SUCESSO E OURO TEATRAL NO PALÁCIO DAS ARTES- BH. CRÍTICA DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.


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Já muito se falou sobre o auspicioso e raro fato de uma ópera norte-americana, de autor norte-americano, ser estreada no Brasil, ainda mais em Belo Horizonte,que não é o nosso principal centro musical,apesar de contar com o maior e mais completo complexo teatral do Brasil. Com efeito,o Palácio das Artes é de causar inveja a qualquer um : é bonito,eficiente,muito bem aparelhado, super-espaçoso,e abriga eventos musicais,teatrais, literários , e outros mais de natureza cultural Mais uma jóia da fabulosa coroa  de rainha que só Minas Gerais possui.

Foi aí que em 15 e 16 pp o compositor CHRISTOFER PARK fez estrear sua ópera "PHAEDRA E HYPOLITHUS", com vinda idealizada e produção  de LUCIA TRISTÃO, com interferência do MAESTRO LUIZ AGUIAR, com concepção, direção artística e cênica de FERNANDO BICUDO , cenários  de HELIO EICHBAUER, figurinos de KAREMA DEODATO,iluminação de MANECO QUINDERÊ, cenário virtual de FRED TOLIPAN e FABIO PASSOS e coreografia de ALEXANDER FILIPOV, tendo sido a primeira récita regida pelo autor e a segunda por GABRIEL RHEIN SCHIRATO.

Poucas vezes se viu em nosso país uma produção e encenação tão bonitas, bem cuidadas e bem executadas como nessas duas récitas. Os cenários e a iluminação foram algo de mágico,de mirífico, de mirabolante,chegando ao fantástico em uma chuva e imagens refletidas em espelhos,chamas laterais ao palco, mares bravios ou calmos, céus e nuvens de sonho. Teatro é isso aí, a ilusão tornada beleza.

Os cantores estiveram TODOS em muito bom  ou bom nível, destacando-se RITA MEDEIROS,LEO PÁSCOA, LUISA FRANCESCONE, JULIANA FRANCO,  e uma fabulosa MALENA DAYEN . Os demais não vão citados apenas por motivos de espaço gráficos.

A música de Mr. Park foi de poucas menores valias, as quais não chegaram a diminuir o brilho geral e  a beleza de muitos trechos.Uma música muito relacionada ao clima de tragédia grega , como convinha.Ninguém pensava ao ouví-la em marchas heróicas ou fanfarras de festa.

Os figurinos de KAREMA DEODATO foram todos de rara propriedade e expressividade.A figura de Fedra,vestida como no final da ópera,  contribuiu para um quadro de rara beleza visual e teatral.

O Corpo de Baile e seus notáveis bailarinos,alternando passos modernos a um extremo classicismo de passos do início do ballet do tempo de Taglioni,Coralli, Perrot, integrou-se ao drama de modo mais que eficaz. O Coro, em trabalhadas trocas de posições no palco e gestos antagônicos, esteve estupendo.

Lá so alto,a mítica figura de FERNANDO BICUDO tudo via, tudo ordenava e coordenava, tudo sentia e fazia sentir.Um Rei Midas redivivo,transformando em ouro tudo que tocava.

Em Minas Gerais descobriu-se o ouro das pepitas. Em Minas Gerais agora descobre-se o ouro da encenação teatral operística.É fácil, amigos, vão lá aprender com quem sabe e não precisa de homens se beijando na boca ou marmanjos vestidos de baiana rica para se fazer notar.

DEL BARRIO LA MANDIOLA GARUFA APLAUDIU COM ARDOR...(homenagem a Malena Dayen,que é argentina)

MARCUS GÓES - PALÁCIO DAS ARTES-BH/MG- JUNHO 2013

PS. DA PROTAGONISTA LEILA GUIMARÃES OUTROS FALARÃO, POR IMPEDIMENTO ÉTICO DESTE QUE ESCREVE.

Fonte: http://www.movimento.com/

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