OSESP EM UM PROGRAMA SEM PÉ NEM CABEÇA. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.
Um programa sem pé nem cabeça, sem eira nem beira , assim defino a apresentação da OSESP dessa semana, tivemos de Luís de Freitas BRANCO , Paraísos Artificiais , de João Guilherme RIPPER ,Cinco Poemas de Vinicius de Moraes encomenda Osesp. Estreia Mundial e após o intervalo Ludwig van BEETHOVEN , Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op.92. Não existe a menor relação entre as peças, mas fazer o que! A obra Paraísos Artificiais tem musicalidade lírica e uma inspiração romântica, nas mãos da maestrina Alondra de la Parra a orquestra mostrou forte musicalidade. Uma obra interessante do repertório do século XX.
Carmen Monarcha, foto Internet
Vinicius de Moraes era um grande letrista de música, quando se aventurava no campo da poesia seus amigos o chamavam de "poetinha" . Apelido carinhoso ou irônico? A resposta é complexa e varia de acordo com o gosto do freguês. A ideia da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo de musicar cinco seus poemas é deveras interessante, o contratado para a composição foi João Guilherme Ripper. Sua visão musical dos poemas é melodiosa e açucarada, nada muito empolgante . Música correta que captura um pouco da atmosfera de Vinicius de Moraes. Camen Monarcha cantou os cinco poemas com voz lírica ,timbre escuro e de tamanho pequeno. Encoberta pela orquestra algumas vezes mostrou boa projeção em uma voz melodiosa e harmônica. No último dos poemas sua voz decaiu, demonstrou cansaço vocal e sofreu para se fazer ouvir. Cantar ao lado de Andre Rieu com um microfone é fácil dona Carmen, cantar natural em uma sala enorme a coisa complica.
Alondra de la Parra, foto Internet
A Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op.92 trouxe uma maestrina apressada nos tempos, correu e perdeu as nunces da belíssima música de Beethoven. Os músicos tiveram que rebolar para acompanhar o rápido ritmo da maestrina. Sua regência é moderna , com gestos simples e práticos. As trompas derraparam, as cordas estiveram em noite inspirada e as madeiras perfeitas. Diferente de alguns que adoram fazer firulas no tablado Alondra de la Parra rege com precisão e economia.
Para melhorar tudo isso ela é de uma beleza estonteante, juntamente com Carmen Monarcha , outra gata do canto lírico, mostrou toda a exuberância e beleza feminina no palco. Afinal, é melhor ver as duas beldades que encarar um cabeludo feioso ou um careca.
Ali Hassan Ayache
ali.hassan.02@hotmail.com
Voce é preconceituoso com cantores brasileiros que fazem sucesso no mundo! A Carmen é demais.... Seu chato!
ResponderExcluirCritica maldosa contra a Carmen! Você é um critico furado!
ResponderExcluirBoa a sua colocacao!
ExcluirEu prefiro ouvir coisas boas com gente feia! Se é pra ver mulher bonita eu vou na festa da Playboy
ResponderExcluirPlayboy usa muito photoshop!
ExcluirEm uma critica nao se pode citar atributos estéticos que nao fazem parte da prestação artística! Isso demonstra o quanto incompetente é esse sr.
ResponderExcluirFraquinha essa sua critica!!!
ResponderExcluir:-) V E R D A D E
ExcluirNao gostei tambem da Carmen e ca entre nos, ela nao é tao bonita assim...
ResponderExcluirQual o preconceito seu em relação a ela? Só porque ela canta com o André Rieu ela não é inferior a ninguém.
ResponderExcluirSaiba que hoje o mundo da música clássica deve muito a pessoas como Rieu, por conta de seus concertos muita gente tem interesse em conhecer uma orquestra.
Vocês fazem discussões grotescas e diminuem a importância cultural que ele traz.
Voce sabia que os "grandes" maestros da atualidade tentaram formulas populares e muitos nao tiveram sucesso como O André
Acredito que ele nao tenha preconceito, foi somente uma colocacao do fato real!
ExcluirSua regência é moderna , com gestos simples e práticos...Alondra de la Parra rege com precisão e economia
ResponderExcluirO que seria uma regência Moderna???? Desde de quando a direção de uma regência vem analisada por períodos?????
O que seria reger com economia? Pelo meu entendimento seria reger com pouco dinheiro, talvez na concepção do critico ela possuía algumas moedas no bolso, por isso ela regeu com suas economias.
Quanta bombeira desses "intelectuais"
Parem de zuar o Ali, por favor!
ExcluirNinhuem esta zuando, somente estamos criticando que sabe criticar os outros...
ExcluirSéculo XX Exmo. Critico?????
ResponderExcluirSe esse cara voce critico mesmo, ele estaria trabalhando em algum jornal, mas nem isso ele faz, porque é INCOMPETENTE!!!
ExcluirÉ somente uma critica... Não o crucifiquem assim!
ResponderExcluir"Encoberta pela orquestra algumas vezes mostrou boa projeção em uma voz melodiosa e harmônica"
ResponderExcluirPoxa vida, isso aqui foi o fim da picada mesmo, vamos aos fatos referente a essa critica:
A voz é um instrumento humano singular e capaz somente de produzir linhas melódicas.
Ao critico lhe falta o estudo musical e conceitos de canto entre outros.
Somente a título de esclarecimento:
Harmonia.
Com poucas palavras dizemos que harmonia é quando tocamos várias notas ao mesmo tempo, ( acordes)
Melodia.
Ao contrário de harmonia, é quando tocamos uma nota após a outra ,( frases, solos e o canto)
Qual o seu problema? Voce sabia que em muitos teatros de opera cantores sai amplificados? Foi assim com Pavatotti no passado e hoje é assim com Netrebeko, Villazon, Bartolli entre outros...
ResponderExcluirCalma gente é só uma critica!
ResponderExcluirSim, uma critica! Mas muito maldosa... Esse senhor adora fazer pouco caso de artistas brasileiros.
ExcluirEle só pode mesmo criticar artistas brasileiros, ele nunca sai do Brasil! nao teria como ele criticar outros...
ExcluirCalma, onde calma? esse cara destroi todo mundo! vamos destrui-lo tambem...
ExcluirConcordo com voce Ali! Parabéns pela critica
ResponderExcluirBoa mesmo!
ExcluirBoa??!?!?!
ExcluirÉ óbvio que a sua implicância com a Carmen - e a de boa parte desse meio musical hipócrita,invejoso e preconceituoso - se deve ao fato de ela cantar com o André Rieu, como se isso fosse algum crime. Muita gente deve estar pensando que se trata de uma cantora popular se metendo agora a cantar lírico. Entretanto, a Carmen já era uma cantora lírica muito premiada antes de ir trabalhar com o Rieu. Ganhou, só pra citar um exemplo, o Bidu Sayão, maior concurso de canto deste país. Não vou julgar a escolha dela por esse outro caminho, mas não me surpreenderia se fosse por não ter conseguido furar certas panelinhas impenetráveis do meio musical, com seus testes de sofá, coquetéis, jantares, cartas marcadas com agentes e tapinhas nas costas, expedientes com os quais certos solistas conseguem sempre garantir um lugarzinho na patota de certos maestros.
ResponderExcluirEla desempenha um bom trabalho junto ao Rieu, mas ela não é uma cantora de Opera. E isso preciso ser relevante, ainda mais em uma crítica.
ResponderExcluirMas parabéns pela iniciativa
Ótima colocação, mas ela nunca se definiu uma cantora de opera. Nao sei porque essa pregação no pé dela, deixa isso pra lá Carminha e continua sua brilhante carreira
ResponderExcluirCada um faz o que quer, ela escolheu e se deu bem.
ExcluirEsse blog esta virando um site de fuxicos! Comandada pela inteligência desse Critico que busca ibope atacando gente famosa!
ResponderExcluiro Fuxicoali!!! ahahah boa essa
ExcluirNão creio na popularidade deste blog, poucos pessoas buscam seu conteúdo e na maioria desses poucos todos sao do setor.
Excluirsao poucos mesmos, mas todos que sao desse meio!
ExcluirAli, essa turma gosta de pega no seu pé não é!!!
ResponderExcluirPor que sera?
ExcluirEu até gostava desse blog, mas ultimamente decaiu muito e a partir de agora não tenho mais interesse de acessa-lo... Bye bye
ResponderExcluirCai fora agora mesmo
Excluiré uma pena, mas isso é a realidade atual deste blog!
ExcluirAssisti ao concerto sábado e de fato a crítica é válida, a voz da Carmen é fraquíssima para concerto e sua escolha foi equivocada. Foi encoberta pela orquestra na maioria do tempo.
ResponderExcluirSe não gosta dela, porque voce foi assisti-lá!!! Fica em casa e nao enche o saco...
ExcluirA orquestra foi quem tocou muito forte.
ExcluirOnde???
ExcluirSerá que foi ela quem escolheu o concerto, ou foi o concerto que escolheu ela?
ExcluirGente, ela é ruim e .
ResponderExcluirE voce é bom né!!!!!!!!
ExcluirTodos se acham os bons!
ExcluirParem de pensar que tudo o que vemos e ouvimos na tv ou outros meios de comunicao sao exemplares, eu mesmo foi ouvir a Ana Netrebeko e me decepcionei!
ResponderExcluirEu também
ExcluirAo critico lhe falta qualificações
ExcluirNao quero defender o crítico, mas ele tem formcao e nao é um ignorante, talvez as suas colocacoes sejam pesadas e mal interpretadas.
ExcluirSinceramente eu amei o concerro
ResponderExcluirEu nao pude ir, mas adoro a Carminha...
ExcluirAcho que o cara que escreve esse treco é surdo
ResponderExcluirPorque???
ExcluirEle é mo gata
ResponderExcluirBonithinha mesmo e canta bem
ResponderExcluirmuito!!!
ExcluirQuando foi esse concerto? estava lotada a Sala SP?
ResponderExcluirMedio!
ExcluirQuanto comentário! Falar de gente famosa gera conteúdo...
ResponderExcluirComo assim sem pe nem cabeca???
ResponderExcluirContinuo nao vendo utilidade em querer diminuir artistas que fazem o que amam e sao aclamados em todo o Mundo.
ResponderExcluirParabens pela sua atitude
ExcluirEu nao gostei do Concerto! ela é muito amadora....
ResponderExcluirPaula Camel - Campinas SP
Serio... Uma pena
ExcluirEsse blog esta desinformando muita gente, a ideia no principio era boa, mas por publicacoes duvidosas e muitas vezes por perseguicao pessoal, esse blog pedeu credibilidade.
ResponderExcluirComo podem falar assim da Carmen
Nada a ver essa materia!!
ResponderExcluirConcordo com vc!!!
ExcluirPuro interesse em denegrir as pessoas...
ResponderExcluirEle sempre foi assim
ExcluirOs eruditos se incomodam (e me incluo neste grupo) com coisas desse tipo - populescas que destroem toda técnica e refinamento da música erudita. Por outro lado, os não eruditos ficam furiosos e querem usar de toda sorte de adjetivos grotescos os críticos. Acho que o mais coerente é pensar que, do ponto de vista de técnica e erudição, André Rieu e correlatos assim como seus intérpretes nem merecem um comentário. Mas agradam a alguns. Então, que cada um siga seu caminho. Sigam os musicais cheios de produção e feitos visiuais e seus cantores microfonados. As misturas nunca mostraram resultado totalmente agradável entre partes. Os eruditos...que sejam felizes em suas salas de concerto, teatros de óperas. Não vamos misturar e assim ficamos todos felizes. O mundo já é tão complicado por vezes, assim não precisamos usar a arte como palco de hostilidades. Para não parecer ser da turma do deixa disso e sem opinião digo: concordo com o que foi dito pelo Ali Hassan em maior parte e achei "medonha" liricamente falando essa Carmen. Mas combina com André Rieu (que eu não gosto também). Mas isso é meu gosto pessoal e também, evidentemente, de alguém que estuda música erudita (sou tenor). Mas tudo bem. Para alguns é bom. Como digo: tentar misturar e ter uma definição única como verdade não funciona. Para os eruditos, André Rieu não é música. Para os demais, ópera é uma chatice. Mas tem teatro pra todos!
ResponderExcluir