"L'ELISIR D'AMORE" HONRA O FESTIVAL DE ÓPERA DO PORTAL DA AMAZÔNIA. CRÍTICA DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

A realização do Festival de Opera do Theatro da Paz consolida a descentralização do teatro lírico do eixo Rio de Janeiro-São Paulo.
elixir-belém-600 
A ópera de Donizetti atravessou os tempos do fastígio de G. Verdi, Pietro Mascagni e G. Puccini entre outros e chega entre nós sem ranço, nem mofo e jovial eterna à noite de estreia do XII Festival de Ópera do Theatro da Paz, em Belém do Pará, ocorrido ontem 8 de Agosto de 2013, em lindo espetáculo inaugural.
Há que se destacar, em primeiro lugar, o trabalho da Orquestra Jovem Vale Música, composta de jovens entre 15 e 20 anos de idade aproximadamente, fruto pedagógico de educação musical e artística específicas, longa e contínua, e que não pode ser interrompido, resultando em exemplo educativo e cultural para o Brasil de norte a sul. Nas mãos do maestro Emiliano Patarra como diretor musical, correspondeu plenamente, entusiasta e confiante, à altura das exigências do maestro concertatore nos termos de dinâmica, rítmos, intensidades e inflexões. Em momentos determinantes, viam-se contudo, a concentração destes jovens músicos nos pizzicatos, nos dedilhados da sonora harpa de Sílvia Ricardino e nos arcos de toda a orquestra durante a célebre “Una furtiva lagrima”.
O Elixir do Amor estreada a 12 de maio de 1832, há 181 anos do Teatro della Canobbiana, Milão, com libreto de Felice Romani e, como ópera cômica, é uma das mais populares das românticas italianas. Do mesmo Donizetti são: “Anna Bolena”, 1830; “Lucrezia Borgia”, 1833; “Maria Stuarda” e “Gemma di Vergy”, ambas de 1834; “Lucia di Lammermoor”, 1835; “Il Campanello”, 1836; “Roberto Devereux”, 1837; “A Filha do Regimento”, 1840; “La Favorita”, 1840; “Linda de Chamounix”, 1842 e finalmente “Don Pasquale” (1843). Da mesma época, com Vincenzo Bellini, formam a dupla das principais figuras da primeira fase do romantismo lírico italiano, onde o melodismo já contaminava o estilo próprio da escola romântica, cujas árias , duetos e tercetos demonstravam o “bel canto” de seus intérpretes. Basta citarmos “I Capuletti ed i Montecchi” (1830); La Sonambula (1831); Norma (1831); Beatrice di Tenda (1833) e I Puritani (1835).
No trabalho sério, fiel, incansável e verídico de Iacov Hillel, notou-se a formidável movimentação cênica dos atores principais e do coral lírico do festival no decorrer do espetáculo que aliás, portou-se de maneira exemplar, sobretudo as vozes femininas nas mãos do maestro Vanildo Monteiro, no que tange também à afinação impecável e precisão rítmica-musical, merecendo aqui os meus cumprimentos. Iacov estuda e conhece realmente o teatro de ópera… e com ele na direção, o espetáculo flui de modo suave e contagiante. Tudo transcorre automaticamente.
Cenários de José de Anchieta simples e funcionais, figurinos de Hélio Alvarez novos, vistosos e próprios; particularmente os de Adina (deu-se ao luxo de trocá-la quatro vezes) e um bem confeccionado de Dulcamara, atingindo assim harmonia com todos os figurantes em cena. Uma palavra adicional à presença do expressivo ator Carlos Vera Cruz (Moretto) oferecendo comicidade ao público e às coreografias de Ana Unger e Aline Dias que a serviço da ópera, colocaram as suas difíceis técnicas do ballet, cultivadas há muitos anos de luta , trabalho e perseverança. Bravo a todos.
A ária “Una furtiva lagrima”, aquela que antecipa o final feliz, fruto de uma das mais felizes inspirações “donizettianas”, serve para por à prova o “legato” do intérprete. Atalla Ayan já havia prometido pela sua interpretação de “quanto è bella, quanto è cara”, nos duetos e demais cenas de conjunto com ótima atuação, que se confirmou em bela colocação da voz nos “legatos”, quer pela musicalidade expressiva, quer pela segurança na emissão dos agudos e pela interpretação de seu Nemorino (aplausos calorosos para esta “Una furtiva lagrima”).
A Adina de Kathleen Battle é o modelo que nos vem à memória deste personagem. Na atual produção, Carmen Monarcha teve sobre si a pesada responsabilidade do papel. A despeito de sua ligeira ausência de “coloratura” nas devidas passagens escritas pelo compositor, valorizou esplendidamente a jovem e bela proprietária de terras, aqui qualificadas pelo diretor Hillel, como uma mulher dominadora, ditatorial de suas ideias e ordens, caracterizando-a em calças compridas ao abrir a cena do Ato I. Cenicamente ótima, havendo-se com extrema e comedida graça, somada à musicalidade impecável; e para nossos olhos críticos, foi um colírio de beldade avassaladora.
O charlatão Dottore Dulcamara pode dominar a ópera como faziam Sesto Bruscantini, Renato Capecchi, Renato Cesari, Enzo Dara, Silvano Pagliughi, Giuseppe Valdengo, Italo Tajo e, no Brasil, Edilson Costa. Saulo Javan, baixo-barítono /basso-buffo defendeu o Dottore ainda melhor nesta produção paraense. Voz bem timbrada em extensão comedida e própria ao personagem, realizou feliz personificação especialmente nos duetos com Nemorino: “Voglio dire, lo stupendo elisir…obbligato”…e após, com Adina “Quanto amore”, onde obteve excelente rendimento cênico-vocal. Gostaríamos que esse cantor viesse a interpretar “Gianni Scchichi” ao lado de Carmen Monarcha em território paraense, ambos muito apropriados para aqueles temperamentos artísticos.
Homero Velho barítono de voz penetrante e metálica, foi um Belcore arrebatador. Representou sempre com adequação e foi um dominador da cena nos momentos em que interveio. Muito musical a Gianetta do soprano Ione Carvalho, também valorizando o seu papel cenicamente.
O mais importante: a realização do Festival de Opera do Theatro da Paz consolida a descentralização do teatro lírico do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, locomovendo artistas de todo o território nacional, bem como do exterior, para o Pará, dando assim oportunidades aos jovens músicos, coralistas, bailarinos e todo “cast” para expressarem a sua arte, a serviço da educação e cultura do povo paraense.
Estão de parabéns, pois o Secretário de Cultura do Estado do Pará e Gilberto Chaves, diretor artístico e coordenador geral do Festival de Opera do Theatro da Paz. Deixo a sugestão de se realizar uma récita de ópera destinada aos estudantes de escolas públicas, oferecendo-lhes a oportunidade de se contatarem com o mundo da ópera, este fantástico universo legendário, histórico e artístico.

Escrito por Marco Antônio Seta, em 09/8/2013

Fonte: http://www.movimento.com/

Comentários

Postagens mais visitadas