CHEGA DE BARULHO ... ARTIGO DE MARCELO LOPES PEREIRA NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.
Esse ano acompanhei a inúmeros concertos principalmente na Sala São Paulo, e com menor frequência no Theatro Mvnicipal, também frequentei o Theatro São Pedro, o MUBE, e a Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, em diversos concertos de orquestras e grupos nacionais e internacionais. Infelizmente, o que temos de mais comum em todos esses lugares é um público barulhento, conversando fora de hora e até falando alto. O pior de tudo, é que em quase todos os concertos, sempre há um celular tocando fora de hora. É absurdamente incrível, como as pessoas ainda se esquecem de desligar esses aparelhos no sagrado momento dos concertos.
Alguns
conseguem deixar o celular no silencioso, porém quando sento em lugares
elevados que permitem ver a plateia a cena é quase sempre a mesma, as telas
iluminadas piscam como holofotes durante as apresentações, já flagrei ao
meu lado pessoas lendo e escrevendo e-mails enquanto fingem “assistir” ao
concerto, simplesmente não conseguem se desligar das insanidades mundanas predominam em nossas atribuladas rotinas. É de praxe a equipe da
Sala São Paulo ficar o concerto inteiro correndo atrás de espertinhos que
insistem em ligar seus celulares e alguns tentam até filmar o que certamente
não irão assistir depois. Muitos já nem prestam atenção quando estão lá,
porém irão exibir a gravação como uma espécie de “troféu cultural” para os
outros, que nem imaginam o que é música de verdade.
Outro
grave problema que ocorre, principalmente na Sala São Paulo devido a sua
acústica sublime e chão de madeira, é a massiva queda de objetos durante a
apresentação de quase todo o concerto. Acredito que devem cair bengalas, bolsas,
celulares, dentaduras, pois é uma barulheira só, as vezes lembra uma
construção.
Para
que as quedas de objetos sejam evitadas ao máximo, sugiro que o público
seja orientado a obrigatoriamente colocar os objetos pessoais no chão,
embaixo de sua cadeira, deve-se criar um guarda volumes, para que as
mulheres possam guardar suas imensas e inseparáveis bolsas.
Outra
necessidade que existe, sem dúvida nenhuma é a instalação de bloqueadores
de celular, já que as pessoas não
cooperam e sem sinal os estressados não conseguirão ler e mandar e-mails
durante as apresentações, e não teremos os indesejados toques.
As
bengalas dos idosos não devem ficar em pé, e sim deitadas no chão próximo à eles,
a equipe de apoio deve estar preparada para ajudar esses idosos e colocarem e
tirarem do chão suas bengalas, já que parte deles tem imensa dificuldade em
realizar os movimentos necessários para isso, quando algum idoso de bengala
senta ao meu lado eu sempre peço e
lhe ajudo a deitar sua bengala no
chão para que ruídos de queda sejam evitados ao máximo.
Nos
meses mais secos e frios todos nós tossimos mais, sugiro umidificadores e um
controle mais rígido da temperatura das salas para que o ambiente fique melhor
respirável, com a intenção de evitar tosses e espirros em demasia, que
infelizmente acabam por ocorrer em ambientes fechados.
O mais
importante de tudo é que as pessoas devem se conscientizar que estão numa sala
de concertos, num momento muitas vezes sublime e transcendental e devem se
comportar de acordo, e se esforçarem ao máximo para manterem o silêncio, tão
necessário nessa hora absolutamente sagrada.
O
silêncio que deve anteceder a qualquer apresentação musical de qualidade
deve ser sempre a primeira nota, e isso depende inteiramente do público
presente. Nosso mundo insano, cheio de problemas e mentes
barulhentas devem ser deixados do lado de fora, pois esse é o primeiro quesito
para que qualquer pessoa possa ter uma experiência que é absolutamente única e
inigualável a cada concerto de música clássica ou ópera.
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