ESCOLA DE MÚSICA DE SÃO BRÁS DO SUAÇUÍ ABRE AGENDA 2013.

 

A Escola de Música de São Brás de Suaçuí inaugura a programação anual com a realização de atividades com convidados com trajetórias internacionais consolidadas. Entre 14 e 17 de maio, a instituição, que funciona há 12 anos na cidade do Campo das Vertentes, a 109 quilômetros de Belo Horizonte, promove oficina de violoncelo ministrada pelos instrumentistas Mark Kosower e Fábio Presgrave. Entre 10 e 14 de junho será a vez da oficina “A rítmica Dalcroze: Uma educação por e para a música”, direcionada a professores e ministrada pelo professor Iramar Rodrigues. As atividades incluem ainda, no dia 16 de maio, às 20h, no Centro Cultural São Brás, a apresentação de recital do violoncelista Mark Kosower e da pianista coreana Jee-Won Oh. A realização é da Escola de Música de São Brás e da Fundação Jessé Pacheco, com patrocínio da Gerdau, Gasmig e VSB e apoio da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

A escolha dos convidados teve como objetivo oferecer e proporcionar trocas e intercâmbios com os alunos da instituição e professores locais com artistas com livre trânsito dentro e fora do Brasil. O violoncelista americano Mark Kosower é exemplo. O músico tem se apresentado como solista convidado em grandes orquestras por todo o mundo, incluindo a Orquestra de Paris, a Filarmônica de Hong Kong, a Orquestra Sinfônica Nacional da China, Sinfônica de Taiwan, a Filarmônica Kansai e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Menino prodígio, iniciou os estudos musicais com o pai com apenas um ano e meio de idade. Já gravou para Naxos, Delos, Ambitus e VAI. Vencedor do Avery Fisher Career Grant e foi convidado como solista nos Estados Unidos na St Paul Chamber Orchestra, Ravinia Festival Orchestra, Buffalo Philharmonic e nas Orquestras Sinfônicas de Detroit, Florida, Houston, Indianápolis e Milwaukee. Tem se apresentado em Recitais Séries de Grande Performance no Lincoln Center e no Kennedy Center. Atualmente é músico da Orquestra de Cleveland.
O violoncelista brasileiro Fábio Pregrave também possui uma trajetória bem-sucedida na área. Nascido no Rio de Janeiro, recebeu seus títulos de Bacharel e Mestre em Performance pela renomada Juilliard School of Music em Nova Iorque, onde estudou com Harvey Shapiro e Joel Krosnick. Ainda nos Estados Unidos recebeu os prêmios Eleanor Slatkin e Felix Salmond. Como solista apresentou-se nas orquestras Sinfônica Brasileira, Camerata Fukuda, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Minas Gerais, Filarmônica do Espirito Santo e Sinfônica do Estado de Sergipe. Foi membro do Quarteto Camargo Guarnieri, com o qual recebeu o “Prêmio Carlos Gomes”, de melhor grupo de câmara no ano de 2006. Fabio Presgrave é Doutor em Música pela UNICAMP onde foi orientado pelo Prof. Emerson de Biaggi.
A pianista Jee-Won Oh, que acompanha Mark Kosower no concerto, nasceu em Seul e, ao longo de sua carreira internacional, tem se destacado como solista nas Américas, Ásia e Europa. A artista se apresenta em grandes centros musicais, incluindo cidades como Belgrado, Paris, Salzburgo, Rio de Janeiro, Seoul, Chicago, Nova York, Filadélfia, São Francisco e Washington. Ela tem atuado no Lincoln Center em Nova York nas Séries de Grandes Performances, bem como no Kennedy Center em Washington, na Sociedade de Música de Câmera na Filadélfia e inúmeras apresentações em grandes centros mundiais. Sua atuação em grandes festivais também é recorrente. Entre 1994 e 1998, ela foi professora de piano, na Universidade da Indiana.

Formação
Ao longo de 12 anos de atividades, a Escola de Música de São Brás do Suaçuí desenvolveu um método próprio de ensino musical que tem oferecido uma alternativa de vida para a comunidade estudantil local. A cidade, situada numa região de forte tradição musical, tem, sobretudo após a implantação da Escola de Música, se tornado referência na formação de talentos para as universidades e conservatórios do Estado. A promoção da oficina “A Rítmica Dalcroze: Uma educação por e para a Música” é mais uma ação que visa difundir o conhecimento pelo interior do estado, desta vez, em atividades direcionadas a professores e educadores.

A oficina “A Rítmica Dalcroze” é destinada a professores de áreas como a música, a dança e o teatro. As atividades pretendem possibilitar aos inscritos a conhecerem as bases filosóficas, pedagógicas e metodológicas da pedagogia Dalcroze e a sua aplicabilidade a diferentes disciplinas, grupos e níveis de formação. O conteúdo programático inclui desde informações sobre a pedagogia e a filosofia Dalcroze, até questões como a linguagem musical e a sua metodologia.
Serviço:

Escola de Música de São Brás do Suaçuí
Av. Ribeiro de Oliveira, 292 – Centro
Maio
Dias 14 a 17
“Oficina de Violoncelo”, ministrada pelos instrumentistas Mark Kosower e Fábio Presgrave
Dia 16
Haverá recital no dia 16 de maio, às 20h, no Centro Cultural de São Brás do Suaçuí (Av. Ribeiro de Oliveira, 55, Centro), com Mark Kosower (violoncelo) e Jee-Won Oh (Piano). A entrada é franca.
Junho
Dias 10 a 14
Oficina: “A rítmica Dalcroze: uma educação por e para a música”, ministrada pelo professor Iramar Rodrigues
O valor das oficinas é de R$ 150 (vagas limitadas).
Informações e inscrições: (31) 3738-1709 e comunicacao.emsbs@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas