TENOR BRASILEIRO É VAIADO NA ARGENTINA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

   Teatro Colón, foto Internet

   O dramaturgo Nelson Rodrigues dizia que no Maracanã a torcida vaia até minuto de silêncio. Em um texto anterior tomei a liberdade de adaptar a frase e escrevi que brasileiro aplaude tudo, até minuto de silêncio. Foi um Deus nos acuda, recebi dezenas de e-mails e mensagens em todas as redes sociais protestando. Fui chamado de tudo quanto que é nome, não faltou palavras de baixo calão e impropérios. 
   Os últimos anos mostraram a economia brasileira crescendo e uma nova classe média florescendo, enquanto nossos irmãos argentinos sofrem com uma crise avassaladora. Nível cultura não se conquista de um dia para o outro e muito menos com rápido crescimento economico. Aqui nós aplaudimos tudo e a todos, os argentinos mesmo em crise financeira há anos, exigem artistas de qualidade.
Carmen de Bizet. Teatro Colón, abril de 2013. Emilio Sagi, dirección escénica. Marc Piollet, dirección musical.

   Infelizmente o ocorrido foi com um brasileiro, na abertura da temporada do magnífico teatro Colón de Buenos Aires o tenor brasileiro Thiago Arancam não agradou ao público e muito menos a crítica . Informações vindas de Buenos Aires e confirmadas nos jornais contam que o rapaz foi vaiado no final da apresentação da ópera Carmen de Bizet. Seu Don José não agradou em nada.  Público exigente é assim, se não cantar em alto nível toma vaia.
   Caso a récita fosse no Brasil , o tenor boa pinta seria aplaudido de pé e ovacionado pelo publico e pelos coleguinhas de profissão. Quanto puxa-saquismo se vê por aqui. Qualquer um que suba ao palco o aplauso e a ovação estão garantidos. Confesso que nunca assisti a uma récita com Thiago Arancam, mas afirmo que quando um tenor é vaiado em um dos grandes teatros líricos do mundo alguma coisa está errada.
   Essa é a diferença cultural entre Brasil e Argentina, lá  se exige cantores de alto nível e aqui não. Cansei de ver por aqui apresentações medíocres sendo aclamadas pela galera com gritinhos de bravo, nós nivelamos por baixo e os portenhos por cima. Abaixo segue os trechos da crítica de dois colegas da Argentina sobre o tenor Thiago Arancam, esta em espanhol, facinho de entender:
 
Thiago Arancam debió ser protestado por las autoridades musicales del teatro como Don José y los pocos pero firmes abucheos del final lo corroboraron. Actoralmente primario mostró un rol en construcción. Su emisión es despareja, su canto engolado y apretado, su fraseo sin matices y su técnica elemental. Por Gustavo Gabriel Otero

 A Thiago Arancam lo vi el año pasado en la Deutsche Oper de Berlín como Don José en la peor “Carmen” de la que tenga memoria (huí despavorido de la sala al promediar el segundo acto). Puedo asegurar que no mejoró. Voz lírica básicamente linda, está manejada con una técnica elementalísima y con una muy molesta engoladura en la zona aguda. Es el típico tenor de teatros provincianos de segunda. Actor elemental, imprime a su canto exabruptos veristas anacrónicos y de enorme mal gusto. El personaje no está compuesto y su interacción con Pérez en el final fue memorable por lo ridícula. Por Roberto Luis Blanco Villalba.

Ali Hassan Ayache
  

Comentários

  1. Você nem foi ver a apresentação e se permite um post desse tipo!
    Uma grande falta de respeito para un cantor que ja cantou nos maiores palcos do mundo côn grande sucesso. A pessoal opinião de uns críticos não vale nada contra um inteiro teatro que aplaude!
    E você? O que você faz? Quem você é? Pense um pouco mais antes de escrever!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 81 anos e cantei profissionalmente na juventude. Cantor de ópera é como jogador de futebol: tem os grandes, os bons , os médios, os sofríveis e os ruins. Em palco, só cantam mesmo os grandes e os bons. Os médios e sofríveis contentam-se com concertos despretenciosos. Os ruins, deveriam pendurar a chuteira e procurar outra profissão. O problema é convencê-los de que são ruins! Brasileiro aplaude todos! Thiago, a quem só vi em videos no Youtube, encaixa-se, com certeza em um dos dois primeiros grupos. Uma récita prejudicada por alguma indisposição ou por um mau dia, pode acontecer. Acho que foi o caso. Vaia é desrespeito. Quem pisa num palco merece respeito. Não gostou? Não aplauda!!!

      Excluir
    2. Muito sensata sua resposta. Criticas mal pensadas como aquela só serve para destruir uma carreira e nao acrestam nada para nós brasileiros .

      Excluir
  2. Estive em 2 apresentações dias 16 e 19 de abril da opera Carmen no Colon, e nao ouvi nenhuma vaia ao Thiago, embora eu nao seja fã dele tenho que admitir que foi uma apresentação memorável e vale lembrar que também o barítono Rodrigo Esteves cantou nessas apresentações.
    Sinceramente não sei qual foi a motivação desse artigo.
    Rosana Letícia

    ResponderExcluir
  3. Existem vídeos dessa apresentação no YouTube e onde estão as Vaias?

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu acho realmente bastante estranha esta crítica vinda destes dois "colegas," pois o tenor Thiago Arancam tem feito grande sucesso nos teatros mais importantes do mundo. Ouví dizer que ele estava era mal de saúde há uns dias atrás, muito gripado. E isso sim, pode ter prejudicado sua performance. Ah, e já ví sim gente cantar bem mal no Colón. E nem por isso foram vaiados. Enfim, perdoem-me o desabafo, mas não acho nada construtivo publicarem semelhante coisa, que parece querer desprestigiar pura e simplesmente todo o trabalho um profissional brasileiro, por conta de uma apresentação que pode não ter sido tão satisfatória. E tudo de bom que ele já fez? Cai por terra por causa de um fato isolado? Não acho justo ver aqui um artigo com este teor, simplesmente porque acho que não deveria ser este o papel de um site nacional de música. Respeito o crítico que publicou o artigo, mas não consigo entender a sua atitude ao fazê-lo. Triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade o autor do texto um pobre frustrado continua a sua vidinha de intrigas e textinhos, ja o Thiago roda o Mundo levando a sua Arte, eis a diferenca.

      Excluir
    2. Acredito que como crítico e pela liberdade de expressão, o autor do blog tem o direito de comunicar a performance de Thiago Arancam no Colón. Não é porque o blog é nacional que nao se pode tecer criticas a cantores brasileiros.
      Por outro lado, acho que o autor foi além ao sugerir que o tenor não tem um alto nivel. Thiago já mostrou sua qualidade vocal em diversos teatros mundo afora. Uma apresentação nao satisfatória não define sua qualidade em comparação com tantas outras que foram satisfatórias e aclamadas.
      Mas, mesmo ele tendo ido além, tem direito de emitir sua opinião, por mais que a maioria de nos não concorde com ele nesse ponto.

      Excluir
  5. Só é uma pena que os tão esclarecidos argentinos continuem "aplaudindo" uma imbecil como a Cristina Kirchner no palco da Casa Rosada...sim, porque, se ela está lá, não foram os brasileiros que a colocaram. Então, paremos com essa auto-depreciação (citando Nelson Rodrigues novamente, é o tal "complexo de vira-latas" do brasileiro em relação a tudo que vem de fora). Deixemos de ser baba-ovo de argentino: nossos hermanos também têm lá suas "inguinoranças".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Argentino se acham superiores em tudo e nao é por acaso que estao na maior recessao e desastre econimico dos ultimos anos, APLAUSOS E MAIS APLAUSOS...

      Excluir
  6. É tudo mentira! Eu estava no teatro e nao houve vaias. Ele sim foi muitíssimo aplaudido assim como o Rodrigo.
    É uma pena difamarem assim um fruto de orgulho ai nosso País.
    Carlos Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem estava lá, tinham muitos brasileiros na estreia dia 16 de Abril, eu estava com um grupo de amigos Argentinos e Brasileiros que moram em Cordoba e vieram especialmente para a Opera, foi um enorme sucesso e nao tiveram vaias, eu sigo Opera a uns 10 anos e fiquei muito impressionada e orgulhosa de ver dois brasileiros no Palco e ainda mais carregando com dignidade nossa Bandeira, com muito sucesso

      Excluir
  7. A voz é linda! Mas o equívoco é o repertório, a classificação, é um tenor lírico, não Spinto, não tem que cantar Carmen ou Tosca. O assisti na Tosca, e a voz não rende o que pede o papel!

    ResponderExcluir
  8. Esse artigo é difamador, atenção ao conteúdo. Alias antes de julgar algo ou alguém é necessário ter apurado e presenciado os fatos.
    Cátia Fonseca

    ResponderExcluir
  9. Opinião critica é uma coisa e mentira é outra.
    Alias a critica as vezes é motivada por fatores além da prestação artística, muitas vezes política, conflito de interesses, inveja, raiva, ou ate mesmo quando a critica puxa o saco tem algo a ser analisado, mas o FATOR MENTIRA isso não é de se tolerar.
    É triste ver a inveja que o sucesso dos outros causa.
    Certamente isso não abala o talento e a constância na carreira do Thiago e pra ele desejo só sabedoria para ignorar os ignorantes.
    Regia Amaro

    ResponderExcluir
  10. É melhor voce ir assistir antes de ficar colocando artigos desse modo... e qual é o seu preconceito com o publico Brasileiro? por que será que aplaudimos tudo? se nao é pra aplaudir tudo em um espetaculo artistico, o que devemos aplaudir? Na sua opniao creio um velorio um enterro ou sabe lá o que nao é? e pelo que eu li nos comentarios tem alguma coisa que nao se encaixa nessa historia das vaias.
    Rubens

    ResponderExcluir
  11. Anônimo disse...

    É melhor voce ir assistir antes de ficar colocando artigos desse modo... e qual é o seu preconceito com o publico Brasileiro? por que será que aplaudimos tudo? se nao é pra aplaudir tudo em um espetaculo artistico, o que devemos aplaudir? Na sua opniao creio um velorio um enterro ou sabe lá o que nao é? e pelo que eu li nos comentarios tem alguma coisa que nao se encaixa nessa historia das vaias.
    Rubens

    ResponderExcluir
  12. Vai Morar na Argentina Sr. Ali

    ResponderExcluir
  13. Placido, Pavarotti, Callas, Giaccomini, Corelli no passado Kauffmann, Alvarez, Vargas todos esses e outros grandes foram e sao vaiados, Nao se preocupe Thiago voce esta no caminho certo e causando inveja a muita "Gentalha"

    ResponderExcluir
  14. Você deveria ter mais respeito com o publico e os artistas, criar uma porcaria como essa citando que brasileiro aceita tudo e que no Brasil puxa sacos e colegas o aplaudiriam é puro preconceito, saiba bem que ninguém atualmente no Brasil fez o que o Thiago esta fazendo.
    Provavelmente a rivalidade entre Argentina e Brasil possa ter sido uma das causas se é que Thiago foi vaiado, pois me parece estranho um artigo vindo de Argentinos, no YouTube tem a Ária da Ópera Carmen no qual Thiago vem super aplaudido.
    Você deveria é ter vergonha ao menosprezar alguém que ainda represente o nosso País, é por causa de pessoas como você que o Brasil esta cada vez pior...
    E não me escondo atras de pseudônimo.
    Marcos Paulo
    tel:(96)3225-0103

    ResponderExcluir
  15. Sou brasileira e vivo a mais de 15 anos na Argentina, trabalho na área da cultura e fui a todas as apresentações no teatro Colon de ambos os elencos.
    Posso afirmar com toda credibilidade que houve um conplo de alguns críticos em relação ao teatro por terem escolhido 2 brasileiros em uma abertura de temporada.
    Quanto as vaias isso não confere.
    É preciso dizer a verdade dos fatos.
    Paula Andrade

    ResponderExcluir
  16. As Vaias vao a voce Ali, voce nao possui credibilidade, onde ja se viu um bacahrel em geografia criticar artes, vai plantar bananeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim isso mesmo, é preciso dizer a verdade dos fatos, é fácil esboça esboçar comentários sem conhecimento de causa.

      Excluir
  17. Prezado Senhor Ali Hassan,
    Acompanho Artes e muito me desagrada uma difamacao como essa, sem fundamentos e contestada pelos inumeros comentarios e por alguns videos que apurei.
    Venho atraves desta indicar que nao conheco pessoalmente o sujeito passivo desse artigo, mas que entrarei em contato pessoalmente com o mesmo para oferecer os meus servicos juridicos para que com o mesmo entremos judicialmente enquadrando o senhor no artigo 139 da do Código Penal Brasileiro e que as devidas providencias sejam tomadas.
    Dr.Marcio Furtado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de acordo!

      Excluir
    2. Boa tarde Marcio furtado,uma sugestão.Monte um escirtorio na frente da globo,terá muito cleintes, ou então comece oferecer seus serviços no roda pé dos jornais.A imprensa sensacionalista vai parar só por que o senhor doutor se propos.
      Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.
      Oras meu companheiro de profissão,eu pago sua passagem e vá direto na empresa argentina.Eu apoio e sucesso!
      Hipocrisia mal do século.

      Excluir
  18. Andre Vital no Facebbok: Ouvi a transmissão e o artigo é verdadeiro (e lamentavelmente...) legítimo...pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde esta a transmissao? queremos ouvi-la...

      Excluir
    2. O que o tenor fez a voce? voce esta com raiva dele? acho que esta com ciumes! Porque insisti em continuar com os ataques?

      Excluir
    3. Ciumes de que? seja mais objetivo e mais direto.

      Excluir
  19. Marcelo Lopes Pereira10 de maio de 2013 às 09:21

    Realmente a crítica foi de argentinos que acompanharam a récita, e já ouvi sua voz e posso afirmar que ele é um tenor para um teatro pequeno, como o Theatro São Pedro aqui de São Paulo, pois sua voz não é "muito grande"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a voz eh muito pequena e meio ingolata, mas muitos gostam de vozes assim...

      Excluir
  20. A meu ver, a questão não é nem se o fato é verdadeiro ou falso, mas sim, sobre qual seria a utilidade prática de divulgar-se a respeito de tal fato? Em que isso acrescenta para nós artistas? Saber que um colega foi mal e foi vaiado? Será que ele já não estaria suficientemente abalado caso o fato seja verídico? Precisa ainda disso? Acho que uma notícia como essa, divulgada desta maneira, acaba prestando um desserviço à nossa classe, já tão pouco valorizada aqui no Brasil. Entro sempre aqui neste site para me enriquecer, conhecer, saber mais, me entreter, e ok, informar-me sobre o que ocorre em nosso meio. Mas francamente, não acho nada bonito, nem útil que se publique sobre insucessos alheios. Pergunto novamente: em que isso nos acrescenta? Soa-me como fofoca pura e simples, perdoe-me a sinceridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hipocrisia total,vivemos e somos cientes disso que a imprensa de todo nosso país é sensacionalista e as revistas que mais vendem não são as informativas e sim as de fofocas, e isso não é culpa dos críticos.Pessoas publicas estão ai para isso,para serem ovacionadas ou vaiadas e a imprensa e os críticos estão ai para se deliciarem com tudo isso.Quanto mais polêmica melhor, a coisa funciona assim e não foi o tal geografo que é crítico,e escreve o blog que criou essa "novidade."Amanhã o mesmo crítico estará elogiando o mesmo que criticou hoje e assim a vida segue.Menos rancor no coração gente.

      Excluir
  21. Gente desde quando não se pode mais falar de erros alheios? estamos na ditadura? foi só umas poucas vaias,mas houveram e daí? isso não acaba a carreira do cara,e outra ele é ser humano e nessa profissão todos nós estamos cabível a esse tipo de fato.Vamos ser mais sensatos e parar de tentar cobrir o sol com a peneira.Foi somente um erro e pronto.
    Amanhã ninguém lembra mais disso, nossos políticos que mais sabem disso,então alguém pode me disser qual a melhor programação cultural pro fim de semana?

    ResponderExcluir
  22. Não, amigos, não sou hipócrita, tampouco tenho rancores em meu coração. Simplesmente torço verdadeiramente pelo sucesso de meus colegas de profissão, e jamais irei concordar com qualquer coisa que não seja divulgar o que se tem de positivo artisticamente falando, no tocante ao meu país. Hipocrisia? Não, talvez uma certa utopia de minha parte, reconheço. Enfim, fato verídico ou não o exposto, tenho certeza de que o talento do Thiago Arancam é muito maior do que qualquer tentativa em derrubá-lo. Falo pincipalmente dos "colegas" portenhos que tentaram difamá-lo escrevendo, (essas sim!), palavras carregadas de rancor, e certamente, cheias de inveja dele. E respondendo à pergunta do amigo acima: Não, não estamos na ditadura! Logo, posso sim também expôr minha opinião e indignação a respeito de uma matéria com este teor, correto?

    Abraços musicais a todos!

    ResponderExcluir
  23. A Todos os que defenderam o Thiago Arancam, pretenso tenor. Saibam que foi sim vaiado, e foi muito vergonhoso, pois de fato, ele não tem a voz para o repertorio spinto. Ja lá na Tosca, do Rio de Janeiro não foi bem. Em Dresden sua Manon lescaut foi ruim, sua Carmen em Viena que foi vista por amigos meus de lá, falaram mal tambem! Queria entender onde ele vem fazendo tanto sucesso que falam em alguns posts. Acho que seria o caso dele repensar um repertorio mais lirico. Mas podem ter certeza que isso tambem é culpa do agente, que pensa no $$ e dele tbem, que aceita. No fim das contas, cada cabeça sua sentença! E assuma as responsabilidades! A verdade é uma só, não acredito que dure a carreira dele. Será outro Villazon, Thiago, se vc ler isso, vai estudar com o Angelo Lo Forese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde estao as vaias?

      Excluir
    2. Concordo, uma voz pequena , sem grandes projecoes, meio ingolata , querendo escurecer artificialmente, mas como na maioria dos teatros de hoje em dia tem microfones pendurados para as vozes pequenas de hoje em dia, os cantores nao sao mais diligentes e estudiosos como antigamente.Hoje em dia, eh so ter um bom agente e contato...infelizmente...

      Excluir
  24. Eu particularmente acho ele um tenor ruim. Uma carreira feita de conexoes politicas. Pra mim não merece todo esse bafafá. Tem tenores muito melhores do que ele pelo mundo, que nao tem as mesmas conexoes e estão por aí, escondidos!
    Como diria minha avó, se não aguenta carregar não se meta a pegar.
    Lembro daquele concerto no Teatro São Pedro, onde ele lançou aquele cdzinho mequetrefe, sobre, trilhas pre-gravadas, não devia ter ido além, mediocre além da conta.
    Vai fazer outra coisa e deixa isso pra quem tem mesmo, condiçoes!
    Td de bom, para os que o defendem, pq devem ser amiguinhos que se ofenderam pelo Thiaguinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você foi fazer lá no Sao Pedro? Eu sou amiga do Thiago e me lembro que era um concerto só para convidados...
      Se você estava lá era porque foi convidado por ele... E agora vem falar mal do cara...
      Eu tenho certeza que você é um cantor frustrado e além disso feio... Akkakakaka
      Eu adoro o Thiago e adoraria beijar aquela boca linda...

      Excluir
    2. muito dinheiro, esquemas e conexões esse é o Thiago, por que não fazemos uma CPI aqui nesse site pra apurar esses esquemas.

      Excluir
    3. esquemas? quanta bobagem, o rapaz tem talento, e talneto não é apenas cantar bonito, tem que ter política envolvida sim...mas ele merece, é um batalhador. Agora pra falar tanta bobagem é muita dor de cotovelo.

      Fernando Silva

      Excluir
    4. CPI kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o cara canta no mundo todo, e no mundo todo é só elogios... se tem algo errado é nestas criticas aqui... Mas ok, aguardemos e se ele voltar ao Colon comprovaremos que essa critica é plantada e regada a muita inveja

      Excluir
  25. O engraçado em tudo isso é que nessa espécie de blog so publicam fofocas, quando sao notícias que nos enchem de orgulho eles nao publicam...
    Beijos ao Fofo Ali Leao Lobo

    ResponderExcluir
  26. Carreira feita de conexões políticas? Puxa, diga isso para o Placido Domingo que o escolheu num concurso internacional... Ou para o Donald Trump, para quem ele cantaria especialmente em um concerto beneficente neste ano. Ou será que toda a Accademia do Teatro Alla Scala estava surda (ou comprada?) quando o admitiu na escola do teatro? Bem... Creio então, que tão ruim assim ele certamente ele não deva ser, concordam? Puxa, gente, eu vibro muito a cada notícia de sucesso desse moço, e quero mais é que ele cresça cada vez mais! Pois queiram alguns, ou não, ele leva nosso nome para o exterior, e é sim motivo de muito orgulho para nós. Então, repetindo como disse alguém acima: "Menos rancor no coração, gente!"

    ResponderExcluir
  27. Bom, vai averiguar melhor as coisas. Mas te garanto que, nos dois anos de academia do Scala ele nao cantou mais que duas pontas, enquanto outros tenores cantam papeis principais. Conexões politicas sim, ou vc acha que a inflação tbem não existe? Ou que o nossos politicos são santos??? De qualquer forma a agenda dele é boa. Mas ERNANI, TURANDOT e CARMEN e MANON LESCAUT nao são operas para uma voz mediana como a dele. Pasmem!! Mas ele cantará, sob a batuta do Domingo em Los Angeles, que vai passar a mão na cabeça dele, coisas que os Argentinos não fizeram, cidade onde o mesmo Domingo sempre foi ovacionado, vide La Forza del Destino de 1972, com a Martina Arroyo!!! Mas a cereja do bolo, eu adoraria ouvir ao vivo o Calaf dele em Novembro! Na boa, tenor spinto é um Giacomini, um Martinucci, um Todorovic... ele pra mim não passa de comprimario!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já entendemos que você nao gosto do Arancan, ou é invejoso ou frustrado.
      Na verdade se pra você ele é ruim e não vale nada e tudo é feito por conexões políticas, você deveria citar quais sao essa conexões.
      Quem sabe outros cantores brasileiros poderiam utilizas

      Excluir
    2. Você sabia que o Domingo foi vaiado na sua estréia em Verona? E recentemente no Lá Scala com Boccanegra? E que diferença faz? Todos os grandes sao motivos de contestação por parte dos invejosos, como você.

      Excluir
    3. Recentemente assisti uma Tosca no Scalla e todos os cantores foram vaidos.

      Excluir
    4. Concordo , enquanto a maioria ( ficar elogiando quao bela eh a roupa do imperador)que mal entende ou tem referencia de quao grandes foram Corelli, Del Monaco, Wunderlich, Gedda, Ghiaurov, Sutherland, Callas e etc etc etc , e aplaudir esse mediocres com carreira catapultada pelos bons contatos, conexoes, nepotismo, favoritismo, agentes , com vozes que mal atrevessam orquestra e tem auxilio de microfones pendurados nos tetos e estrategicamente escondidos para essas vozes pequenas , mal treinadas, sem squillo, sem projecao de hoje em dia em muitos teatros, nao ha espacos para os realmente bons.E proprio Domingos foi um dos que " ganhou a fama, e deitou na cama", soube escolher teatros com " sound enhancement", com voz dura, tensa, que nao eh livre, ingolata, escurecida artificialmente e portanto, dificeis agudos.E desde quando esse concurso de P. Domingo eh referencia de algum talento?Tirando um chines baritono que ganhou que realemente tem uma voz de grande projecao e emissao correta, maioria tem a voz parecida com de Domingos, toda jogada e pequenina que mal atravessa orquestra.Aquele Dimitry hvorostovsky uma vez cantou( sem auto conhecimento) num teatro sem sound enhacement, ninguem escutou bulhufas....uma voz toda ingolata( grande e " aveludada " so no video), ao vivo sem auxilio de artificios, mal se ouve...

      Excluir
    5. Tenor spinto eram Corelli, Del Monaco, Felipeschi, Fleta, Caruso, Giacomini...etc, etc....mas isso tambem eh humilhar demais qualquer cantor spinto de hoje em dia....

      Excluir
    6. E ate Bjorling que era essencialmente lirico, tinha 20 vezes mais voz( ao vivo , claro, porque as gravacoes e audios enganam muito)que o o tenho mencionado no blog...

      Excluir
  28. Enfim, gente, ok. Opiniões pessoais e gostos estéticos à parte, vou continuar a torcer pelo sucesso do moço.

    Abraços musicais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto alguns torcem a favor, inumeros invejosos torcem contra.

      Excluir
    2. parece que a palavra 'inveja' viou a melhor desculpa para justificar fatos...

      Excluir
  29. Bom para quem interessar possa. Eu nao sou cantor, soh vou a opera, gosto de opera e gosto de tradicoes e uma dela e ouvir cantores com voz, nao esses pingo-palinos! Nao sou frustado, sou um profissional bem sucedido soh nao me exponho, pq nao tenho interesse, pois se tivesse, pode ter certeza, eu declararia abertamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao nao vai o assisti-lo!
      Se voce nao tem interesse em se expor, voce é mediocre no que faz e nao tem coragem de enfrentar as criticas e o jugalmento alheio.
      Mas em relacao a suas afirmacoes, quais sao essas conexoes politicas? exponha aqui, pois será util a outros conatores.

      Excluir
  30. Marcelo Lopes Pereira15 de maio de 2013 às 08:24

    Gente, embora eu nao goste da voz do Arancam, soube realmente que esse artigo nao confere aos fatos.

    ResponderExcluir
  31. Não se trata aqui de julgar Thiago Arancan. O que causa espanto é o porque do autor do texto esperar o infortúnio de um tenor brasileiro no exterior para dizer que o público brasileiro aplaude tudo.
    Muito cantor já foi vaiado no Colón, em Paris, em Parma ou no Scala. Os exemplos são muitos e qualquer um deles serviria para ilustrar a tese.
    Não acho que não gostar do Thiago seja indício de inveja mas esse texto, sim, revela inveja.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite,

    porque todos vocês não abrem o www.google.com.ar e buscam as críticas sobre a ópera Carmen no Colón? Acharão umas 5 ou 6 críticas.

    ResponderExcluir
  33. http://www.lanacion.com.ar/1573649-acierto-y-exageracion

    leiam os comentários também


    http://www.mundoclasico.com/ed/documentos/doc-ver.aspx?id=2f439102-c588-4201-b162-0a01d5e2af79

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo inveja alheia! Eterna briga Brasil X Argentina

      Excluir
    2. Nitidamente sao maldosos, mas sobre a vaia nao consta nada

      Excluir
    3. Li ambas as criticas, no lá nacion nao citam as vaias e no outro o autor faz um paralelo entre os argentinos e os brasileiros citando o texto que aqui neste blog esta exposto. Enfim notasse nítida conotação de disputa entre brasileiros e argentinos...
      Mas o importante é que temos representantes ainda desta arte quase acabada no Brasil

      Excluir
    4. e os espanhois também são invejosos?

      http://www.unanocheenlaopera.com/viewtopic.php?p=410060

      Excluir
    5. OPÉRA MAGAZINE by Bruno Villien
      RIGA - IL TRITTICO (Il Tabarro)
      "En Luigi, le ténor brésilien Thiago Arancam, lauréat du concours Operalia en 2008, brille par une audace pleine de panache."

      FINANCIAL TIMES by Shirley Apthorp
      RIGA OPERA FESTIVAL - IL TRITTICO
      "Brazilian tenor Thiago Arancam made a gripping Luigi in Il Tabarro (The Cloak). The large cast of the three short operas impressed for its evenness."

      L'OPERA by Andrea Merli
      I FRUTTUOSI FRUTTI DELL'ATLANTICO (Tosca - Las Palmas)
      "Thiago Arancam, Cavaradossi, vincitore dell'Operalia 2008, è brasiliano per nascita, ma italiano per formazione. Alla bellezza della gioventù, che pure ha il suo peso, unisce una voce interessantissima ed un canto valoroso, "alla Corelli" verrebbe da aggiungere. Certo va rifinito, ma di Cavaradossi così, sia chiaro, ce n'è urgente bisogno."

      Excluir
  34. Quanto a no Brasil aplaudirem tudo, é verdade já vi cantores no Municipal de São Paulo que nem linha de canto tem e o público aplaude igualmente a todos. Os que gritam "Bravo" geralmente são amigos ou familiares.

    ResponderExcluir
  35. "Mas o importante é que temos representantes ainda desta arte quase acabada no Brasil"...

    Olha, esta arte não está quase acabado no Brasil, o que geralmente se vê são as mesmas pessoas cantando sempre e assim fica difícil de saber e conhecer outros artistas, outras vozes. Tenho certeza que neste país existem muitas vozes e canto excelentes

    ResponderExcluir
  36. Thiago Arancam tem uma voz muito bonita, é uma pena que tudo isto esteja acontecendo. Cada um decide o que quer cantar e fazer com sua voz, mas dá pena ver um talento sendo disperdiçado e criticado assim por ter escolhido um repertório um pouco pesado para ele. Se cantasse papéis mais leves, estaria arrebentando por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o cara nao ta arrebentando? Cada semana em um País diferente, vai voltar aos USA com o Plácido, tem produções na França, Rússia, Alemanha entre outros...
      Nao intendo esse comentário!

      Excluir
    2. Arrebentar é ficar famoso, fazer sucesso como Jonas Kaufmann, Juan Diego Flores que escolheram o repertório correto e colocaram todo o potencial no caminho certo.

      Excluir
  37. é uma pena a opera ser tao menosprezada no Brasil, infelizemnte nao somos o Pais da Opera, mas quem sabe no futuro...
    Onde estao as vozes desse Brasil?

    ResponderExcluir
  38. Verdade, onde estão as vozes? queremos ver "AS VOZES" nos palcos e não "as vozes"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucas vozes e as que fazem algo pela arte sao criticados e excrachados em sites como esse!

      Excluir
  39. Enquanto alguns falam mal, outros falam bem... eterno jogo de gostos... e isso nao se discute:

    OPÉRA MAGAZINE by Bruno Villien
    RIGA - IL TRITTICO (Il Tabarro)
    "En Luigi, le ténor brésilien Thiago Arancam, lauréat du concours Operalia en 2008, brille par une audace pleine de panache."

    FINANCIAL TIMES by Shirley Apthorp
    RIGA OPERA FESTIVAL - IL TRITTICO
    "Brazilian tenor Thiago Arancam made a gripping Luigi in Il Tabarro (The Cloak). The large cast of the three short operas impressed for its evenness."

    L'OPERA by Andrea Merli
    I FRUTTUOSI FRUTTI DELL'ATLANTICO (Tosca - Las Palmas)
    "Thiago Arancam, Cavaradossi, vincitore dell'Operalia 2008, è brasiliano per nascita, ma italiano per formazione. Alla bellezza della gioventù, che pure ha il suo peso, unisce una voce interessantissima ed un canto valoroso, "alla Corelli" verrebbe da aggiungere. Certo va rifinito, ma di Cavaradossi così, sia chiaro, ce n'è urgente bisogno."

    ResponderExcluir
  40. Ora, francamente! Continuo não vendo nenhum acréscimo cultural à cena lírica brasileira, na insistência de alguns em continuarem depreciando o cantor, colando links de Blogs que demonstram nada mais que OPINIÕES PESSOAIS. Diria que é de uma feiura avassaladora este papel a que alguns aqui estão se prestando! Se não gosta de um artista, ok, não vá vê-lo. Mas por que fazer esta questão toda de depreciá-lo nos meios de comunicação? Lamentável.

    ResponderExcluir
  41. Concordo com o autor que aqui no Brasil o público está pouco exigente. Atalmente qualquer bobagem no teatro o público aplaude de pé. Vaia não mata ninguém. A única coisa que se vaia aqui é o futebol, pois proprios torcedores vaiam seus times quando eles estão muito ruins e isto ajuda a derrubar técnicos e melhorar o futebol. Se so aplaudir teremos futebol medíocre. É o que acontece com a música popular brasileira agora, baixo nível. Dois grandes compositores Tom Jobim e Chico Buarque foram vaiados no Maracanãzinho com a bela música Sabiá, época em que a Música Brasileira era realmente música.
    Não estou de modo algum defendendo a vaia ao tenor brasileiro, não vi a apresentação.

    ResponderExcluir
  42. È incrível. Porque querem fazer um artista fabricado? Este tenor é ruim, é canastrão demais e a voz não passa emoção nenhuma. E querem que o cara seja o grande tenor brasileiro? O que os argentinos escreveram é a pura verdade. O cara é ruim e ponto. Fazer o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  43. Hassan:
    Cada povo tem um jeito de mostrar sua desaprovação. Não é que todo mundo no Brasil aplauda entusiasticamente qualquer coisa. Aqui quando não gostamos batemos duas palminhas e vamos embora. Até parece que vc. nunca foi à Sala São Paulo com peças difíceis. O pessoal vai embora mesmo. Exemplo disso foi a audição da Lera Auerbach. Na segunda parte a sala ficou vazia. E os aplausos foram bem moderados, ao contrário da segunda peça, de Tchaicovsky, que foi muito aplaudida.
    Ao contrário de vc. acho que o público brasileiro é muito respeitoso. convenhamos, mesmo que o artista não seja lã essas coisas, não merece ser destratado. Muito me estranha uma pessoa educada não saber isso. Francamente....

    ResponderExcluir
  44. Pessoal, alguém pode me responder algo simples? Sou uma leiga em questões de ópera e montagens, mas...
    Se o tenor é ruim isso não teria sido detectado no teste? OU nos ensaios? E se os argentinos são tão ligados assim à qualidade musical, não deveriam antes de deixar o tenor chegar aos palcos, retirá-lo do elenco e colocar alguém com essa qualidade que eles tanto prezam?
    Eu entendi errado somente os que estão na plateia têm essa capacidade incrível? Neste caso a plateia deveria ensinar os diretores e maestros dos teatros Argentinos a escolherem seus artistas.
    Então Ali, será que os Argentinos são assim tão diferentes dos Brasileiros? Afinal os dois deixam passar em sua seleção artistas "ruins".

    ResponderExcluir
  45. Não é a questão que os Argentinos são mais exigentes, o problema é que se tratando de "Brasil" eles nunca vão se agradar, pois sempre tiveram inveja dos Brasileiros!!! Se fosse um Artista Europeu no lugar de Thiago, mesmo com menor qualidade, teriam aplaudido em pé! O Thiago pode não ser o melhor Tenor do mundo, mas é sim um grande Artista, de boa interpretação e grande voz! E quanto a VOCÊ, autor dessa matéria, tudo isso se resume em inveja dos Argentinos e recalque da sua parte por ter sido criticado pelas "asneiras" que já disse, como citou no começo do texto, mas parece que não aprendeu, pois continua falando as mesmas besteiras. Devia se informar melhor, pois o Thiago não só é muito bem aceito aqui no Brasil, como em muitos outros Países, se não fosse assim não teria o progresso que teve, passando por mais de 40 Países, com mais de 400 apresentações! Enfim...infelizmente o Brasil é "pobre" de um bom Jornalismo!

    ResponderExcluir
  46. Quanta gente frustrada e mal educada comentando aqui!! Fiel retrato da maioria do povo brasileiro... O autor do artigo não difamou o Thiago Arancan, muito menos o agrediu: apenas reproduziu informações. Quem não concorda, argumente com fatos, não com ameaças e xingamentos.

    ResponderExcluir
  47. Sou crítico de variedades há 30 anos, com grande sicesso e passagens por Veja São Paulo e muitos outros veículos de comunicação. Afirmo que Thiago Arankam é um grande tenor.

    ResponderExcluir
  48. Antes de criticarmos um fato, devemos passar pelas 3 peneira: 1- Se é verdade;
    2 - Se tem Bondade;
    3 - Se tem necessidade de compartilhar.
    Contra fatos não há argumento.
    O tenor é "tão ruim" e como já comentado, percorre o mundo em apresentações. Isso é intriga da oposição!

    ResponderExcluir
  49. Quantos medíocres, não tocam, não cantam, não pintam, não dançam, não escrevem, não regem, não sapateiam, não esculpem, e coisas tais, se denominam "Críticos"? Exaltação de um ego frustrado? Maestro Mario Tolla



    ResponderExcluir
  50. Com todo respeito, vaiar é desrespeito e deselegante. Isto nao se vê em países da Europa. Se foi ruim, seja discreto e faça uma critica tecnica. Como diria meus mestres, a vaia é o aplauso do invejoso.. Realmente o referido tenor precisar evoluir, mas vaiar é um muito baixo. Brasileiro realmente aplaudi tudo, talvez seja pela carencia de anos de apresentacões e de profissionais de qualidade e criticas de nivel internacional. Nós que entendemos de música erudita temos que ter paciencia as vezes para tolerar os aplausos nos meios das arias e gritos de brava! no meio dos movimentos da Sinfonias. Nao é culpa dos brasileiros. Fico feliz em ver as casas lotadas e o brasileiro tomando gosto pela musica erudita... precisamos ser menos prepotentes e acharmos que estamos no periodo Barroco

    ResponderExcluir
  51. O que entendo sobre o assunto é pouco, mas a cultura da vaia, é uma característica de sub-desenvolvimento. Já assisti e aprendi com alguém que assovios em apresentações é algo que faz parte da cultura brasileira e que não deve ser posto em prática num ambiente de sala de concertos, e que para alguns cousa normal em algumas presentações. Mas quando se trata de latinos, tudo é possível, principalmente de nossos "hermanos"; onde se somam a isso o despeito pelo Brasil da parte deles, infelizmente, é o que eles tem a oferecer a nós que em matéria de cultura da arte musical, tem muito que aprender com a gente.

    ResponderExcluir
  52. Assisti nessa sexta-feira, 07, no Teatro Riomar do Recife, a um show do Thiago Arancam, Bela Primavera. Fiquei impressionada com sua voz possante, simpatia, domínio do palco, escolha do repertório e simplicidade. Como se não bastasse, surpreendeu a todos ao apresentar 2 números em dupla com a magnífica soprano, igualmente brasileira, Carmen Monarcha. Que noite inesquecível!

    ResponderExcluir
  53. O Thiago foi vaiado porque quis subir rápido demais num metier em que você é genial ou se queimará brevemente. Deu no que deu, cantando musiquinhas e se escorando na Paula. Este ano, no Otello, qui em Viena, vi um enorme cantor, Stephen Gould foi vaiado após o dueto com Desdémona, no inicio da ópera....um vexame. Falando nisso, as tradicionais casas de ópera também estão em crise. Aqui as produções carecem de grandes casts (uma obrigação em Viena). Na Argentina.....nem precisa comentar, certo?
    O grande tenor brasileiro da atualidade é, sem nenhuma sombra de dúvida, Bruno de Sá Nunes (sopranisin) que foi ovacionado na semana retrasada no Theater am der Wien e já é artista contratado da Opera Basel. Se outros tripudiam da técnica e do timbre, este, ao contrário, explora com gentileza, bravura e confiança a mais refinada musica.

    ResponderExcluir
  54. Thiago Arancam não foi vaiado pela rivalidade Brasil-Argentina. Si ele foi vaiado é porque ele foi ruim. Sem mais. No Colón, o público pode vaiar e ir à loucura com o mesmo fervor. Escrevo com absoluto conhecimento. Nos finais dos anos 70, um tenor na moda então, Nicola Martinucci foi vaiado em Turandot. Karl Boehm teve a sua vaia garantida em Tannhauser... E a lista continua. Só lembro duas excepções: Victoria de los Ángeles em Werther e a Traviata de Anna Moffo. Duas vozes enormes enormes já no final da carreira. O que não o caso do tenor brasileiro, de voz pequena no início da carreira e dando passos além de suas possibilidades. Eu já vaiei cantores aquí no Municipal de SP e fui fulminado pelos olhares de um público que acha que "pelo menos" deve-se premiar a coragem e o esforço de subir ao palco. Ultimamente tenho optado por ir embora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas