DE VOLTA AOS TEMPOS DE OUTRORA. ARTIGO DE FABIANO GONÇALVES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.
Pianista Luiz Eduardo Domingues lança primeiro CD, com obras de Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.
Associados à nova espécie de polca brasilianae, vários compositores de salão adicionaram seus toques pessoais ao caldo e destacaram-se, como Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e Ernesto Nazareth (1863-1934), cujo sesquicentenário de nascimento é comemorado neste ano. Esses e outros talentos do teclado integram o repertório nostálgico do CD Os Pianeiros (A Casa Discos, distribuição nacional Tratore, preço médio R$ 25), gravado pelo pianista carioca Luiz Eduardo Domingues. O álbum terá recital de lançamento em 12 de julho, às 19h30, no Centro de Referência da Música Carioca (R. Conde de Bonfim, 824, Tijuca), com ingressos a R$ 10 (inteira).
Todo em homenagem aos pianeiros – como eram chamados os primeiros pianistas populares do país, atuantes na virada do século 19 para o 20 e que inauguraram o jeito brasileiro de tocar –, o CD traz, além de obras de Nazareth (oito no total, entre elas Arrojado, Turbilhão de beijos e Elegantíssima) e Gonzaga (Atrahente, Maxixe de Carrapatoso e Zé Povinho), peças de nomes como J. J. Barata (Eu sou bahianinha), Misael Domingues (Brazileira) e Joaquim Callado (Como é bom e Flor amorosa) – este considerado um dos pais do choro.
O meticuloso trabalho de pesquisa e produção do compositor e produtor Sérgio Roberto de Oliveira (indicado ao Grammy Latino em música clássica nos dois últimos anos) soma-se à caprichosa interpretação de Domingues, doutor em Música e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), bem como pianista premiado. Todo o álbum é um delicioso sarau, com muitas peças raras (entre algumas mais conhecidas, como a deliciosa Flor amorosa) executadas com ginga e técnica. Acenda o lampião da sala, aperte o play e embarque nessa viagem rumo a um Brasil que não existe mais.
Fabiano Gonçalves
Fonte: http://www.movimento.com/
Comentários
Postar um comentário