OS GRINGOS BUSCAM O SOPRANO LEILA GUIMARÃES NO BRASIL, NÓS FAZEMOS O CAMINHO INVERSO. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

Leila Guimarães, foto Internet

   Não é preciso ir tão longe para ter uma interprete para a ópera Aida de Verdi. Em nossas terras temos excelentes cantoras que dão conta do recado. Pesquisando no You Tube descobri uma gravação com o grande soprano Leila Guimarães, cantora que fez vasta carreira internacional e cantou ao lado do tenor Luciano Pavarotti .
   Leila faz uma Aida com vigor , classe e musicalidade, nessa récita canta em forma de concerto com a Orquestra da Arena de Verona no Teatro Verdi de Padova, Itália. A voz é perfeitamente adaptada a personagem e nunca perde a qualidade em qualquer registro. Está ao lado do tenor Manrico Tedschi , do Mezzo-soprano Roberta Mattelli e do maestro Enrico de Mori. A apresentação foi da ópera completa e pelos relatos foi apludidíssima. Pequeno trecho pode ser visto no link abaixo.
   Vendo outros trechos das apresentações de Leila Guimarães no You Tube temos uma cantora versátil, que evoluiu com o tempo. Do lírico ao dramático que não se acomoda a um pequeno grupo de personagens. Defendeu por toda a vida o eclético na ópera. Fez carreira na Europa, cantou em grandes teatros, foi dirigida por maestros famosos.
   Os gringos buscam cantores no Brasil e nós fazemos o caminho inverso, trazemos cantores caros lá de fora. Esperemos para ver o resultado .

http://www.youtube.com/watch?v=Q340U-BhBOc

Comentários

  1. Mas aí você está sendo contraditório. Enaltece quando os gringos contratam cantores brasileiros, mas critica quando é o Brasil que contrata cantores gringos??? Qual é a diferença entre uma coisa e outra? Seja coerente! Pela sua lógica, você teria que meter o pau nos gringos que contratam cantores brasileiros, não? Melhore seus argumentos, porque o seu está furado. A propósito, com esse seu nome, você é brasileiro? Não está tirando o lugar de um geógrafo brasileiro, de nome Silva ou Santos?

    ResponderExcluir
  2. Acho engraçado um cara anônimo vir no blog dos outros meter o pau e estando errado ainda por cima. A lógica do Ali Hassan Ayache está certa sim, e não podemos saber a nacionalidade pelo nome ou sobrenome de alguém. Quanto ao Brasil buscar cantores líricos no exterior, isso é normal já que não temos a cultura musical erudita em voga no nosso país. Já europeus ou estadunidenses tem isso de sobra. Fazer o caminho inverso, quis dizer ele, é trazer alguém que saiu do Brasil para ganhar o mundo, de volta para seu país. Portanto a sua lógica é que é burra,como deve ser você também!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas