"UMA ÓPERA DE AUTOR NORTE-AMERICANO CRIADA NO BRASIL" ENTREVISTA DE MARCUS GÓES COM O COMPOSITOR CHRISTOPHER PARK NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.
A ópera "PHAEDRA AND HIPPOLYTUS",do
compositor norte-americano CHRISTOPHER PARK (1965), será estreada no Palácio
das Artes de Belo Horizonte(MG) no próximo dia 15, e depois levada para Nova
Iorque (USA), com os sopranos LEILA GUIMARÃES e RITA MEDEIROS alternando-se no
papel título feminino, e os cantores brasileiros LEONARDO PASCOA, LUISA
FRANCESCONE, JULIANA FRANCO, MAX WILSON , ANIBAL MANCINI (estes alternando-se
no papel-título masculino), a argentina
MALENA DAYEN, e outros,tudo sob
concepção geral e direção cênica de FERNANDO BICUDO e produção de LUCIA
TRISTÃO.
O autor CHRISTOPHER PARK concedeu ao
musicólogo e crítico MARCUS GÓES, em inglês, a seguinte entrevista,elaborada e
traduzida pelo próprio entrevistador:
1-A imprensa anuncia que sua ópera PHAEDRA AND
HIPPOLYTUS fará sua estréia mundial em Belo Horizonte, é verdade ? Por que ?
CP- Sim, é verdade. A imprensa às vezes mente?
Lucia Tristão e Luiz Aguiar ouviram uma versão semi-encenada da ópera em NYC em
2009.O Maestro Aguiar achou boa idéia levar o trabalho completo a Belo
Horizonte, aonde ele e a Sra. Tristão tem as conexões apropriadas.Eles também
basearam sua idéia em que o público de ópera de BH é bastante sofisticado e
seria particularmente receptivo a essa nova obra;
2- Fale-nos de sua formação musical.
CP- Estudei violino por muitos anos, tocando
na escola com orquestras de estudantes e tocando música de câmera com
amigos.Meu mundo musical desenvolveu-se no início em torno da música clássica .
Como "teen-ager", inclinei-me para a música dos Beattles e outras
bandas de rock, e toquei piano e guitarra dentro do movimento "punk".
Na universidade decidi deixar o violino e me interessei em composição.Estudei
na Mannes College e graduei-me em
composição.Obtive PhD em teoria na
Universidade de Nova Iorque . Ensinei na
Mannes e às vezes na Universidade de Columbia.
Sofri infliências de Bob Dylan , Talking
Heads,Elvis Costello, velho jazz de Bessie Smith e Louis Armstrong, etc. A
larga diversidade de meus interesses musicais é responsável pela criação de
minha voz artística. Meu gosto na música clássica vai de Monteverdi, Stefan
Landi, Cavalli, Lully, Campra, Rameau, Handel, Gluck, a Rossini, Bellini,
Donizetti, Schubert,Schumann, Wagner, e outros mais. Tenho profundo respeito
por Wagner o compositor,e por Stravinsky. Bach,Mozart,Beethoven criaram obras
que se classificam entre as maiores do
patrimônio artístico humano;
3- Que sabe
você de Villa-Lobos ?
CP- Alguns anos atrás fui convidado para fazer
algumas palestras sobre algumas obras para violão de Villa-Lobos.Estudei um de
seus Choros e obras da mesma espécie.Falei sobre formas e estruturas tonais
dessas peças.Achei que muitas das técnicas do Classicismo Vienense eram usadas
por Villa-Lobos;
4- Você esteve em outros teatros brasileiros ?
É sua intenção levar suas obras a esses teatros com intérpretes brasileiros?
CP- Pode parecer estranho,mas o único teatro
brasileiro em que estive foi o Palácio das Artes de Belo Horizonte. Minha
intenção é levar minha obra a qualquer público brasileiro, e a qualquer lugar
em que ela traga diversão, despreocupação
e alegria.
No final, o compositor gentilmente agradece a
oportunidade de falar de si mesmo e de sua obra.
MARCUS GÓES - BELO HORIZONTE, JUNHO DE 2013.
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