SUCESSO E OURO TEATRAL NO PALÁCIO DAS ARTES- BH. CRÍTICA DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.
Já muito se falou sobre o auspicioso e raro
fato de uma ópera norte-americana, de autor norte-americano, ser estreada no
Brasil, ainda mais em Belo Horizonte,que não é o nosso principal centro
musical,apesar de contar com o maior e mais completo complexo teatral do
Brasil. Com efeito,o Palácio das Artes é de causar inveja a qualquer um : é
bonito,eficiente,muito bem aparelhado, super-espaçoso,e abriga eventos musicais,teatrais,
literários , e outros mais de natureza cultural Mais uma jóia da fabulosa
coroa de rainha que só Minas Gerais
possui.
Foi aí que em 15 e 16 pp o compositor
CHRISTOFER PARK fez estrear sua ópera "PHAEDRA E HYPOLITHUS", com
vinda idealizada e produção de LUCIA
TRISTÃO, com interferência do MAESTRO LUIZ AGUIAR, com concepção, direção
artística e cênica de FERNANDO BICUDO , cenários de HELIO EICHBAUER, figurinos de KAREMA DEODATO,iluminação
de MANECO QUINDERÊ, cenário virtual de FRED TOLIPAN e FABIO PASSOS e
coreografia de ALEXANDER FILIPOV, tendo sido a primeira récita regida pelo
autor e a segunda por GABRIEL RHEIN SCHIRATO.
Poucas vezes se viu em nosso país uma produção
e encenação tão bonitas, bem cuidadas e bem executadas como nessas duas récitas.
Os cenários e a iluminação foram algo de mágico,de mirífico, de
mirabolante,chegando ao fantástico em uma chuva e imagens refletidas em
espelhos,chamas laterais ao palco, mares bravios ou calmos, céus e nuvens de
sonho. Teatro é isso aí, a ilusão tornada beleza.
Os cantores estiveram TODOS em muito bom ou bom nível, destacando-se RITA MEDEIROS,LEO
PÁSCOA, LUISA FRANCESCONE, JULIANA FRANCO,
e uma fabulosa MALENA DAYEN . Os demais não vão citados apenas por
motivos de espaço gráficos.
A música de Mr. Park foi de poucas menores
valias, as quais não chegaram a diminuir o brilho geral e a beleza de muitos trechos.Uma música muito
relacionada ao clima de tragédia grega , como convinha.Ninguém pensava ao
ouví-la em marchas heróicas ou fanfarras de festa.
Os figurinos de KAREMA DEODATO foram todos de
rara propriedade e expressividade.A figura de Fedra,vestida como no final da
ópera, contribuiu para um quadro de rara
beleza visual e teatral.
O Corpo de Baile e seus notáveis
bailarinos,alternando passos modernos a um extremo classicismo de passos do
início do ballet do tempo de Taglioni,Coralli, Perrot, integrou-se ao drama de
modo mais que eficaz. O Coro, em trabalhadas trocas de posições no palco e
gestos antagônicos, esteve estupendo.
Lá so alto,a mítica figura de FERNANDO BICUDO
tudo via, tudo ordenava e coordenava, tudo sentia e fazia sentir.Um Rei Midas
redivivo,transformando em ouro tudo que tocava.
Em Minas Gerais descobriu-se o ouro das
pepitas. Em Minas Gerais agora descobre-se o ouro da encenação teatral
operística.É fácil, amigos, vão lá aprender com quem sabe e não precisa de
homens se beijando na boca ou marmanjos vestidos de baiana rica para se fazer
notar.
DEL BARRIO LA MANDIOLA GARUFA APLAUDIU COM
ARDOR...(homenagem a Malena Dayen,que é argentina)
MARCUS GÓES - PALÁCIO DAS ARTES-BH/MG- JUNHO
2013
PS. DA PROTAGONISTA LEILA GUIMARÃES OUTROS
FALARÃO, POR IMPEDIMENTO ÉTICO DESTE QUE ESCREVE.
Fonte: http://www.movimento.com/
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