"UMA ÓPERA DE AUTOR NORTE-AMERICANO CRIADA NO BRASIL" ENTREVISTA DE MARCUS GÓES COM O COMPOSITOR CHRISTOPHER PARK NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.


A ópera "PHAEDRA AND HIPPOLYTUS",do compositor norte-americano CHRISTOPHER PARK (1965), será estreada no Palácio das Artes de Belo Horizonte(MG) no próximo dia 15, e depois levada para Nova Iorque (USA), com os sopranos LEILA GUIMARÃES e RITA MEDEIROS alternando-se no papel título feminino, e os cantores brasileiros LEONARDO PASCOA, LUISA FRANCESCONE, JULIANA FRANCO, MAX WILSON , ANIBAL MANCINI (estes alternando-se no papel-título masculino),  a argentina MALENA DAYEN, e  outros,tudo sob concepção geral e direção cênica de FERNANDO BICUDO e produção de LUCIA TRISTÃO.

 
   O autor CHRISTOPHER PARK concedeu ao musicólogo e crítico MARCUS GÓES, em inglês, a seguinte entrevista,elaborada e traduzida pelo próprio entrevistador:

1-A imprensa anuncia que sua ópera PHAEDRA AND HIPPOLYTUS fará sua estréia mundial em Belo Horizonte, é verdade ? Por que ?

CP- Sim, é verdade. A imprensa às vezes mente? Lucia Tristão e Luiz Aguiar ouviram uma versão semi-encenada da ópera em NYC em 2009.O Maestro Aguiar achou boa idéia levar o trabalho completo a Belo Horizonte, aonde ele e a Sra. Tristão tem as conexões apropriadas.Eles também basearam sua idéia em que o público de ópera de BH é bastante sofisticado e seria particularmente receptivo a essa nova obra;

2- Fale-nos de sua formação musical.

CP- Estudei violino por muitos anos, tocando na escola com orquestras de estudantes e tocando música de câmera com amigos.Meu mundo musical desenvolveu-se no início em torno da música clássica . Como "teen-ager", inclinei-me para a música dos Beattles e outras bandas de rock, e toquei piano e guitarra dentro do movimento "punk". Na universidade decidi deixar o violino e me interessei em composição.Estudei na Mannes College e graduei-me  em composição.Obtive PhD   em teoria na Universidade  de Nova Iorque . Ensinei na Mannes e às vezes na Universidade de Columbia.

Sofri infliências de Bob Dylan , Talking Heads,Elvis Costello, velho jazz de Bessie Smith e Louis Armstrong, etc. A larga diversidade de meus interesses musicais é responsável pela criação de minha voz artística. Meu gosto na música clássica vai de Monteverdi, Stefan Landi, Cavalli, Lully, Campra, Rameau, Handel, Gluck, a Rossini, Bellini, Donizetti, Schubert,Schumann, Wagner, e outros mais. Tenho profundo respeito por Wagner o compositor,e por Stravinsky. Bach,Mozart,Beethoven criaram obras que se classificam  entre as maiores do patrimônio artístico humano;

3- Que sabe  você de Villa-Lobos ?

CP- Alguns anos atrás fui convidado para fazer algumas palestras sobre algumas obras para violão de Villa-Lobos.Estudei um de seus Choros e obras da mesma espécie.Falei sobre formas e estruturas tonais dessas peças.Achei que muitas das técnicas do Classicismo Vienense eram usadas por Villa-Lobos;

4- Você esteve em outros teatros brasileiros ? É sua intenção levar suas obras a esses teatros com intérpretes brasileiros?

CP- Pode parecer estranho,mas o único teatro brasileiro em que estive foi o Palácio das Artes de Belo Horizonte. Minha intenção é levar minha obra a qualquer público brasileiro, e a qualquer lugar em que ela traga diversão, despreocupação  e alegria.

No final, o compositor gentilmente agradece a oportunidade de falar de si mesmo e de sua obra.

MARCUS GÓES - BELO HORIZONTE, JUNHO DE 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas