BOA IDEIA É PARA SE ESPALHAR. ACADEMIA DE ÓPERA DO TEATRO SÃO PEDRO. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

 
   Sabemos que no Brasil a cultura é desprezada, nossos comandantes que por incrível que pareça são eleitos pelo povo preferem Copa do Mundo e Olimpíada. Quando o assunto é música clássica e ópera a coisa beira ao caos, conservatórios de música são uma raridade e não atendem toda a demanda dos estudantes interessados, e olha que são muitos. Não existia uma escola no Brasil especializada em ópera até a criação de Academia de Ópera do Theatro São Pedro.
Vejam vocês caros leitores o potencial e o interesse que a ópera desperta. Na primeira chamada tivemos mais de duzentos inscritos, é isso mesmo duzentos estudantes de música se interessaram em participar do curso dá Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Infelizmente só existiam dezoito vagas. Composto de módulos onde se aprende de tudo: técnica vocal, atuação teatral com a participação de diretores de ópera, a chance cantar com uma orquestra e participar das produções de óperas do teatro. A convivência no teatro faz o cantor sentir o que é uma produção de ópera e aprender muito.


      No último dia 19 de Agosto tive a oportunidade de conhecer a Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Os dezoito alunos estavam tendo aula com nada mais nada menos que o soprano Anick Massis. Oportunidade única de aprender técnica de canto e muitos outros detalhes com uma grande cantora.
Tive também a feliz oportunidade de conversar com cinco jovens cantores da academia, me impressionou a vivacidade e a empolgação deles com o curso. Todos muito animados e querendo absorver o máximo. Fiquei sabendo que eles farão teste para as duas óperas que serão apresentadas pelo teatro esse ano. Todos estudam com afinco e querem ganhar experiência de palco. Afirmam que evoluíram muito com o curso e se ele for prolongado por mais um ano para eles será um prazer continuar participando. Chama à atenção o desejo de todos quererem ser solistas, estudam para isso e farão todo o possível para alcançar seu objetivo. Deixo meus agradecimentos aos jovens cantores: Gustavo Lassen ( Baixo) , Elisabete Almeida (soprano) , Meghan Dawson (Mezzo-soprano) Chiara Santoro ( soprano ) e Anibal Mancini (tenor).
    Boa ideia é para se espalhar, por que outros teatros brasileiros não copiam essa grande sacada do Theatro São Pedro? Formação de profissionais da ópera é feita no teatro, no dia a dia. Formar cantores solistas é ótimo, pode-se estender o curso a demais áreas técnicas como direção, cenografia ,figurino e demais atividades. Quem sabe não assim não veríamos tantas bobagens no palco. O custo dessa formação é baixo se comparado ao milionário cachê pago para trazer cantores estrangeiros .


Ali Hassan Ayache 

Comentários

  1. Marcelo Lopes Pereira23 de agosto de 2013 às 11:07

    essa iniciativa me deixa muito feliz, uma cidade como São Paulo possui escassas apresentações de Ópera, com o Theatro São Pedro e Mvnicipal temos potencial para que sejam encenadas pelo menos 24 óperas diferentes por ano, considerando um titulo por mês em cada uma das casas. E com ´várias apresentações de uma mesma ópera nesse mês em cartaz.
    Gostaria de parabenizar o Paulo Ésper por essa iniciativa que é simplesmente um grande serviço à música e à arte.

    ResponderExcluir
  2. Permito-me usar um velho chavão: tamanho não é documento! Congratulações ao São Pedro, que mais uma vez acertou o alvo, e ao companheiro Ali, forte voz clamando no deserto. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas