RECITAIS EUBIOSE APRESENTAM : PROGRAMA VERDI

Com o baixo Eduardo Janho-Abumrad e o pianista João Moreira Reis, comemorando o bicentenário de nascimento de Giuseppe Verdi (1813-1901).
abumrad-600
O programa alterna canções, árias e cavatinas, além duas peças originalmente escritas para teclado e de rara execução, abrangendo, assim, exemplos de grande parte da produção verdiana.
O nome Viva Verdi foi escolhido porque essa era uma frase usada pelos revoltosos italianos contra a dominação austríaca e a favor da unificação e liberação da Itália.
Esse movimento se chamou “Risorgimento” do qual Verdi, juntamente com tantos outros intelectuais, literatos e personalidades, era ardoroso defensor e lutava pela causa, dentro do argumento de suas óperas.
Viva Verdi aparecia pichado nas paredes significando: Viva Vittorio Emanuele, Re D’Italia.

PROGRAMA


Giuseppe Verdi

Ad una stella
Nell’orror di note oscura
Perduta ho la pace
Valzer in fa maggiore (piano solo)
Il Lacerato Spirito ( Simon Boccanegra) – Primeira versão, 1857
Vieni o Levita (Nabucco)
Non t’accostare all’urna
In solitaria stanza
Brindisi – 2ª versione
Ave Maria
Confutatis Maledictis ( Messa Da Requiem)
Romanza senza parole ( piano solo )
Un ignoto, tre lune or saranno ( I Masnadieri)
Muore Elisa, lo stanco poeta…
Cupo è il sepolcro e mutolo (1ª audição brasileira)
Infelice e tuo credivi ( Ernani)
O tu Palermo, terra adorata ( I vespri siciliani)

Eduardo Janho-Abumrad – (Baixo)
Sua estreia profissional aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo, na temporada de 1976, nas óperas verdianas La Traviata e Macbeth; posteriormente cantou no Teatro Cultura Artística, como solista da Missa Diligente de Camargo Guarnieri, sob a regência do autor em 1977.
Em sua primeira viagem à Europa, em 1979, participou do Festival de Música de Santiago de Compostela e gravou autores brasileiros para a Radiotelevisión Española, estreando Werther no Theatre de la Monnaie, em Bruxelas. Em segunda incursão europeia (1987-1995), cantou no Festival Verdi de Ludwigshafen, Alemanha (Il Corsaro) e, no Festival de Martina Franca, Les Pêcheurs de Perles de Bizet (gravado pelo selo Nouva Era) e Gala Mozart, dois dos Festivais mais importantes desse continente. Apresentou-se nas Salas Verdi e Puccini do Conservatório Giuseppe Verdi, de Milão e no Teatro da Rai de Turim.
Após a volta ao seu país cantou Requiem, Nabucco, Il Trovatore, Rigoletto e Macbeth de Verdi, Salvator Rosa, Il Guarany e Lo Schiavo de Carlos Gomes, Il Barbiere di Seviglia e Missa Solene de Rossini, a criação de Gonçalo em A Tempestade de Ronaldo Miranda, Ways of the Voice de Leo Kupper em São Paulo, Espanha e Bélgica.
Desde o início de sua carreira, privilegiou, além da ópera e da música vocal-sinfônica, a música de câmera. Mantém o Duo Abumrad-Reis, formado em 1983 e que possui em seu currículo apresentações em prestigiosas Salas de Concerto, pelo Brasil e pela Europa. Gravou Remeiros do São Francisco, de Ernst Widmer, pela Paulus, Way of the voice, para o selo Akron, Dedicatórias, composto de canções nacionais, com o pianista João Moreira Reis e Top 28, memória da Ópera Brasileira, ambos pela Algol. Estudou com Tiana Amarante e Herminia Russo (Brasil) e Romolo Gazzani e Rodolfo Celetti (Itália).
No âmbito do ensino, Eduardo Janho-Abumrad leciona aulas particulares de canto desde 1978 tendo atuado como professor de técnica vocal no “Civico Istituto di Musica G. Verdi”, em Asti, Itália; professor de canto e criador do curso de “Música Brasileira” nos Festivais de Inverno de Campos do Jordão (1981-1982), professor no Conservatório de Tatuí, tendo sido ainda o criador do Programa Oficial de canto da Faculdade Santa Marcelina de Música (1987), além de ministrar workshops e masterclasses.

João Moreira Reis – (Piano)
Natural de Barretos, SP, onde iniciou os estudos musicais e de piano com Janette Bampa, tendo se diplomado pelo Conservatório Musical “Carlos Gomes”. Posteriormente, concluiu o curso de piano pela Faculdade Paulista de Arte, onde estudou com Vera Velloso e André Müller, com quem retomou os estudos de aperfeiçoamento técnico e estilístico em 2004.
Desde 1985, colabora ao piano com cantores eruditos, acrescentando à atividade de solista a de camerista, com apresentações no Brasil, Alemanha e Itália, em salas como MASP e Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Estúdio Bennet Kleintje, em Munique/Alemanha, Auditório RAI de Turim, Palazzo Ottolenghi, de Asti, e Academia Europeia de Música de Erba, na Itália.
Registrou para a Europa Rádio de Milão e gravou o CD “Dedicatórias”, pela Algol (São Paulo).
Luiz Gonzaga de Oliveira (Brasil), Fábio Luz e Adriana Maimone (Itália) são nomes que influenciaram seu aperfeiçoamento.
Ao lado de sua carreira como solista e camerista, João Moreira Reis dedica-se também ao ensino do piano, tendo atuado em diversas instituições de ensino musical, como no Conservatório Musical “Carlos Gomes” de Barretos-SP, na Escola de Música “Estúdio Musical”, de São Paulo, além de ser pianista acompanhador em masterclasses de canto de cantores como Franco Iglesias, Eduardo Janho-Abumrad, entre outros.

Sociedade Brasileira de Eubiose
Aprofunda, através de cursos e práticas, o estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.

Recitais Eubiose
Iniciaram-se em 2011 e já integram a programação erudita da cidade de São Paulo sempre com grandes nomes como os pianistas Eudóxia de Barros, Helena Elias, Eny da Rocha, Fábio Luz, Maria José Carrasqueira, João Antônio Parizotto Filho, Liliane Kans e o italiano Salvatore Percacciolo; o violinista Luíz Fílip, a violista Thaís Coelho, o violonista Edelton Gloeden, o flautista norueguês Michael George Titt, o violoncelista francês Romain Garioud e os cantores Adélia Issa, Eduardo Janho-Abumrad e Marivone Caetano. Promovem master classes, em 2013, com a grande pianista Cristina Ortiz e a série Novos Talentos. Com o intuito de promover e auxiliar jovens músicos, firmaram parceria, através da Pianista e Professora Helena Elias, com a Ecole Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot para concessão de bolsas de estudos de piano.
Site: www.recitaiseubiose.com.br

Sociedade Brasileira de Eubiose
Sala Henrique José de Souza
Av. Lacerda Franco, 1059 – Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Dia 15 de junho, sábado, às 20h.
Ingressos: R$ 20,00 e meia para terceira idade, estudantes e associados.


Estacionamento conveniado no número 1074 até às 23h.

Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas