“VERGONHOSO AVILTAMENTO DA ARTE E DOS ARTISTAS NACIONAIS” ARTIGO DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

TMSP, FOTO INTERNET

O TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO , em vergonhosa  atitude de menosprezo à capacidade e possibilidades dos artistas nacionais, foi buscar na Itália e em outros países,através de uma  empresa  indicada e escolhida pelo TMSP, a quase totalidade dos cantores que participarão da ópera AIDA , de Verdi,a ser estreada agora no próximo dia 09. Os contratados, que custarão, com outros profissionais estrangeiros da área cênica, a enorme soma de cerca de  R$ 1.700.000,00 (Hum milhão e Setecentos mil reais), cujos repasses acompanharemos para comparar cachês, constam do Diário Oficial do Município e não fazem parte da elite de cantores de ópera internacionais,tipo Netrebko, Garanca, Fritoli, Kauffmann. Hrostowsky, Terfel,  Juan Diego Flores, Dessi, Alvarez, Radvanovsky, Voigt, Nucci, Cioffi, Dessay, Alagna, Mattila, Ben Heppner, Racette,e  muitos outros,entregues  a seus afazeres na Scala,no Metropolitan, em Berlim , em Paris, e por todo o mundo. Não. O TMSP vai colocar no seu palco os cantores  Maria José Siri (sic...), Maria Billeri, Tuija Knihtila,Laura Brioli,Anthony Michael Moore ,Gregory Kunde, Stuart Neill. O crítico e dono de blog Ali Hassan Ayache estampou em seu operaeballet.blogspot.com.br a página do Diário Oficial, espantando-se e denunciando que “onze gringos vão trabalhar” na Aida.

Temos aqui pertinho e muito mais baratinho técnicos e profissionais da área da direção cênica, cenografia, montagem,iluminação, como Fernando Bicudo, Cleber Papa, Iacov Hillel,Carla Camurati, Heller Lopes, Livia Sabag, Helio Eichbauer, Quinderê, Mauro Wrona...................

Não importa se temos cantores do porte de Eliane Coelho, Leila Guimarães, ( cabe aqui citar minha mulher), Eiko Senda, Denise de Freitas, Regina Elena Mesquita, Luisa Francesconi,Savio Sperandio,Fernando Portari, Leo Pascoa, Licio Bruno, Atala Ayan, Leonardo Neiva, a despontante Marina Considera,  Tiago Arankan, Richard Bauer, Lina Mendes, Gabriela Pace, Carolina Faria, Elisabeth Pelliccioni, Sylvia Klein, Elisete Gomes, Noeli Mello, Edna d´Oliveira, Rosana Lamosa, Juremir Vieira,  Pepes do Valle, todos considerados inferiores aos contratados. Eu, Marcus Góes, com esses cantores sou capaz de fazer várias Aida´s de agrado do público.

Não se sabe porque não se contratou um regente de orquestra estrangeiro através da empresa encarregada. Ao escalar estrangeiros nos principais papéis, com pálidas exceções, os quais são julgados melhores que os nacionais, o  regente de orquestra John Neschling devia pular fora, dar o exemplo e escalar um coleguinha seu lá das europas. Este certamente seria melhor, mais técnico, mais músico,mais eficiente que John Neschling, como os cantores estrangeiros são melhores,  mais técnicos, mais músicos, mais eficientes que os nossos.

 Por que trazer todos de fora e deixar John empoleirado na regência, a ela agarrado como sanguessuga esfomeado ?  Se nossos cantores não servem, por que serve nosso regente/diretor ?

 Regente Neschling, dá o fora enquanto é tempo, pois ninguém vai  respeitá-lo botando os nacionais na lata de lixo e ficando de fora das exclusões . O primeiro a não ser escalado devia ser o regente brasileiro, por uma questão óbvia de coerência.  

PS. Escrevo de memória, alguns erros de nomes podem ocorrer.

 MARCUS  GÓES – JULHO 2013           

Comentários

  1. Marcelo Lopes Pereira1 de agosto de 2013 às 17:40

    Comprei três ingressos para assistir a três apresentações da Ópera Aïda, e só darei um opinião depois disso.
    Vamos ver a qualidade e resultado dos espetáculos

    ResponderExcluir
  2. Carlos Agusto Bauer.2 de agosto de 2013 às 00:59

    Anthony Michael Moore, Gregory Kunde, Stuart Neill são excelentes cantores de renome internacional, inclusive melhores que os pelo senhor citado. Vamos meter o pau, mas com conhecimento de causa.

    ResponderExcluir
  3. Comentário enviado por Marcus Góes:

    "CANTEI COMO CORISTA E INTÉRPRETE DE PEQUENOS PAPÉIS EM MAIS DE CEM CIDADES DA EUROPA, EM MAIS DE 300 ESPETÁCULOS. ISSO ME DEU TOTAL CONHECIMENTO DO MÉTIER,A PONTO DE NÃO APRENDER OUVINDO OU VENDO CD´S E DVD´S. APRENDI A FAZER A DIFERENÇA ENTRE "BOM CANTOR ESTRANGEIRO" E "CANTOR DA ELITE INTERNACIONAL". APRENDI TAMBÉM QUE NÃO É CANTAR NA SCALA OU NO MET DE NYC QUE TORNA UM CANTOR "DA ELITE INTERNACIONAL".
    NEM NEILL NEM MOORE NEM KUNDE SÃO CONSIDERADOS "DA ELITE INTERNACIONAL". HÁ PÉSSIMAS REFERÊNCIAS PESSOAIS E DE CRÍTICA A TODOS ELES.NEILL É APONTADO COMO CANTOR QUE CANTA EM SEGUNDO E TERCEIRO ELENCOS; MOORE COMO BARÍTONO "UTILITÉ", E KUNDE COMO REI DO SUPERAGUDO APITADO.

    QUANDO FALO, FALO COM AUTORIDADE. POUCAS PESSOAS DO MUNDO DA ÓPERA NO BRASIL, COMO NELSON PORTELLA, DE KANEL, LEILA GUIMARÃES, KARABTCHEVSKY, TEM CONHECIMENTO IGUAL AO MEU NO ASSUNTO. MOREI TREZE ANOS NA FRANÇA (4) E NA ITÁLIA (9). FUI REGIDO POR MUITOS REGENTES EUROPEUS. E ESCREVI MUITAS MATÉRIAS PARA OS MAIORES VEÍCULOS DA IMPRENSA ESPECIALIZADA.FIZ MUITAS CONFERÊNCIAS, E ATÉ PUBLIQUEI UM LIVRO NA ITÁLIA,COM ORIGINAL EM ITALIANO.

    ALÉM DO MAIS,SR. BAUER, DUAS COISAS: 1- QUEM JULGA QUEM É MELHOR DO QUE QUEM EM MEUS ESCRITOS SOU EU,E NÃO O SR.; 2- A EXPRESSÃO "METER O PAU" É CHULÍSSIMA E MAIS QUE FEIA. MEUS PÊSAMES.

    ASSUNTO ENCERRADO. NÃO "RSVP". NÃO HAVERÁ TRÉPLICA.NÃO DEVO SATISFAÇÕES A OBSERVAÇÕES DE NENHUM LEITOR, OS LEITORES PODEM DISCORDAR DE MIM À VONTADE. ASSIM É A IMPRENSA. ABRI UMA EXCEÇÃO".
    MARCUS GÓES.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas