“CARLOS GOMES- UM GRANDE ARTISTA” ARTIGO DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.


Carlos Gomes, foto Internet
 
 Hoje,16 de setembro, é o dia em que morreu CARLOS GOMES,em 1896. Morreu em Belém do Pará, única cidade brasileira que o havia pouco antes acolhido, como diretor de seu Conservatório de Música.

Com a República recém instaurada, e com a férrea política anti-monarquista liderada por Floriano Peixoto depois de substituir Deodoro na presidência, poucos queriam aproximações com CARLOS GOMES,que,como se sabe, havia sido sempre afetivamente ligado a Pedro II e ao império. Tão ligado que se havia recusado a compor o hino à República.

CARLOS GOMES é mal definido . Taxam-no de “nosso maior compositor de óperas”, de ‘grande operista”, e outros que tais, quando foi  ele o maior compositor nascido em solo americano no século XIX. Compositor, “tout court”. E, mais que isso, foi um grande brasileiro, orgulhoso e amante de suas origens.

Foi o único artista brasileiro realmente conhecido, em toda a amplidão do termo, fora do Brasil, no século XIX,e sua majestosa obra foi levada da Rússia a Cuba,da Itália à Argentina, de Portugal à Polônia, e com o tempo ao mundo inteiro.
Carlos Gomes, foto Internet
 
Todo esse patrimônio artístico e CARLOS GOMES,nascido em Campinas/SP, em 11 de julho de 1836, merecem nesta data uma especial reverência de todos os brasileiros. Nosso blog  se reúne a todos que participam dessa reverência. O nome “BRASIL” foi muitíssimas vezes pronunciado pela primeira vez na Europa do século XIX devido a CARLOS GOMES.

O CIEL DI PARAHYBA,DOVE  SOGNAI  D´AMOR (LO SCHIAVO,1889,PALAVRAS DO VISCONDE DE TAUNAY)

MARCUS GÓES,16/09/2013
 
 

Comentários

  1. Dizer quem são os maiores compositores dos séculos XX e XXI fora da Europa sem dúvida nenhuma gerará muitas controvérsias e discussões apaixonadas. Porém no século XIX sem dúvida nenhuma o maior compositor não nascido na Europa, nascido no chamado "novo mundo" é Carlos Gomes. Infelizmente suas obras são muito mas muito pouco executadas aqui no Brasil, suas gravações são verdadeiras raridades. Eu mesmo tenho um IL Guarany com Plácido Domingo que está há anos fora de catálogo.
    Campinas, que hoje é uma cidade rica, poderia anualmente realizar um festival de "Ópera e música de Carlos Gomes" que em Campinas é lembrado por umas poucas estátuas. Seria uma forma de se fazer turismo cultural que é inexistente em Campinas e já começa a germinar aqui em São Paulo, graças à OSESP, Theatro Mvnicipal e nossos museus que já atraem pessoas de várias cidades, principalmente do nosso interior onde a Cultura ainda não chegou ou engatinha ainda como em Paulínia. Se nós os brasileiros não valorizarmos o Carlos Gomes não serão os estrangeiros que farão isso. Muitos compositores americanos medianos aparecem com grande destaque em várias orquestras do mundo, afinal devemos fazer o mesmo com Carlos Gomes, Villa Lobos, Nazareth, Guerra Peixe, Camargo Guarnieri, Padre Maurício, e muitos outros que são ilustres desconhecidos de nosso povo sem cultura e educação, que se rende às bobeiras de fora e principalmente ao lixo midiático que impera na nossa pseudo-música que move a indústria fonográfica e de músicas nacional. O bom é que o lixo de hoje em poucas décadas será esquecido e Carlos Gomes assim como outros serão merecidamente lembrados conforme nossa cultura e educação evoluirem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta obras de Carlos Gomes frequentemente, e temos o belo Museu Carlos Gomes.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas