos 11 anos, com a Orquestra Nacional Ucraniana.
Já no dia 24, o programa do concerto conta com a abertura O corsário, de Berlioz, a rapsódia Tzigane, de Ravel (com solo do spalla da orquestra, Andew Wan), e as suítes Pássaro de fogo, de Stravinsky, e Scheherazade, de Rimsky-Korsakov.
No Rio de Janeiro, Serhiy Salov interpreta o Concerto nº 2 de Liszt, em um programa que tem ainda os mesmos trechos de Tannhäuser de Wagner e a Sinfonia nº 4 de Brahms.
Nascido em Berkley, na Califórnia, Nagano é um maestro de sólida reputação tanto na música operística quanto sinfônica. Verdadeiramente admirado em Montreal, Nagano participa de um momento decisivo na orquestra: à frente do grupo desde 2006, ele elevou a qualidade artística do grupo a um nível internacional, e conduziu a orquestra durante a importante transição, que foi a construção e abertura da Maison Symphonique de Montréal, em 2011, casa da orquestra. Nagano é também o diretor musical da Bayerische Staatsoper.

Comentários

Postagens mais visitadas