GRANDES VOZES E GRANDES CARETAS- ELIANE COELHO NO THEATRO SÃO PEDRO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

  Theatro São Pedro, foto Internet 

   Não é novidade alguma o programa Grandes Vozes do Theatro São Pedro-SP levar ao seu palco artistas consagrados da lírica. Tive o prazer de ver inúmeros nomes de peso por esse projeto. Artistas que só conhecia em vídeo mostraram a cara e cantaram grandes repertórios. No último dia 02 de Agosto foi a vez do soprano Eliane Coelho desfilar seu talento. Poucas cantoras nacionais fizeram tanto lá fora, detentora de uma sólida carreira internacional que tem  em seu  repertório óperas em italiano e alemão, cantou Salome de Strauss mais 150 vezes e já foi solista nos grandes teatros líricos do mundo.
   O programa anunciado teve a apresentação invertida, na primeira parte as belas Quatro Últimas Canções de Strauss. Eliane Coelhos mostrou domínio técnico e sensibilidade artística para enfrentar esse ciclo. Sua voz esteve possante ou delicada, de acordo com a necessidade da música. Fez uma interpretação única, dramática e pessoal, que mostrou com seu belo timbre a plenitude e a aceitação da morte.
   A Orquestra do Theatro São Pedro regida por Abel Rocha exibiu boa musicalidade, lembremos que é uma orquestra jovem e em formação. Seus músicos mandaram bem nos pequenos solos e seus naipes mostraram belas harmonias. Encarar o Prelúdio e Liebestod, de ópera Tristan und Isolde de Wagner é tarefa que faz orquestras tarimbadas tremerem. A Orquestra do Theatro São Pedro conseguiu boa expressividade , embora muito tenha se perdido nos rápidos andamentos escolhidos pelo maestro.
Eliane Coelho, foto Internet
   A inversão do programa se mostrou acertada, o melhor ficou para o final. O delicioso Capricho Espanhol de Rimsky-Korsakov é música empolgante que anima a alma para os sofrimentos que vem a seguir, magistralmente interpretado pela Orquestra do Theatro São Pedro. O Prelúdio e Liebestod , da ópera Trsitan und Isolde de Richard Wagner foi ponto alto da noite. Eliane Coelho mostrou-se detentora de técnica soberba, voz com bom volume, timbre escuro e possante. Uma voz wagneriana por excelência , amadurecida para cantar qualquer papel do gênio alemão. Não é só de técnica que vive um soprano, Eliane empolga ao cantar, mostra as diversas facetas da tortura da personagem. Vence as difíceis passagens do texto com excelência artística.
   Muitos colegas de Eliane Coelho estiveram no teatro para prestigiá-la e quando viram o escriba deste blog foi um festival de cara de poucos amigos e buchicho ao pé do ouvido pra todo lado. Venho por meio desta informar a toda a comunidade lírica que cara feia e careta  não me assustam, escrevo sobre ópera , balé e música clássica com isenção. Antes que eu me esqueça, ser geógrafo não afeta em nada, tem jornalista, professor de letras , bacharel em informática, servidor público e filósofo escrevendo sobre o assunto.
Ali Hassan Ayache  

Comentários

  1. Abel Braga é o ex-treinador do Fluminense. O nome do maestro é Abel Rocha.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Ali Hassan Ayache, o que o leva a crer que esta é uma orquestra jovem e em formação ?
    Acredito que uma orquestra que tem 3 anos de existencia, que ja executou inúmeros títulos de ópera e diversos programas sinfônicos com solistas consagrados, ja deixou de ser uma orquestra com essas características.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Ali Hassan, é uma orquestra jovem (basta olhar para as estantes e constatar que são jovens musicos), e em formação porque para amadurecer é preciso tocar, tocar e tocar... a pratica leva a perfeição!

    ResponderExcluir
  4. Você está errado, esta é uma orquestra profissional com músicos jovens, ou será que tem que ser velho para ser um profissional?
    A Orquestra do Teatro São Pedro tem me impressionado a cada concerto que eu vejo, é uma orquestra com muita qualidade e com certeza pode tocar qualquer coisa com muita maturidade.
    Obs. Esta é a opinião de um músico, formado em música, não de um Geografo que ou não sabe ou não entende sobre o que está falando.

    ResponderExcluir
  5. Você está errado, esta é uma orquestra profissional com músicos jovens, ou será que tem que ser velho para ser um profissional?
    A Orquestra do Teatro São Pedro tem me impressionado a cada concerto que eu vejo, é uma orquestra com muita qualidade e com certeza pode tocar qualquer coisa com muita maturidade.
    Obs. Esta é a opinião de um músico, formado em música, não de um Geografo que ou não sabe ou não entende sobre o que está falando.

    ResponderExcluir
  6. Por que o " músico, formado em música" não cita o seu nome? Diga o nome da orquestra e qual instrumento toca, qual sua posição no naipe e demais informações para vermos se tens gabarito para falar. Ser anônimo e reclamar é muito fácil. Alguns tocam rabeca no boteco e se acham o máximo.

    ResponderExcluir
  7. Não vejo problema nenhum em um geógrafo de profissão ser crítico de música. Mário Henrique Simonsen era economista e um dos maiores entendidos em ópera. Que mal há nisso? O que tem de mais? O problema é este crítico ser preconceituoso, por ser um retrógrado passadista. Aí, sua crítica fica suspeita, porque não tem isenção. Mas problema maior ainda é ver muito músico sem o menor senso crítico, aplaudindo tudo só por amizade ou corporativismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas